sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Compartilhe

Últimas edições

SBMAC em Foco – Ano 2020 – Nº 50 – 23/12/2020

  1. AVISOS IMPORTANTES DA SBMAC

1.1. Ao final de um ano de tantos desafios, a Diretoria da SBMAC agradece pela sua confiança e pelo seu apoio na promoção da Matemática Aplicada e Computacional e na defesa da ciência, tecnologia e desenvolvimento. Agradecemos especialmente ao Conselho, Coordenações das Regionais, Editores(as), Comitês de Eventos, Comitês Temáticos, assim como os Grupos de Trabalho e Comissões que colaboraram durante 2020 em diferentes atividades. Em um ano de tantas incertezas, cada pessoa envolvida nesses grupos contribuiu para que a SBMAC se mantivesse ativa na sua missão. Que o ano de 2021 seja marcado pela vitória contra a pandemia, acompanhado de crescimento, solidariedade e realizações! Esses são os votos da SBMAC!

1.2. A SBMAC tem a satisfação de anunciar que a 40ª edição do CNMAC será realizada entre os dias 13 e 17 de setembro de 2021. Como permanecemos em um período de muitas incertezas, ainda não é possível confirmar se o evento será realizado presencialmente, em Campo Grande-MS, ou em uma modalidade virtual. Independentemente da modalidade, que será estabelecida oportunamente, as Comissões Organizadora e Científica já estão trabalhando para o sucesso do evento. Em particular, agradecemos a todos os conferencistas originalmente programados para 2020 por terem confirmado a sua presença em 2021. A programação e outras informações atualizadas sobre o evento podem ser conferidas no site: http://www.cnmac.org.br.

1.3. Estão abertas, até o dia 15 de abril de 2021, as inscrições para os prêmios Beatriz Neves e Odelar Leite Linhares nas categorias Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, que reconhecem trabalhos de excelência, realizados por estudantes, em cada um desses níveis de formação. A edição 2021 destina-se a trabalhos concluídos no período de 1o de abril de 2019 a 31 de março de 2021 que satisfaçam as exigências previstas no Regulamento Geral (http://www.cnmac.org.br/novo/index.php/CNMAC/conteudo/2021/43/0/66). Os prêmios serão outorgados durante a cerimônia de abertura do CNMAC 2021.

1.4. O terceiro e último número do volume 21 da revista TEMA, referente ao ano de 2020, já pode ser acessado no site do periódico, através do link https://tema.sbmac.org.br/tema/issue/view/66.

1.5. A Secretaria da SBMAC encontra-se fechada até o dia 02/01/2021 devido ao período de férias da Sra. Andrea Alves Ribeiro (Secretária Executiva). As atividades serão retomadas na segunda-feira, dia 04/01/2021, e todas as mensagens enviadas à Secretaria da SBMAC serão respondidas a partir dessa data.

  1. OUTRAS NOTÍCIAS

2.1. A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) lançou INTERMATHS, um periódico de acesso aberto dedicado a publicar artigos de pesquisa e revisão na área de Matemática com interfaces em outras ciências, como Física, Biologia, Química, Engenharia, Pesquisa Operacional, Economia e Educação Matemática. O primeiro número está disponível em https://periodicos2.uesb.br/index.php/intermaths/issue/view/406.

2.2. Pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) implantaram algoritmos de Inteligência Artificial ao sistema e-NOE, que é voltado à detecção e emissão de alertas de enchente. Mais informações: http://www.cemeai.icmc.usp.br/component/k2/item/1107-sistema-usa-inteligencia-artificial-para-monitorar-e-alertar-sobre-enchentes

  1. EVENTOS

3.1. Os eventos 42nd Ibero-Latin-American Congress on Computational Methods in Engineering (XLII CILAMCE) e o 3rd Pan American Congress on Computational Mechanics (III PANACM) ocorrerão simultaneamente, no Rio de Janeiro-RJ, entre os dias 9 e 12 de novembro. Está aberto o período para propostas de minissimpósios, que se estende até o dia 25 de fevereiro de 2021. O envio de propostas é realizado exclusivamente através do e-mail submission@cilamce.com.br. Para mais informações sobre o evento, consulte https://cilamce-panacm2021.com.br/.

3.2. A 12th International Conference on Dynamical Systems Applied to Biology and Natural Sciences (DSABNS) será realizada de maneira gratuita e virtual entre os dias 2 e 5 de fevereiro de 2021. A programação pode ser acessada pelo site https://wp.bcamath.org/dsabns21/?page_id=1629.

  1. OPORTUNIDADES

4.1. O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, em parceria com o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), lançou um MBA em Gestão de Segurança de Dados, com aulas exclusivamente online. O programa é voltado para profissionais com formação superior em ciência da computação, engenharia, sistemas de informação e áreas correlatas. As inscrições vão até o dia 15 de fevereiro de 2021. Mais informações sobre o curso e as inscrições estão disponíveis em http://cemeai.icmc.usp.br/MBASD/.

4.2. O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, está com inscrições abertas para doutorado e doutorado direto no Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional. As inscrições encerram-se no dia 14 de janeiro de 2021. Os candidatos deverão se inscrever diretamente no endereço: https://icmc.usp.br/pos-graduacao/ppgccmc/ingresso, clicando em: “alunos regulares”. Para ingressar no doutorado, os estudantes deverão ter o título de mestre homologado até a data de matrícula. Já no doutorado direto podem se inscrever candidatos que completarem cursos de graduação e tiverem colação de grau realizada até a data de matrícula.Todos os detalhes para a seleção estão reunidos no edital (doutorado): https://drive.google.com/file/d/1CHOM0OBZlfgof-EXg1rzgovL7cAI98Pu/view e no edital (doutorado direto): https://drive.google.com/file/d/10ZDwAGJJXliM5yI6j_QHaF4dt4LovWmM/view

4.3. O Centro de Pesquisa em Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI) da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos, abre processo seletivo para pós-doutorado nas áreas de Ciência de Dados e Analítica Visual para atuar no projeto: Análise e Predição de Crimes em Ambientes Urbanos – Ferramentas para Aperfeiçoar Políticas Públicas na Área de Segurança. Candidatos são convidados a enviar uma carta de apresentação, curriculum vitae (incluindo o registro completo de publicações), bem como cartas de referência (pelo menos duas) por e-mail ao Dr. Luis Gustavo Nonato – gnonato@icmc.usp.br (somente arquivos PDF) até 31 de janeiro de 2021. Mais informações: https://fapesp.br/en/ridc ou http://www.cemeai.icmc.usp.br/

O boletim “SBMAC EM FOCO” está sempre disponível para divulgar à nossa comunidade informações que sejam pertinentes e de interesse geral. Sua colaboração é importante, não só o divulgando, mas também enviando notícias, dúvidas, informação sobre eventos e sugestões para o endereço: boletim@sbmac.org.br.

Compartilhe