sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Nota de pesar – Prof. Dr. Marco Antonio Raupp

É com grande pesar que noticiamos o falecimento do ex-Ministro de Ciência e Tecnologia e ex-Presidente da SBMAC, o Prof. Dr. Marco Antônio Raupp, ocorrido na madrugada de hoje, em São José dos Campos.

O Dr. Raupp foi um dos incentivadores da autonomia política da matemática aplicada e computacional e da fundação de uma sociedade que congregasse a pesquisadores(as) da área. Esse incentivo deu origem à SBMAC. Sócio fundador da nossa Sociedade, ele atuou, de 1979 a 1981, na primeira Diretoria como Vice-Presidente. Ele foi Presidente da Sociedade de 1981 a 1985, Secretário-Geral de 1995 a 1997, e teve vários mandatos como Membro Titular do Conselho. Em 2012, o Dr. Raupp recebeu da SBMAC o título de sócio honorário, em reconhecimento às suas relevantes contribuições para a nossa comunidade.

Gaúcho de Cachoeira do Sul, graduou-se em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e obteve seu PhD em Matemática pela Universidade de Chicago. De volta ao Brasil, foi professor adjunto da Universidade de Brasília (UnB), analista do Centro Brasileiro de Pesquisa Físicas (CBPF) e professor associado do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP). 

Na década de 70, no Rio de Janeiro, esteve à frente do Laboratório de Cálculo, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), trazendo jovens pesquisadores de várias áreas da Matemática Aplicada e das Engenharias para então criar o Laboratório Nacional de Computação Científica (na época LCC), fundado em 1980. Em 1985, foi para São José dos Campos, onde assumiu a Direção do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) até 1989. No INPE, ele coordenou ações que resultaram na consolidação da Missão Espacial Completa Brasileira (MECB), no Programa de satélites CBERS em cooperação com a China e na implantação do Laboratório de Integração e Teste de satélites (LIT) e do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPETEC). Voltou para o LNCC e foi Diretor de 2001 a 2006.

O Dr. Raupp atuou como Diretor do Parque Tecnológico de São José dos Campos, entre 2006 e 2011, sendo responsável pela implementação da estrutura que vem permitindo a implantação de projetos inovadores. Ocupou a presidência da Agência Espacial Brasileira (AEB) e foi Ministro de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, entre 2012 e 2014. Ele voltou a ocupar a direção do Parque Tecnológico, desde 2014 até julho de 2021. Ocupava uma cadeira de membro titular da Academia Internacional de Astronáutica (IAA) e ocupou a presidência da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) entre 2009 e 2011. Recebeu inúmeros títulos honoríficos, entre os quais a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico da Presidência da República, a Ordem do Mérito Aeronáutico, a Grã-Cruz da Ordem do Rio Branco e a Medalha da Inconfidência.

Nossas mais sinceras condolências a sua família. Lamentamos muito pela passagem de uma das figuras mais emblemáticas da nossa comunidade e protagonista de tantas importantes contribuições para o desenvolvimento científico e tecnológico de nossa nação. Um exemplo a ser seguido.

O velório será neste domingo, 25 de julho, das 10h às 14h, no Cemitério Parque das Flores, na zona sul de São José dos Campos.

Compartilhe