O professor e pesquisador Andrew Majda, Professor Emérito do Instituto Courant, NYU, morreu, em 12/03/2021, aos 72 anos, vítima da doença de Parkinson.
Andy, como era conhecido, foi o Morse Professor of Arts and Sciences do Instituto Courant, depois de ter sido docente na UCLA, na UC Berkeley e em Princeton. Andy era um Matemático Aplicado por excelência; sua pesquisa era essencialmente baseada na sinergia entre métodos assintóticos, modelagem computacional, compreensão física e análise matemática rigorosa. Fez contribuições seminais à teoria de ondas de choque, em dinâmica de fluidos incompressíveis, na teoria de turbulência e, mais recentemente, na ciência da atmosfera e do oceano.
Era membro da National Academy of Sciences e da American Academy of Arts of Sciences. Foi agraciado com o John von Neumann Prize da SIAM, o National Academy of Sciences Prize in Applied Mathematics, o Lagrange Prize do ICIAM e recebeu por duas vezes a Medalha do Collège de France, entre outros. Foi plenarista no ICM (Kyoto 1990) e no ICIAM (Paris 1987).
Seu falecimento representa uma grande perda para a comunidade de Matemática Aplicada.