sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Indicada da SBMAC é eleita officer-at-large no ICIAM

Profª Liliane Basso Barichello tem mandato até 2027

O Conselho Internacional para Matemática Industrial e Aplicada (ICIAM) elegeu a profª Liliane Basso Barichello, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), como officer-at-large. A decisão foi tomada em reunião da diretoria do ICIAM realizada no fim do último mês de outubro.

Indicada pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) e eleita pelas sociedades membras do ICIAM, Liliane fica no cargo até 2027 e tem as atribuições de atuar no sentido de congregar sociedades, membros do ICIAM, que fazem parte de regiões geográficas mais próximas, a trocarem experiências, mapearem áreas de interesse comum e estabelecerem rede de colaborações, particularmente para consolidação de atividades de matemática industrial. Neste contexto, a proposta é iniciar este projeto entre sociedades Latinoamericanas de Matemática Aplicada. Além disso, Liliane irá compor o comitê de representantes do ICIAM junto ao Conselho Internacional de Ciência (ISC).

“Me sinto muito honrada e grata pela confiança. Na minha opinião, termos obtido este espaço já é um reconhecimento da representatividade da SBMAC e dos avanços da Matemática Aplicada no Brasil. Além de podermos estar conectados de forma mais próxima com as inserções, iniciativas e progressos acontecendo no mundo, que estimulam e orientam nossa pesquisa na direção do desenvolvimento mais recente na ciência, permite também a divulgação de nossos potenciais e trabalho de qualidade”, comemora a professora.

Liliane também destaca a importância da conquista de espaço das mulheres na área da matemática. “Na composição completa da Diretoria do ICIAM, com seis membros, somos agora duas mulheres. Acho que buscar uma maior representatividade no sentido do gênero e também das nacionalidades faz parte das diretrizes atuais do Conselho. De fato, existem  muitas mulheres com trajetórias que as qualificam para assumir estas atividades e esperando poder preencher ainda mais este espaço”, finaliza.

Informações sobre a pesquisadora

Cargo atual: A Profª. Liliane Barichello é Professora Titular do Departamento de Matemática Pura e Aplicada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Orienta atividades de doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Engenharia Mecânica da UFRGS.

Atividades atuais na UFRGS: membro do Conselho de Curadores.

Cargos anteriores na UFRGS: membro da Câmara de Pesquisa; Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada; membro do Colegiado do Departamento e Instituto de Matemática.

Experiência anterior: Docente (1987-1994) da Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil.

Cargos em Fundações Nacionais e Estaduais: membro assessor da CAPES do Brasil, (pessoal de ensino superior) em diversas ocasiões; membro das comissões nacionais de avaliação dos Programas de Pós-Graduação, respectivamente, nas áreas da Matemática (2017), Engenharia (2013) e Interdisciplinar (2008); membro (2003-2005) e também como coordenador (2005-2007) do Comitê de Matemática e Computação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

Bolsista de Pesquisa Avançada do Conselho Nacional de Pesquisa, CNPq, desde 1993.

Membro de Sociedades: membro ativo da SBMAC (Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional) desde 1983; membro da Diretoria da SBMAC em diferentes oportunidades; Segunda vice-presidente em 2014-2015; Atualmente membro profissional da American Nuclear Society (ANS), Society for Industrial and Applied Mathematics (SIAM) e Sociedade Brasileira de Matemática (SBM); Membro da delegação brasileira na Assembleia Geral da União Internacional da Matemática em 2018.

Formação Acadêmica: Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria, 1983; Mestrado em Matemática, 1988, e Doutorado em Engenharia Mecânica, 1992, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; Projeto de pós-doutorado, 1995-1996, no Departamento de Matemática da North Carolina State University, EUA.

Professor visitante / pesquisador: Departamento de Matemática do NCSU; Departamento de Engenharia Nuclear, NCSU. Recentemente selecionada para desenvolver um programa de pesquisador visitante da Chalmers University of Technology, Suécia, promovido por Genie: Gender Initiative for Excellence. A iniciativa é financiada pela Chalmers University of Technology Foundation.

Interesses científicos: A equação de Boltzmann e suas aplicações.

Publicações e supervisão: Publicou mais de 120 artigos em periódicos e anais de encontros internacionais e nacionais. A Profª. Barichello orientou mais de 17 teses de doutorado e 21 dissertações de mestrado.

Compartilhe