sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Compartilhe

Últimas edições

SBMAC em Foco – Ano 2021 – Nº 13 – 31/03/2021

1. MINUTO DE SILÊNCIO VIRTUAL – PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL

Desde o início da emergência sanitária decorrente da pandemia da COVID-19, a SBMAC não parou, permanentemente comprometida com sua missão de trabalhar pela Matemática Aplicada e Computacional em todo o país. Isso foi possível graças aos esforços do grupo de pessoas que constituem a SBMAC, seus associados e colaboradores, membros de comitês e regionais, conselheiros(as), diretores(as), editores(as), revisores(as), entre tantos(as) outros(as).

Nesse dia 31 de março de 2021, em seu boletim semanal, a SBMAC gostaria de propor que todos interrompêssemos, por um momento que seja, os nossos afazeres para refletir sobre os efeitos devastadores da pandemia em nossa comunidade, nosso estilo de vida e, por vezes, até mesmo em nossa capacidade de empatia e compaixão.

Infelizmente, o mês de março de 2021 mostrou ao Brasil a pior face da pandemia. No momento em que a declaração de estado de pandemia pela Organização Mundial de Saúde completou um ano, o Brasil atingiu seus maiores números de infecções e mortes, e ultrapassou a triste marca de 300.000 mortes pela Covid-19 desde o início da pandemia, além de estabelecer novos e sucessivos recordes de mortos a cada dia.

Nossa comunidade não está alheia, e tampouco é imune, a esta realidade. Muitas(os) de nós carregam a tristeza ocasionada pela perda de parentes, amigas(os) ou colegas, ou a aflição pelas pessoas próximas que se encontram doentes no momento. Por outro lado, associados vêm trabalhando na modelagem e na simulação de cenários possíveis das dinâmicas dessa doença como modo de contribuir aos esforços para o combate a esta situação tão trágica, divulgando e socializando seus diversos resultados.

Neste número do Boletim, a SBMAC presta sua homenagem às vítimas da COVID-19. Em nome de nossa comunidade da SBMAC, mandamos o nosso apoio a toda a sociedade brasileira atingida por este mal. Para todos aqueles que estão doentes, estendemos nossos votos por uma rápida e completa recuperação.

Compartilhe