Notícias (

14/03/2022

)
Live da SBMAC reitera a importância do Dia Internacional da Mulher

Evento contou com a participação da professora Mirla Cisne

O Comitê Temático “Mulheres na Matemática Aplicada e Computacional”, da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), nasceu para promover a visibilidade do trabalho feminino em matemática, contribuir para a divulgação de resultados das pesquisas realizadas por mulheres e fomentar a interação entre os diversos grupos de liderança feminina que realizam trabalhos relevantes de pesquisas e aplicações.

Na última semana, com as comemorações do Dia Internacional da Mulher, o Comitê não ficou de fora: na sexta-feira (11), organizou a live “8 de Março – Por que ter um dia internacional da mulher?”, transmitida pelo canal da SBMAC no YouTube.

A apresentadora da live foi a professora Maité Kulesza, da UFRPE, que faz parte do Comitê Temático da SBMAC. O evento contou com a participação da professora Mirla Cisne (UERN), integrante do Núcleo de Estudos sobre a Mulher Simone de Beauvoir (NEM) e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa das Relações Sociais de Gênero e Feminismo.

“Eu gostaria de parabenizar todas as mulheres, principalmente as que fazem parte de sociedades matemáticas, porque isso demonstra que elas furaram um bloqueio histórico, demosntra conquistas e superações no campo das mulheres em uma profissão hegemonicamente composta por homens”, destacou Mirla.

A convidada citou desigualdades de gênero nos campos social, econômico e profissional para salientar que as reflexões trazidas pelo 8 de março não podem se esgotar em um dia. “Essa é uma luta diária por sobrevivência”, resumiu.

Em pouco mais de uma hora de conversa, foram abordados inúmeros temas que denunciam a desigualdade de gênero em todas as esferas sociais e a importância de ações afirmativas concretas na direção de diminuir cada vez mais essa distância.

A live foi gravada e está disponível para acesso de qualquer interessado. Confira a live na íntegra!

Compartilhe:

2022

CONFIRA NOSSOS DESTAQUES

A SBMAC cria um ambiente propício para o intercâmbio de ideias e experiências entre pesquisadores(as), profissionais e estudantes das mais diversas áreas da Matemática Aplicada e Computacional. Parte importante de nossas atividades é dar destaque, através de prêmios e publicações, à pesquisa desenvolvida na área pela comunidade científica.