Notícias (

22/12/2021

)
Proceedings of SBMAC – v.8, nº1 (2021)

Nota Editorial

Mateus Bernardes
Comitê Editorial XL CNMAC
Kelly Cristina Poldi; Sandra Cardoso Malta
Comitê Organizador XL CNMAC
Patricia Rodrigues Fortes
Editora Chefe Proceedings of SBMAC
Comitê Editorial XL CNMAC
E-mail: [email protected]

Olá.

Um longo interstício separa a última edição de Proceedings of SBMAC desta nova que aqui se apresenta, a primeira sob a coordenação do novo comitê editorial. Todos sabemos que vivemos dias difíceis nos últimos quase dois anos, devido não apenas à pandemia de COVID-19, mas também ao crescente ataque à ciência e campos do conhecimento que vem acontecendo dentro de um período maior, que transcende a pandemia e que tem atingido até mesmo instituições que historicamente estiveram comprometidas com produção e divulgação do conhecimento passando por renomados institutos de pesquisa, universidades e até mesmo comitês colegiados dentro dos órgãos de fomento. E, no entanto, resistimos.

Em particular o Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC) que tinha sua quadragésima edição prevista para ocorrer em setembro de 2020 em Campo Grande – MS teve de ser, infelizmente, adiado. Por mais que isso implique em uma grande frustração no grupo de estudantes, professores e pesquisadores que gostariam de apresentar seus trabalhos e aproveitar os intensos cinco dias de trocas de experiências e conhecimentos que tradicionalmente envolve o CNMAC, a decisão era, então e de fato, a única razoável a se tomar.

E no entanto resistimos e neste ano de 2021 houve um imenso esforço da SBMAC e dos Comitês Organizadores, Nacional e Local, para realizar pela primeira vez um congresso integralmente na modalidade remota. E assim ocorreu o XL CNMAC, em setembro de 2021, com inestimável apoio da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Um total de 640 trabalhos foram aprovados para apresentação neste congresso e foi mantida a programação usual do CNMAC com conferências, plenárias, mesas-redondas e apresentação de trabalhos e painéis no formato que então se exigia, em nome da preservação da saúde de nossa comunidade. E valeu muito a pena, pois o congresso foi um sucesso mesmo com estas restrições. Algo que devemos, principalmente, a estes comitês.

Perdemos as conversas de corredor, os sorrisos e os abraços, mas os afetos que usualmente circulam pelo CNMAC teimaram em continuar nos alcançando à distância, pelos aplicativos de videoconferência, chats e outros formatos inimagináveis até então. Importante que fizemos o CNMAC acontecer, dentro destes limites a nós impostos, mas sabemos que estaremos de volta em breve quando for seguro estarmos juntos, matando as saudades dos amigos, dos colegas e das vivências que só o CNMAC proporciona.

Saudamos os autores e leitores com esperança de dias melhores pela frente.

Acesse os Proceedings of SBMAC – v.8, nº1 (2021): https://proceedings.sbmac.org.br/sbmac/index

Compartilhe:

2022

CONFIRA NOSSOS DESTAQUES

A SBMAC cria um ambiente propício para o intercâmbio de ideias e experiências entre pesquisadores(as), profissionais e estudantes das mais diversas áreas da Matemática Aplicada e Computacional. Parte importante de nossas atividades é dar destaque, através de prêmios e publicações, à pesquisa desenvolvida na área pela comunidade científica.