Notícias (

25/11/2020

)
Nota de falecimento

A Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada lamenta o falecimento do pesquisador Leon Roque Sinay, que ocorreu na última sexta-feira, dia 20/11/2020. Nascido na Argentina, graduou-se em Matemática pela Universidad de Córdoba, fez mestrado e doutorado pelo Courant Institute Mathematical Sciences da New York University e pós-doutorado pela University of California at San Diego.

Sócio ativo da SBMAC desde a sua fundação, foi tesoureiro na Diretoria 1983-1985 e, posteriormente, ocupou o cargo de 1º vice-presidente no período 1987-1989. Nos anos 2000, foi vice-diretor do LNCC. Também foi servidor no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE e professor da Universidade Federal do Ceará – UFC. Autor de cinco livros, desenvolveu pesquisas em temas como Matemática Aplicada e Processos de Combustão, Computação Algébrica e Fenômenos da Bifurcação.

Para o diretor do LNCC, Augusto Gadelha, “Leon Sinay foi um pesquisador que muito contribuiu para a consolidação do LNCC como a uma instituição de pesquisa de alta qualidade científica, contribuindo para o desenvolvimento da computação científica e da matemática aplicada no Brasil, inclusive tendo um papel importante na SBMAC, a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada”.

CONFIRA NOSSOS DESTAQUES

A SBMAC cria um ambiente propício para o intercâmbio de ideias e experiências entre pesquisadores(as), profissionais e estudantes das mais diversas áreas da Matemática Aplicada e Computacional. Parte importante de nossas atividades é dar destaque, através de prêmios e publicações, à pesquisa desenvolvida na área pela comunidade científica.