Notícias (

10/02/2021

)
Bolsas de Pós-Doutorado e Apoio Técnico Hub.Rio COVID 19

O Centro de Excelência em Transformação Digital e Inteligência Artificial do Estado do Rio de Janeiro (Hub.Rio), seleciona candidatos para apoio a projetos em redes de pesquisa envolvendo o combate à COVID-19. São quatro bolsas de Pós-Doutorado e 27 bolsas de apoio técnico em diversos níveis, financiadas pela FAPERJ, com início em março de 2021.

As atividades podem ser realizadas em diversas áreas de concentração.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA CANDIDATURA

Os candidatos deverão entregar a seguinte documentação:

  • Curriculum Vitae, de acordo com o padrão Lattes do CNPq, incluindo E-mail e telefone;
  • Plano de Trabalho de até QUATRO páginas contendo Título do plano, palavras-chave, introdução, objetivos, atividades, metodologia, cronograma, e referências bibliográficas, indicando a Instituição ou Centro de Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro, o (s) nome (s) do(s) orientador(es) e em quais das linhas de pesquisa abaixo sua pesquisa se insere:
  • Curadoria dos acervos digitais e dados abertos.
  • Desenvolvimento de modelos epidemiológicos regionalizados e análises de incerteza com computação de alto desempenho.
  • Análise dos determinantes sociais da COVID-19.
  • Elaboração de estimativas dos fluxos de mobilidade e índice de isolamento social.
  • Novas tecnologias para apoiar a vigilância epidemiológica e otimização da alocação de leitos de UTI e outros equipamentos.
  • Construção e disponibilização de sistemas de software para a COVID-19: Acompanhamento de casos notificados de SRAG; Monitoramento em larga escala de pacientes em enfermarias e residências; Utilização de mídias sociais para agravos de notificação e identificação de informações incorretas e fake news; Diagnóstico precoce de casos graves de COVID-19 com utilização de IA; Identificação de fármacos e comorbidades relevantes com utilização de dados ômicos; Canal de participação de organizações comunitárias.

SUBMISSÃO DA DOCUMENTAÇÃO

A documentação deverá ser enviada EM PDF para o coordenador do projeto, Prof. Roberto Medronho, da Faculdade de Medicina da UFRJ, por e-mail: [email protected]. Marcar o assunto como [FAPERJ_COVID_Candidato] < Nome Candidato> <Categoria: PDR/TCT> para facilitar a identificação.

CONFIRA NOSSOS DESTAQUES

A SBMAC cria um ambiente propício para o intercâmbio de ideias e experiências entre pesquisadores(as), profissionais e estudantes das mais diversas áreas da Matemática Aplicada e Computacional. Parte importante de nossas atividades é dar destaque, através de prêmios e publicações, à pesquisa desenvolvida na área pela comunidade científica.