sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Compartilhe

Últimas edições

SBMAC em Foco – Ano 2022 – Nº 13 – 06/04/2022

AVISOS IMPORTANTES DA SBMAC

1.1. A SBMAC endossou a Carta de Princípios para o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que nasceu no Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Mais informações: https://www.sbmac.org.br/2022/04/declaracao-de-principios-quanto-a-constituicao-do-sncti-sistema-nacional-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao/

1.2. Prêmios SBMAC: A fim de divulgar a premiação de trabalhos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, a SBMAC iniciou a série “Premiados SBMAC”, que apresenta premiados(as) de diversas categorias e edições. O primeiro vídeo já foi publicado e os demais serão publicados às quartas e sextas em nosso canal do YouTubeInstagram e Facebook.

Se você foi premiado(a) e gostaria de gravar seu vídeo, escreva para comunicacao@sbmac.org.br.

A edição 2022 da premiação destina-se a trabalhos concluídos no período de 1º de abril de 2021 a 31 de março de 2022 que satisfaçam as exigências previstas no Regulamento Geral. O prazo para a submissão de candidaturas encerra-se no dia 15 de abril de 2022. O prêmio na categoria Iniciação Científica homenageia a Profª. Beatriz Neves. Em 2022, os prêmios de Pós-Graduação, nas categorias Mestrado e Doutorado, homenagearão o Prof. Clóvis Caesar Gonzaga e o Prof. Marco Antonio Raupp, respectivamente.

Mais informações: http://www.cnmac.org.br/novo/index.php/CNMAC/conteudo/2022/58/107

EVENTOS

2.1. No dia 13 de abril de 2022  às 15h, será realizada mais uma Mesa Redonda com o tema: Submissão de Artigos Científicos, da série: Matemática como Profissão, organizada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática – INCTMat, em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática – SBM.

A 7ª Mesa Redonda será realizada através da plataforma Zoom (a inscrição será divulgada uma semana antes do evento para distribuição de senha Zoom) e canal da SBM no YouTube. Esta edição será apresentada por: Katrin Gelfert (UFRJ), Marcelo Viana (IMPA) e Patrícia Gonçalves (DMIST, Lisboa). A mediação será feita por Leandro Pessoa (UFPI). Jaqueline Mesquita (UnB) e Paolo Piccione (IME-USP) são os organizadores desta série.

Mais informações: https://inctmat.impa.br/atividades-de-desenvolvimento-profissional/submissao-de-artigos-cientificos/

2.2. O Encontro Científico de Pós-Graduandos do IMECC (EnCPos) teve sua primeira edição no ano de 2004 e tem como intuito criar um ambiente que favoreça a interação entre os alunos de pós-graduação em Matemática, Matemática Aplicada e Estatística, além de propiciar uma oportunidade para divulgarem sua pesquisa. Além disso, tradicionalmente são convidados professores-pesquisadores de diversas instituições a ministrar palestras sobre suas linhas de pesquisa bem como sobre temas mais abrangentes.

Em sua edição XVI, o EnCPos terá palestras com docentes e profissionais renomados oriundos de diversas instituições do país, três minicursos, duas mesas redondas e sessões temáticas.

O evento ocorrerá entre os dias 11 e 14 de abril de 2022 de forma online e gratuita.

Mais informaçõeshttps://www.ime.unicamp.br/~encpos/

Instagram: https://instagram.com/encpos.imecc
Facebook: https://www.facebook.com/encpos.imecc.1

2.3. O 4º Encontro de Biomatemática (EncBioMat) será realizado entre os dias 26 e 29 de abril de 2022 no CEFET – Campus Maracanã/RJ. O prazo para submissão de trabalhos foi prorrogado para o dia 15 de fevereiro de 2022. O evento é planejado para ocorrer no formato presencial no CEFET – Campus Maracanã/RJ, mas poderá mudar para forma remota caso as restrições sanitárias inviabilizem o formato presencial. Pedimos que fiquem atentos(as) aos avisos!

Mais informações: https://encbiomat.wixsite.com/encbiomat ou através do e-mail: encbiomat@gmail.com.

Siga as redes sociais do EncBioMat: Instagram e Facebook.

2.4. Celebrando a Mulher na Matemática – Celebrating Women in Mathematics – CWinM 2022 será realizado entre os dias 9 e 13 de maio de 2022, no formato online.

Mais informações: http://www.dinamicas.im.ufrj.br/celebra-cwinm/

2.5. O VI Seminário Internacional de Estatística com R (SER) será realizado entre os dias 25 e 27 de maio de 2022 na modalidade remota.

Mais informações: https://ser.uff.br/

2.6. Entre os dias 7 e 11 de novembro de 2022, será realizado, de maneira virtual, pelas plataformas da SBMAC, o XII Congresso da Sociedade Latinoamericana de Biologia Matemática (SOLABIMA). O congresso está recebendo propostas para a realização de minissimpósios e minicursos, além de sugestões de nomes para plenaristas.

Mais informações: https://www.even3.com.br/solabima2022/

OPORTUNIDADES

3.1. O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC)um instituto de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), situado em Petrópolis, RJ, está com as inscrições do processo seletivo para preenchimento de vagas no seu curso de pós-graduação em Modelagem Computacional (mestrado e doutorado) abertas até o dia 11 de abril.

Ao todo, estão sendo oferecidas 14 vagas (8 para mestrado e 6 para doutorado). O Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional do LNCC (com conceito 6 na área interdisciplinar da CAPES) visa prover uma formação multidisciplinar em Ciência da Computação, Matemática Aplicada e Modelagem a Graduados em  Matemática, Física, Química, Engenharias, Computação, Biologia, Economia  ou outras áreas afins.

O processo seletivo será totalmente online e as matrículas dos selecionados deverão acontecer em junho ou setembro de 2022.

Mais informações: http://posgrad.lncc.br/pt-br/processo-de-selecao

3.2. A Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Jaboticabal abre concurso público de Títulos e Provas para provimento de cargo de Professor Assistente, junto ao Departamento de Engenharia e Ciências Exatas – DECEx, sendo um na área de Estatística e outro na de Recursos Hídricos, ambos com titulação mínima de Doutor, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa – RDIDP, sob o regime jurídico efetivo.

As inscrições serão recebidas via internet, no endereço eletrônico https://inscricoes.unesp.br, no período de 21 de março a 20 de abril de 2022.

Mais informações acesse o edital nº. 0118/2022 em: https://inscricoes.unesp.br/publico/aca209c0fba984e496a3542878122d73.pdf e o edital nº. 0116/2022 em: https://inscricoes.unesp.br/publico/fae14252d471619f095dbbac81fe1fa5.pdf

3.3. Posição de Pós-doc em Ciência de Dados para Análise de Crimes

Centro de Pesquisa em Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI), da Universidade de São Paulo, São Carlos/SP, Brasil, abre uma vaga de pós-doutorado nas áreas de Ciência de Dados e Analítica Visual para atuar no projeto: “Análise e Predição de Crimes em Ambientes Urbanos – Ferramentas para Aperfeiçoar Políticas Públicas na Área de Segurança”. O projeto, financiado pela Fapesp (Agência de Financiamento de Pesquisa do Estado de São Paulo), tem como objetivo avançar pesquisas e técnicas de análise de dados espaço-temporais de crime, identificação de padrões criminais e predição de crimes. O projeto é em colaboração com a Fundação Getúlio Vargas – Rio de Janeiro / RJ, Brasil.

O pós-doutorando irá interagir com membros de ambas as instituições, mas estará sediado no ICMC-USP, São Carlos. Buscamos um colaborador de pós-doutorado altamente motivado! Curiosidade, criatividade, persistência e capacidade de trabalho colaborativo estão entre as principais habilidades que procuramos. Doutorado em ciências da computação, matemática aplicada ou áreas afins é necessário, com experiência comprovada e publicações de alta qualidade. Os candidatos devem ter habilidades avançadas de programação e um sólido histórico em ciência de dados e / ou técnicas de análise visual. Os candidatos devem ter concluído o doutorado nos últimos 7 anos. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo fornece o apoio financeiro com um salário mensal de R$ 8.479,20. Apoio financeiro também pode ser fornecido para cobrir as despesas de transporte para a mudança para São Carlos – Brasil. Um subsídio extra também é fornecido para cobrir participação em conferências e workshops altamente relevantes, viagens de pesquisa (limitado a 15% do valor anual da bolsa), compra de computadores e equipamentos necessários para o desenvolvimento das pesquisas. A posição é de um ano, mas pode ser prorrogada por mais um ano.

Candidatos são convidados a enviar uma carta de apresentação, curriculum vitae (incluindo o registro completo de publicações), bem como cartas de recomendação (pelo menos duas) por e-mail ao Dr. Luis Gustavo Nonato – gnonato@icmc.usp.br – (somente arquivos PDF) até o dia 30 de abril de 2022. Condição contratual: Bolsa da FAPESP no âmbito dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (RIDC-CeMEAI) (http://www.cemeai.icmc.usp.br).

Compartilhe