sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Compartilhe

Últimas edições

SBMAC em Foco – Ano 2019 – Nº 25 – 03/07/2019

1. AVISOS IMPORTANTES DA SBMAC
1.1. Em virtude do feriado pelo Dia do Soldado Constitucionalista, a Secretaria da SBMAC não funcionará no dia 09/07 (terça-feira).

1.2 Em um esforço conjunto da SBMAC e da SBM, foi criada a Comissão de Gênero SBM/SBMAC com a seguinte missão: Propor e divulgar iniciativas que estimulem a redução da diferença de gênero e que aumentem a diversidade entre as pessoas que atuam na área de matemática no Brasil. A comissão é composta por onze pessoas: Adriana Neumann (UFRGS), Ana Shirley Ferreira da Silva (UFC), Christina Brech (USP), Cydara Cavedon Ripoll (UFRGS), Dayse Haime Pastore (Cefet/RJ), Helena Nussenzveig Lopes (UFRJ), Manuela da Silva Souza (UFBA), Maria Ehrhardt (UNICAMP), Nancy Garcia (UNICAMP), Socorro Rangel (UNESP) e Sueli Costa (UNICAMP). Uma das iniciativas já realizadas pela comissão foi a proposição de diretrizes para promover a diversidade em eventos científicos na área de Matemática. A proposta está sendo analisada pelas diretorias da SBM e da SBMAC e será divulgada em breve.

1.3. A Programação Preliminar do XXXIX Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC 2019) já está disponível no site: http://www.cnmac.org.br/. Uma lista com opções de acomodação com preços promocionais para participantes, incluindo hotéis e alojamento estudantil para estudantes, está disponível em http://www.cnmac.org.br/novo/index.php/CNMAC/conteudo/2019/39/66. Lembramos que o período de inscrições com valores promocionais está aberto até o dia 26/07/2019. Essa também é a data limite para a inscrição de autores-apresentadores e para o pagamento de inscrições por empenho.  Em caso de dúvida, envie um email para cnmac2019@sbmac.org.br ou para a Secretaria da SBMAC (sbmac@sbmac.org.br).

1.4. O período de votação para a eleição da Diretoria da SBMAC no biênio 2020-2021 e dos membros do Conselho Científico da SBMAC com mandato entre 2020 e 2023 estende-se até o dia 1o de agosto. Os mini currículos dos candidatos podem ser acessados através do link:
https://chuva-inc.github.io/galoa-static-files/realm/sbmac/MINICURR%C3%8DCULOS_SBMAC.pdf
De acordo com o estatuto da sociedade, estão aptos a votar os associados honorários e os associados fundadores, efetivos, institucionais e institucionais beneméritos que estejam quites com a associação até o início do período de votação.
Este ano, a votação eletrônica será realizada em parceria com o sistema de votação do ICMC-USP. Os associados aptos a votar receberam uma mensagem com instruções para acessar o sistema e registrar o seu voto.
Nossa expectativa é a de uma votação significativa de modo a conferir aos eleitos a responsabilidade e o compromisso de cuidar da SBMAC no biênio próximo. A SBMAC conta com sua participação!

1.5. O I Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional da Região Nordeste (ERMAC – NE) será realizado entre os dias 11 e 13 de novembro de 2019 na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) em Juazeiro – BA. (http://www.viermac.univasf.edu.br/)

2. EVENTOS

2.1. O Encontro Nacional de Análise Matemática e Aplicações (XIII ENAMA) será realizado entre os dias 6 e 8 de novembro de 2019 na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florianópolis. Os interessados em um possível auxílio devem candidatar-se até o dia 10 de julho de 2019. O prazo para submissão de trabalho encerra-se no dia 31 de julho de 2019. Mais informações: http://www.enama.org/

2.2 No próximo 15 de julho, encerra-se o prazo para solicitação de auxílio financeiro para participar da Escuela de Matemática de Latinoamérica y el Caribe (EMALCA), que será realizada de 14 a 25 de outubro de 2019 na Universidad Nacional de la Patagonia San Juan Bosco, na cidade de Comodoro Rivadavia, Argentina. O público alvo da escola são estudantes dos anos finais de graduação e estudantes de pós-graduação. Serão ministrados cursos e palestras plenárias. Mais informação no site do evento: https://sites.google.com/view/emalca2019-comodororivadavia/

3. OPORTUNIDADES

3.1. O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos abre processo seletivo para Professor Doutor em Sistemas de Computação. As inscrições encerram-se no dia 22 de julho de 2019. Para mais detalhes sobre documentação, provas e prazos, acesse o edital completo disponível neste link: icmc.usp.br/e/67072.

3.2. A 2020 Latin American GRSS & ISPRS Remote Sensing Conference será realizada entre os dias 22 e 27 de março de 2020 na Universidad de Chile, em Santiago do Chile. O prazo para submissão de trabalhos encerra-se no dia 31 de outubro de 2019. Mais informações: https://2020.lagirs.org/pt/default.asp

3.3. Processo seletivo para Pós-Doutorado: The Center for Research in Mathematical Sciences Applied to Industry (CEPID-CeMEAI) at the University of São Paulo, in São Carlos/SP, Brazil opens a post-doctoral research position in Data Science/Visual Analytics to work in the project: Crime Analysis and Forecasting in Urban Environments – Tools for Improving Public Policies in the Area of Security. Contract Condition: Grant from FAPESP under the Research, Innovation and Dissemination Centers (RIDC-CeMEAI) (http://www.fapesp.br/en/17, http://www.cemeai.icmc.usp.br/).

Compartilhe