sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

2º Encontro Fluminense de Mulheres em Biomatemática

O 2º Encontro Fluminense de Mulheres em Biomatemática será realizado entre os dias 10 e 12 de novembro de 2020, de forma online e gratuita. O encontro será transmitido pelo canal YouTube da SBMAC e conta com a organização da Regional 6 da SBMAC. O evento propõe o debate sobre a desigualdade de gênero nas ciências, em particular na matemática, e divulga o trabalho realizado por pesquisadoras fluminenses em biomatemática.

O evento prevê duas categorias de submissão de trabalhos: Contribuições Orais com duração aproximada de 15 minutos e mais 5 minutos para perguntas e discussões e Contribuições por Vídeo com duração de 10 minutos (atividade assíncrona). O prazo para submissão estende-se até o dia 15 de outubro.

Trata-se de uma área interdisciplinar em ascensão no Brasil, onde a matemática é aplicada a problemas oriundos da biologia, da medicina e das ciências humanas, através do ferramental da modelagem matemática, computacional e estatística, entre outros conteúdos.

O evento pretende divulgar a importância do trabalho em Biomatemática para o desenvolvimento de nosso Estado; divulgar os resultados das pesquisas em Biomatemática realizadas por pesquisadoras fluminenses junto à comunidade científica e grande público; promover o fortalecimento dos grupos de pesquisa do Rio de Janeiro em Biomatemática e incentivar a participação feminina junto a esses grupos; atrair mulheres a atuar não só em Biomatemática, mas na matemática e nas ciências em geral.

O evento assim se caracteriza como oportunidade única para que se possa conhecer o que as pesquisadoras fluminenses fazem, pensam e propõem para solucionar problemas que afetam a população de nosso Estado, como, por exemplo, o controle de epidemias como a da Covid-19, a de febre amarela e da gripe H1N1, o controle do Aedes Aegypti, do HIV e o combate ao câncer, entre outros.

Página do evento.  www.2efmb.ime.uerj.br

Compartilhe