sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Retrospectiva 2020

O ano de 2020 foi marcado pela luta contra a pandemia. Uma luta que certamente não passou despercebida para todos nós, mas que impactou alguns com mais força do que outros. A Diretoria da SBMAC agradece, mais uma vez, pela sua confiança e pelo seu apoio, ainda em tempos tão difíceis, na promoção da Matemática Aplicada e Computacional.

Foi com este propósito que a Sociedade trabalhou em várias frentes durante o ano de 2020. Apresentamos a seguir um resumo das principais ações e resultados do ano:

Publicações:

A revista CoAM – Computational and Applied Mathematics, cujo editor chefe é Eduardo de Cursi (INSA-Rouen), publicou seu volume 39, com 332 artigos. A divulgação do novo Fator de Impacto da revista, referente a 2019, trouxe boas notícias, registrando o aumento de 1,26 para 1,36. A revista Tema – Tendências em Matemática Aplicada e Computacional, cujo editor chefe é Aurelio Oliveira (IMECC-Unicamp) e conta com a colaboração da nova editora executiva Carla Ghidini (FCA-Unicamp), publicou seu volume 21, constituído de três números com 12 artigos em cada um. A revista, que completou seu vigésimo aniversário e também publica artigos em português, abriu chamadas relacionadas à modelagem matemática da Covid-19, ao estado da arte de tópicos em Matemática Aplicada e Computacional e aos trabalhos apresentados nos ERMACs do ano. Nossa série de monografias em português, intitulada Notas em Matemática Aplicada (NoMA), cuja nova editora chefe é Sandra Malta (LNCC) e cujo novo editor executivo é Eduardo Teixeira (Central Florida), publicou dois novos volumes. Trata-se do volume 90, intitulado “Cálculo de ordem não inteira para iniciantes”, de autoria de José Vanterler da Costa Sousa, Jayme Vaz Júnior e Edmundo Capelas de Oliveira (Unicamp) e do volume 91, intitulado “Geometria de distâncias: aspectos teóricos e computacionais” de autoria de Douglas Soares Gonçalves (UFSC). A série também tem um novo portal, que pode ser acessado pelo link: https://proceedings.science/notas-sbmac. Por outro lado, a série de monografias em inglês SBMAC Springer Briefs publicou mais um novo volume. É uma monografia intitulada “An Introduction to the Topological Derivative Method” de Antonio André Novotny (LNCC) e Jan Sokolowski (Université de Lorraine e Polish Academy of Sciences’ Systems Research Institute). Os editores desta série são Luis Gustavo Nonato (ICMC-USP) e Paulo Silva (IMECC-Unicamp). A maioria das publicações anteriores renovou seu corpo editorial. Esse também é o caso do Proceeding Series SBMAC, cuja nova editora chefe é Patrícia Fortes (UFSM) e cuja nova editora executiva é Graciele Silveira (UFSCar).

Eventos:

Com o cancelamento de diversas atividades presenciais e a necessidade de adaptar estas atividades para a modalidade virtual, a SBMAC assinou um plano da Plataforma StreamYard, que pode ser utilizada sem custo para eventos das(os) associadas(os). Os eventos organizados nesta modalidade são transmitidos pelo canal de Youtube da SBMAC e pela Fanpage da Sociedade. Isto permitiu a realização do I ERMAC-MS, coordenado por Leandro Lima (UFMS), que surgiu por iniciativa do Comitê Organizador Local do XL CNMAC. O CNMAC propriamente dito foi adiado para setembro de 2021. Também foram realizados, na modalidade virtual, o X ERMAC-RS, por iniciativa da Regional 13, coordenada por Daniela Buske (UFPel) e Rosana Kripka (UPF), e o 2o Encontro Fluminense de Mulheres em Biomatemática, uma iniciativa de integrantes dos Comitês Temáticos Mulheres na Matemática Aplicada e Computacional e de Biomatemática. A coordenação do primeiro comitê é constituída por Dayse Pastore (CEFET-RJ), Cristiane Faria (UERJ), Claudia Dias (UFRRJ) e Sandra Malta (LNCC). Já o segundo comitê é coordenado por Lucy Takahashi (UFV) e Paulo Mancera (UNESP). Finalmente, destacamos o Ciclo de Palestras em Matemática Aplicada UFAL / SBMAC, que iniciou suas atividades no mês de outubro. O ciclo foi idealizado por Rinaldo Vieira (UFAL), coordenador da Regional 4, e contou com a colaboração do Instituto de Matemática da UFAL e da Regional que também é coordenada por Gilson do Nascimento Silva (UFOB). Os vídeos de muitas dessas atividades estão disponíveis no canal de YouTube da Sociedade.

Prêmios:

Em 2020, foi selecionado o artigo ganhador da primeira edição do Prêmio Johannes Kepler. O artigo vencedor é intitulado “Context tree selection and linguistic rhythm retrieval for written texts”, de autoria de A. Galves, C. Galves, J. E. García, N. L. Garcia e F. Leonardi. Na avaliação da Comissão Julgadora, o trabalho escolhido, publicado pelo periódico Annals of Applied Statistics em 2012, é genuinamente interdisciplinar, envolvendo linguística, probabilidade e estatística com rigor, profundidade e originalidade. A cerimônia de outorga do Prêmio ocorrerá durante o XL CNMAC em 2021.

Comissão de Comunicação:

No início do ano foi criada a Comissão Permanente de Comunicação da SBMAC. Presidida por Rubens Camargo (UNESP), e composta por Carlos Hoppen (UFRGS), Dayse Pastore (CEFET-RJ), Leandro Lima (UFMS), Luiz Leduíno de Salles Neto (UNIFESP) e Luiz-Rafael Santos (UFSC), esta comissão foi a responsável pela divulgação de novidades ao longo do ano nas mídias da SBMAC. Destacamos as iniciativas: A Matemática Aplicada na pandemia de Covid-19, que reuniu links para bancos de dados, textos científicos e material de divulgação sobre a pandemia, a SBMAC na Marcha Virtual pela Ciência, que reuniu iniciativas dos nossos Comitês Temáticos e diversos depoimentos de associados(as) e pesquisadores(as), e a SBMAC marca o dia 12 de maio, que trouxe depoimentos de mulheres que atuam em Matemática Pura e Aplicada e Estatística, contribuições do Comitê Temático “Mulheres na Matemática Aplicada e Computacional” da SBMAC e da Comissão de Gênero SBM/SBMAC, além de divulgar projetos que procuram diminuir o desequilíbrio entre os gêneros na ciência em geral e em particular na área de matemática e suas aplicações. O material produzido como parte dessas iniciativas está disponível no site da Sociedade, através da aba Notícias/Iniciativas.

Representantes e grupos de trabalho:

Em 2020 a Sociedade continuou atenta aos acontecimentos do cenário atual que repercutiram na ciência, tecnologia e desenvolvimento, com especial ênfase na Matemática Aplicada e Computacional. Na defesa de orçamentos para a ciência, a SBMAC integrou um grupo de trabalho, junto com outras sociedades científicas, para dar subsídios a propostas a serem elaboradas pela SBPC em assuntos do MCTI, e em particular, do CNPq. A Sociedade também participou de um grupo de trabalho do CNPq para deliberar sobre novos critérios para o edital de bolsas de produtividade e pesquisa da agência em 2021, onde esteve representada pelo Prof. Mario Martinez (Unicamp). Para dar suporte ao Prof. Martinez, a Sociedade criou um grupo de trabalho próprio, que deliberou sobre os assuntos discutidos no grupo de trabalho do CNPq e procurou definir um posicionamento com maior representatividade na comunidade de Matemática Aplicada e Computacional. Esse grupo de trabalho foi coordenado pelo Prof. Martinez e contou com a participação do Presidente da SBMAC e dos associados Carlos Hoppen (UFRGS), Fabrício Simeoni de Sousa (ICMC-USP), Paulo Silva (Unicamp), Sandra Malta (LNCC), e Soledad Aronna (FGV). A Comissão de Gênero SBM/SBMAC também foi renovada, mantendo o seu compromisso de estimular a redução da diferença de gênero e aumentar a diversidade entre as pessoas que atuam na área de Matemática no Brasil. A nova composição é formada por Adriana Neumann (UFRGS), Ana Shirley Ferreira da Silva (UFC), Christina Brech (IME-USP), Cintya Wink de Oliveira Benedito (UNESP), Jaqueline Godoy Mesquita (UNB), Maité Kulesza (UFRPE), Manuela da Silva e Souza (UFBA), Simone Leal (UNIFAP) e Sueli Costa (Unicamp). Ao longo do ano a SBMAC também deu suporte para iniciativas do ICIAM – International Council for Industrial and Applied Mathematics. Isto foi realizado por intermédio do nosso representante no ICIAM, Paulo Mancera (UNESP).

As atividades do ano também se capilarizaram pela atuação das suas divisões regionais, cujas coordenações foram renovadas em 2020, e seus comitês temáticos. Destacamos, ademais, as(os) associadas(os) que representaram a Sociedade em atividades científicas através de cursos, mesas redondas, palestras etc. Agradecemos especialmente às pessoas envolvidas em cada uma das atividades realizadas.

Estamos iniciando um ano ainda com muitas incertezas herdadas de 2020, mas continuamos com a energia e entusiasmo para levar em frente a missão da Sociedade e entramos em 2021 com a esperança renovada. Reconhecendo que uma sociedade é definida pelos seus associados e associadas, convidamos vocês a nos acompanhar nessa jornada. Renovando sua anuidade, vocês mantêm a Sociedade vibrante e nos ajudam a enfrentar os desafios que estão por vir na construção de um ambiente propício para o desenvolvimento e a expansão da Matemática Aplicada e Computacional em todo o país.

Compartilhe