sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Compartilhe

Últimas edições

SBMAC em Foco – Ano 2020 – Nº 49 – 10/12/2020

1. AVISOS IMPORTANTES DA SBMAC

1.1. Informamos que a Secretaria da SBMAC estará fechada no período de 14/12/2020 a 02/01/2021 devido ao período de férias da Sra. Andrea Alves Ribeiro (Secretária Executiva). As atividades serão retomadas na segunda-feira, dia 04/01/2021, e todas as mensagens enviadas à Secretaria da SBMAC serão respondidas a partir dessa data. Desejamos a todos um Feliz Natal e um Ano Novo de muitas realizações.

1.2. A SBMAC tem a satisfação de anunciar que a 40ª edição do CNMAC será realizada entre os dias 13 e 17 de setembro de 2021. Como permanecemos em um período de muitas incertezas, ainda não é possível confirmar se o evento será realizado presencialmente, em Campo Grande-MS, ou em uma modalidade virtual. Independentemente da modalidade, que será estabelecida oportunamente, as Comissões Organizadora e Científica já estão trabalhando para o sucesso do evento. Em particular, agradecemos a todos os conferencistas originalmente programados para 2020 por terem confirmado a sua presença em 2021. A programação e outras informações atualizadas sobre o evento podem ser conferidas no site: http://www.cnmac.org.br.

1.3. O período para submissão de trabalhos para o CNMAC 2021 será de 15 de janeiro a 15 de março de 2021, através da Plataforma Galoá, acessível pelo site do evento. As regras de submissão, bem como informações técnicas e templates, também estão disponíveis no site. Em particular, o sistema de submissões permite que autores que enviaram trabalhos para a edição de 2020 mantenham ou cancelem uma submissão já realizada, ou a substituam por uma nova versão, se assim desejarem.

1.4. A SBMAC tem uma longa tradição no reconhecimento de trabalhos de excelência, nas diversas áreas de Matemática Aplicada e Computacional, realizados por alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, através dos prêmios Beatriz Neves e Odelar Leite Linhares. A edição 2021 desses prêmios, cuja cerimônia de premiação integra a abertura do CNMAC 2021, destina-se a trabalhos concluídos no período de 1 de abril de 2019 a 31 de março de 2021 que satisfaçam as exigências previstas no Regulamento Geral (http://www.cnmac.org.br/novo/index.php/CNMAC/conteudo/2021/43/0/66). As inscrições que foram enviadas até o dia 15 de abril de 2020, satisfazendo as exigências do regulamento, já estão concorrendo. Novas inscrições poderão ser realizadas entre os dias 16 de dezembro de 2020 e 15 de abril de 2021.

Mais informações em http://www.cnmac.org.br/novo/index.php/CNMAC/conteudo/2021/43

1.5. A terceira edição do Ciclo de Palestras em Matemática Aplicada UFAL e SBMAC será proferida pelo Prof. João Frederico da Costa Azevedo Meyer (Unicamp). A palestra ocorrerá na quinta-feira, dia 17 de novembro, às 11 horas, com transmissão pelo canal YouTube da SBMAC e pelo Facebook.

Para mais informações sobre o ciclo, acesse: https://sites.google.com/view/sbmac04/palestrantes

2. EVENTOS

2.1. O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática – INCTMat está realizando atividades de desenvolvimento profissional dedicados à comunidade matemática em sentido amplo. A segunda mesa redonda da série é “Avaliação de Projetos de Pesquisa e Artigos Científicos”, e será realizada através da plataforma Zoom no dia de hoje, 9 de dezembro, às 17:15. Os participantes são André Nachbin (IMPA), Paolo Piccione (USP) e Alexandra Schmidt (McGill University), com a moderação de Elizabeth Karas (UFPR). Mais informações: https://inctmat.impa.br/desenvolvimento-profissional/

2.2. Nesta quinta-feira, dia 10 de dezembro, às 17 horas, ocorrerá o webinar “Estúdio de Criação: transformando as atividades na sala de aula”, promovido pelo Instituto Sidarta. O evento contará com a presença de Jack Dieckmann (Diretor do Centro de Pesquisa Youcubed da Universidade Stanford), Maitê Salinas (Formadora do Mentalidades) e Cassiano Souza (Instrutor do Programa). Mais informações: https://mentalidadesmatematicas.org.br/

2.3. A próxima edição do Colóquio do Departamento de Matemática da UFSC será realizada no dia 11 de dezembro de 2020, às 14 horas. Palestrante: Israel Vainsencher (Dept. de Matematica – UFMG). Título da palestra: Campos polinomiais e distribuições: uma estória de contato. Assista às palestras pelo YouTubeMais informações: http://mtm.ufsc.br/~coloquio/

3. OPORTUNIDADES

3.1. A Pós-graduação em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo do programa de mestrado stricto sensu, com início das aulas no primeiro semestre de 2021. As inscrições encerram-se no dia 13 de dezembro de 2020. Mais informaçõeshttp://ppgmmc.ci.ufpb.br/ ou pelo e-mail: selecao@ppgmmc.ci.ufpb.br

3.2. O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, está com inscrições abertas para doutorado e doutorado direto no Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional. As inscrições encerram-se no dia 14 de janeiro de 2021. Os candidatos deverão se inscrever diretamente no endereço: https://icmc.usp.br/pos-graduacao/ppgccmc/ingresso, clicando em: Alunos regulares. Para entrar no doutorado, os estudantes deverão ter o título de mestre homologado até a data de matrícula. Já no doutorado direto podem se inscrever candidatos que completarem cursos de graduação e tiverem colação de grau realizada até a data de matrícula.
Clique aqui para acessar o edital do Doutorado.

Clique aqui para acessar o edital do Doutorado Direto.

3.3. Centro de Pesquisa em Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI) da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos, abre processo seletivo para pós-doutorado nas áreas de Ciência de Dados e Analítica Visual para atuar no projeto: Análise e Predição de Crimes em Ambientes Urbanos – Ferramentas para Aperfeiçoar Políticas Públicas na Área de Segurança. Candidatos são convidados a enviar uma carta de apresentação, curriculum vitae (incluindo o registro completo de publicações), bem como cartas de referência (pelo menos duas) por e-mail ao Dr. Luis Gustavo Nonato – gnonato@icmc.usp.br (somente arquivos PDF) até 31 de janeiro de 2021.

Mais informações: https://fapesp.br/en/ridc ou http://www.cemeai.icmc.usp.br/

O boletim “SBMAC EM FOCO” está sempre disponível para divulgar à nossa comunidade informações que sejam pertinentes e de interesse geral. Sua colaboração é importante, não só o divulgando, mas também enviando notícias, dúvidas, informação sobre eventos e sugestões para o endereço: boletim@sbmac.org.br.

Compartilhe