Notícias (

12/07/2021

)
Simpósio da ABC apresenta inovações em matemática nesta terça-feira (13)

Simpósio da ABC apresenta inovações em matemática nesta terça-feira (13)

Como se forma a estrutura estável das bolhas de sabão? Quantas vezes é preciso embaralhar cartas para garantir que elas estejam bem misturadas? Por mais surpreendente que pareça, estes são alguns fenômenos que a matemática tenta compreender. Nesta terça-feira (13), às 16h, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) promove o 5º Simpósio Científico de Membros Afiliados da ABC: Ciências Matemáticas. O evento, com transmissão pelo YouTube da ABC, trará ao público a possibilidade de conhecer a matemática por trás destes e outros mistérios.

Quatro novos membros afiliados da ABC vão apresentar suas pesquisas inovadoras em temas como comportamento de fluidos, equações diferenciais parciais e teoria de regularidade, estruturas geométricas estáveis e convergência ao equilíbrio de cadeias de Markov. Veja abaixo a programação do Simpósio.

Os novos afiliados são Adriana Neumann de Oliveira (UFRGS), Edgard Almeida Pimentel (PUC-Rio), Gregório Manoel da Silva Neto (Ufal) e Hubert Lacoin (IMPA). O simpósio será coordenado por Maria José Pacífico (UFRJ), titular da ABC. E contará também com as debatedoras Jaqueline Mesquita e Ana Shirley Ferreira da Silva, membros afiliados da Academia.

“O simpósio é uma ocasião especial porque oferece um recorte do que está acontecendo na matemática brasileira. Por reunir pesquisadores jovens, de várias partes do país, acho que vamos ter um panorama bastante geral e moderno dos problemas que têm atraído o interesse da comunidade. Além da chance de fazer perguntas, sobre matemática ou temas científicos correlatos, e conhecer um pouco mais sobre o que estas pessoas pensam”, afirma Pimentel, que fará uma palestra sobre ”Equações diferenciais parciais e teoria de regularidade”.

O evento é uma oportunidade para conhecer as pesquisas de novos membros afiliados da Academia, eleitos anualmente por região e que apresentarão suas contribuições à ciência em 12 simpósios, de diferentes áreas, ao longo do ano. 

“Estou empolgado em descobrir as pesquisas de colegas que trabalham em áreas da matemática diferentes da minha. Normalmente, temos contato com pesquisadores da mesma especialidade. Sair dessa especialização e ir ao encontro de um público maior é uma coisa muito saudável”, destaca Lacoin.

A transmissão pelo YouTube da ABC é aberta a todos os interessados. Para obter certificado de participação é preciso se inscrever neste link.

Programação do 5º Simpósio Científico dos Membros Afiliados da ABC

Adriana Neumann de Oliveira (UFRGS)

“Entendendo o comportamento de fluidos, através do estudo de sistemas de partículas que interagem entre si seguindo regras probabilísticas” 

Professora associada da UFRGS, atua em matemática com foco na área de probabilidade, mais especificamente em pesquisas sobre sistemas de partículas interagentes. Recebeu o Prêmio para Mulheres na Ciência L’Oréal-Unesco-ABC de 2016.

Edgard Almeida Pimentel (PUC-Rio)

”Equações diferenciais parciais e teoria de regularidade”

Professor do Departamento de Matemática da PUC-Rio, pesquisa a análise de equações diferenciais parciais, com ênfase na teoria de regularidade. Foi grantee do Instituto Serrapilheira na segunda chamada pública, de 2019, e premiado pelo  International Centre for Theoretical Physics (ICTP-Trieste, Itália) com a Junior Associate Fellowship em, 2018.

Gregório Manoel da Silva Neto (Ufal)

“À procura de estruturas geométricas estáveis”

Professor Adjunto da Ufal, dedica-se à área da geometria diferencial. Sua pesquisa envolve determinar as propriedades geométricas dos espaços curvos e de objetos dentro desses espaços. Foi menção honrosa na X Olimpíada Iberoamericana de Matemática Universitária e no 3º Simpósio Nacional das Jornadas de Iniciação Científica no IMPA.

Hubert Lacoin (IMPA)

“Convergência ao equilíbrio de cadeias de Markov ou a Matemática de embaralhamento”

Pesquisador Associado do IMPA, é bolsista de Produtividade 1D do CNPq e bolsista JCNE da FAPERJ. Suas pesquisas envolvem teoria das probabilidades e física matemática. Recebeu o Prêmio Perrissin-Pirasset / Schneider da Chancelaria das Universidades de Paris (2010) e o Prêmio des Annales de l’IHP (2013).

2021

CONFIRA NOSSOS DESTAQUES

A SBMAC cria um ambiente propício para o intercâmbio de ideias e experiências entre pesquisadores(as), profissionais e estudantes das mais diversas áreas da Matemática Aplicada e Computacional. Parte importante de nossas atividades é dar destaque, através de prêmios e publicações, à pesquisa desenvolvida na área pela comunidade científica.