sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Compartilhe

Últimas edições

SBMAC em Foco – Ano 2019 – Nº 23 – 19/06/2019

1. AVISOS IMPORTANTES DA SBMAC
1.1.    Resultados dos Prêmios SBMAC 2019
Temos a satisfação de anunciar os resultados dos Prêmios SBMAC para Iniciação Científica, Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado. Os prêmios serão concedidos durante o CNMAC 2019.
Prêmio Beatriz Neves – Iniciação Científica
1º. Colocado
Título: Um novo modelo matemático estocástico para a geração do jitter na produção da fala
Autor: Lucas Wagner Monteiro Paes
Orientador: Edson Luiz Cataldo Ferreira (UFF)
Instituição: Universidade Federal Fluminense
2º. Colocado
Título: Generalized Problems In Linear Hydrodynamic Stability
Autor: João Vitor de Oliveira Silva
Orientadores: Juliana Vianna Valério e João Antônio Recio da Paixão (UFRJ)
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
3º. Colocada
Título: Teoria da Informação e Estatística Computacional no Processamento e Análise de Sinais – Uma ferramenta para Análise de Séries Temporais
Autora: Eduarda Tatiane Caetano Chagas
Orientador: Alejandro Cesar Frery Orgambide (UFAL)
Instituição: Universidade Federal de Alagoas

Prêmio Odelar Leite Linhares – Dissertação de Mestrado
Melhor Dissertação de Mestrado
Título: Fluid Dynamics on Logarithmic Lattices and Singularities of Euler Flow
Autora: Ciro Sobrinho Campolina Martins
Orientador: Alexei A. Mailybaev (IMPA)
Instituição: Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Menção Honrosa
Título: Um método numérico para o tratamento de mudanças topológicas em escoamentos visco elásticos com superfície livre
Autor: Hugo Leonardo França
Orientador: Cassio Machiaveli Oishi (UNESP – Presidente Prudente)
Instituição: Universidade Estadual Paulista – Presidente Prudente

Prêmio Odelar Leite Linhares – Tese de Doutorado
Melhor Tese de Doutorado
Título: Condições de otimalidade para otimização cônica
Autora: Daiana dos Santos Viana
Orientador: Gabriel Haeser (IME – USP)
Instituição: Universidade de São Paulo
Menção Honrosa
Título: Mathematical Epidemiology in Complex Networks
Autor: Thomas Nogueira Vilches
Orientadores: Cláudia Pio Ferreira e Carlos M. Castelo Branco Fortaleza (UNESP – Botucatu)
Instituição: Universidade Estadual Paulista – Botucatu

Mais informações: http://www.cnmac.org.br/novo/index.php/CNMAC/conteudo/2019/34/56

1.2. Estão abertas as inscrições para o XXXIX Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC 2019), que será realizado de 16 a 20 de setembro de 2019 em Uberlândia – MG. O período de inscrições com valores promocionais estende-se até o dia 26/07/2019. A programação do evento, incluindo palestras plenárias, mini simpósios e minicursos está disponível no site http://www.cnmac.org.br. Em caso de dúvida, envie um email para cnmac2019@sbmac.org.br ou para a Secretaria da SBMAC (sbmac@sbmac.org.br).

1.3. O período de votação para a eleição da Diretoria da SBMAC no biênio 2020-2021 e dos membros do Conselho Científico da SBMAC com mandato entre 2020 e 2023 estende-se até o dia 1o de agosto. Os minicurrículos dos candidatos podem ser acessados através do link:
https://chuva-inc.github.io/galoa-static-files/realm/sbmac/MINICURR%C3%8DCULOS_SBMAC.pdf
De acordo com o estatuto da sociedade, estão aptos a votar os associados honorários e os associados fundadores, efetivos, institucionais e institucionais beneméritos que estejam quites com a associação até o início do período de votação.
Este ano, a votação eletrônica será realizada em parceria com o sistema de votação do ICMC-USP. Os associados aptos a votar receberam uma mensagem com instruções para acessar o sistema e registrar o seu voto.
Nossa expectativa é a de uma votação significativa de modo a conferir aos eleitos a responsabilidade e o compromisso de cuidar da SBMAC no biênio próximo. A SBMAC conta com sua participação!

1.4. O I Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional (ERMAC-Blumenau) será realizado entre os dias 24 e 26 de julho de 2019 no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Blumenau-SC. (https://www.sbmac.org.br/eventos.php?eid=680)

1.5. O I Encontro Regional  de Matemática Aplicada e Computacional da Região Nordeste (ERMAC – NE) será realizado entre os dias 11 e 13 de novembro de 2019 na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) em Juazeiro – BA. (https://www.sbmac.org.br/eventos.php?eid=723)

2. EVENTOS

2.1. O 1st Minisymposium on Mathematics Against Crime – MACri será realizado entre os dias 16 e 20 de setembro de 2019 como minissimpósio do Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC 2019), em Uberlândia-MG. A submissão de trabalhos está aberta até o dia 31 de julho de 2019. (https://www.sbmac.org.br/eventos.php?eid=727)

2.2. O Workshop on Skills for Young Scientists/Increasing Diversity in STEM será realizado entre os dias 7 e 11 de outubro de 2019 no ICTP-SAIFR em São Paulo-SP. As inscrições são gratuitas e encerram-se no dia 28 de julho de 2019. (https://www.sbmac.org.br/eventos.php?eid=726)

3. OPORTUNIDADES

3.1. A Universidade de Nariño abre processo seletivo para docente permanente na área de Estatística. As inscrições estão abertas até o dia 9 de julho de 2019. Para mais informações, veja https://www.sbmac.org.br/oportunidades.php?opid=851

3.2. O Desafio UniSoma 2019 ocorrerá entre os meses de julho e setembro. O Desafio UniSoma é uma espécie de “Hackathon” da Matemática Aplicada/Pesquisa Operacional e tem como propósito aproximar os alunos de graduação e pós-graduação com o meio corporativo. As inscrições encerram-se no dia 7 de julho de 2019. Mais informações: https://www.sbmac.org.br/oportunidades.php?opid=850

Compartilhe