Notícias (

17/03/2021

)
Nota de Falecimento: Andrew Majda

O professor e pesquisador Andrew Majda, Professor Emérito do Instituto Courant, NYU, morreu, em 12/03/2021, aos 72 anos, vítima da doença de Parkinson.

Andy, como era conhecido, foi o Morse Professor of Arts and Sciences do Instituto Courant, depois de ter sido docente na UCLA, na UC Berkeley e em Princeton. Andy era um Matemático Aplicado por excelência; sua pesquisa era essencialmente baseada na sinergia entre métodos assintóticos, modelagem computacional, compreensão física e análise matemática rigorosa. Fez contribuições seminais à teoria de ondas de choque, em dinâmica de fluidos incompressíveis, na teoria de turbulência e, mais recentemente, na ciência da atmosfera e do oceano.

Era membro da National Academy of Sciences e da American Academy of Arts of Sciences. Foi agraciado com o John von Neumann Prize da SIAM, o National Academy of Sciences Prize in Applied Mathematics, o Lagrange Prize do ICIAM e recebeu por duas vezes a Medalha do Collège de France, entre outros. Foi plenarista no ICM (Kyoto 1990) e no ICIAM (Paris 1987).

Seu falecimento representa uma grande perda para a comunidade de Matemática Aplicada.

2021

CONFIRA NOSSOS DESTAQUES

A SBMAC cria um ambiente propício para o intercâmbio de ideias e experiências entre pesquisadores(as), profissionais e estudantes das mais diversas áreas da Matemática Aplicada e Computacional. Parte importante de nossas atividades é dar destaque, através de prêmios e publicações, à pesquisa desenvolvida na área pela comunidade científica.