sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Grupo de Trabalho submeteu suas sugestões ao CNPq

Em julho de 2020, o CNPq nomeou um Grupo de Trabalho (GT-CNPq) para estudar parâmetros de avaliação na área de Matemática e Estatística em virtude de uma ampla mobilização da comunidade sobre os critérios constantes no Edital 09/2020 de Bolsas PQ, da qual a SBMAC participou ativamente.

O grupo foi coordenado pelo Prof. Marcelo Viana (IMPA) e contou com representantes de diversas áreas da comunidade de Matemática e Estatística, indicados por sociedades científicas, pelo Comitê de Área do CNPq, pelo Comitê de Assessoramento da CAPES e por outros grupos envolvidos na discussão. A SBMAC participou deste grupo representada pelo Prof. José Mario Martinez (Unicamp), por indicação de nosso Conselho e Diretoria. O GT-CNPq também foi constituído por Adriana Neumann (UFRGS), André Salles de Carvalho (USP), Boyan Sirakov (PUC-Rio), Daniel Gonçalves (UFSC), Francisco Louzada Neto (USP-SC), Frédéric Valentin (LNCC), Gregório Pacelli Bessa (UFC), Julio Singer (USP), Maria Aparecida Ruas (USP/SC) e Roberto Imbuzeiro de Oliveira (IMPA).

Para dar suporte ao Prof. Martinez, a Sociedade criou um grupo de trabalho próprio, que deliberou sobre os assuntos discutidos no grupo de trabalho do CNPq e procurou definir um posicionamento com maior representatividade na comunidade de Matemática Aplicada e Computacional. Esse grupo de trabalho, também referendado por nosso Conselho e Diretoria, foi coordenado pelo Prof. Martinez e contou com a participação do Presidente da SBMAC e dos associados Carlos Hoppen, Fabrício Simeoni de Sousa, Paulo Silva, Sandra Malta, e Soledad Aronna.

O GT-CNPq realizou reuniões regulares e elaborou uma proposta com base nas diretrizes estabelecidas pelo próprio órgão de fomento, que foi encaminhada ao CNPq. As discussões do GT-CNPq levaram à elaboração de três documentos:

O teor dos documentos foi aprovado pelos membros do GT-CNPq. A metodologia de avaliação proposta será apreciada pelo Comitê Assessor CA-MA e poderá ser incorporada ao edital que será lançado em 2021.

Compartilhe