sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Artigo científico sobre linguística, probabilidade e estatística é premiado na primeira edição do Prêmio Johannes Kepler

A SBMAC tem imensa satisfação em anunciar os vencedores da primeira edição do Prêmio Johannes Kepler, que foi criado com o objetivo de promover e estimular a produção científica nacional de excelência em Matemática Aplicada, com características multidisciplinares.

Os premiados foram Antonio Galves, Charlotte Galves, Jesús E. García, Nancy L. Garcia e Florencia Leonardi, autores do artigo Context tree selection and linguistic rhythm retrieval for written texts, Annals of Applied Statistics, Volume 6, Número 1 (2012), 186-209.

A Comissão Avaliadora foi formada pelos pesquisadores Nair Abreu, Pablo Ferrari, André Carvalho e José Mario Martínez (presidente). A Comissão enfatizou que foram submetidos 35 trabalhos e reconheceu a excelente qualidade da maioria deles, o que dificultou a tomada de decisão. Em sua avaliação, o trabalho escolhido, publicado pelo periódico Annals of Applied Statistics em 2012, é genuinamente interdisciplinar, envolvendo linguística, probabilidade e estatística com rigor, profundidade e originalidade.

Os premiados, entre os quais há estatísticos, linguistas e probabilistas da Universidade Estadual de Campinas e da Universidade de São Paulo, receberão um diploma da sociedade e premiação monetária no valor de R$ 10.000,00. Nossos parabéns aos autores pelo excelente trabalho!

Compartilhe