sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Compartilhe

Últimas edições

SBMAC em Foco – Ano 2022 – Nº 14 – 13/04/2022

AVISOS IMPORTANTES DA SBMAC

1.1. A SBMAC endossou a Carta de Princípios para o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que nasceu no Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Mais informações: https://www.sbmac.org.br/2022/04/declaracao-de-principios-quanto-a-constituicao-do-sncti-sistema-nacional-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao/

1.2. Prêmios SBMAC: A fim de divulgar a premiação de trabalhos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, a SBMAC iniciou a série “Premiados SBMAC”, que apresenta premiados(as) de diversas categorias e edições. O primeiro vídeo já foi publicado e os demais serão publicados às quartas e sextas em nosso canal do YouTubeInstagram e Facebook.

Se você foi premiado(a) e gostaria de gravar seu vídeo, escreva para comunicacao@sbmac.org.br.

A edição 2022 da premiação destina-se a trabalhos concluídos no período de 1º de abril de 2021 a 31 de março de 2022 que satisfaçam as exigências previstas no Regulamento Geral. O prazo para a submissão de candidaturas foi PRORROGADO para o dia 30 de abril de 2022. O prêmio na categoria Iniciação Científica homenageia a Profª. Beatriz Neves. Em 2022, os prêmios de Pós-Graduação, nas categorias Mestrado e Doutorado, homenagearão o Prof. Clóvis Caesar Gonzaga e o Prof. Marco Antonio Raupp, respectivamente.

Mais informações: https://www.sbmac.org.br/2022/04/submissao-de-trabalhos-para-premios-sbmac-prazo-prorrogado/

EVENTOS

2.1. 24th International Conference on Descriptional Complexity of Formal systems (DCFS 2022), August 29 – 31, 2022, Debrecen, Hungary. Submission deadline: April 24, 2022.

Mais informações: https://konferencia.unideb.hu/en/dcfs-2022

2.2. O 4º Encontro de Biomatemática (EncBioMat) será realizado entre os dias 26 e 29 de abril de 2022 no CEFET – Campus Maracanã/RJ. O prazo para submissão de trabalhos foi prorrogado para o dia 15 de fevereiro de 2022. O evento é planejado para ocorrer no formato presencial no CEFET – Campus Maracanã/RJ, mas poderá mudar para forma remota caso as restrições sanitárias inviabilizem o formato presencial. Pedimos que fiquem atentos(as) aos avisos!

Mais informações: https://encbiomat.wixsite.com/encbiomat ou através do e-mail: encbiomat@gmail.com.

Siga as redes sociais do EncBioMat: Instagram e Facebook.

2.3. Celebrando a Mulher na Matemática – Celebrating Women in Mathematics – CWinM 2022 será realizado entre os dias 9 e 13 de maio de 2022, no formato online.

Mais informações: http://www.dinamicas.im.ufrj.br/celebra-cwinm/

2.4. A 2ª edição do Festival Nacional da Matemática será realizada entre 29 de setembro e 1º de outubro de 2022, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. Além das oficinas, a programação conta exposições, cineclubes e palestras, além de quatro mesas redondas, uma novidade desta edição. O evento oferece um dia exclusivo para visitação de escolas na quinta-feira (29) e dois dias abertos ao público geral, na sexta (30) e no sábado (1º). As inscrições para as oficinas encerram-se no dia 15 de maio de 2022.

Mais informações: https://www.festivaldamatematica.org.br/

2.5. O VI Seminário Internacional de Estatística com R (SER) será realizado entre os dias 25 e 27 de maio de 2022 na modalidade remota.

Mais informações: https://ser.uff.br/

OPORTUNIDADES

3.1. O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC)um instituto de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), situado em Petrópolis, RJ, está com as inscrições do processo seletivo para preenchimento de vagas no seu curso de pós-graduação em Modelagem Computacional (mestrado e doutorado) abertas até o dia 11 de abril.

Ao todo, estão sendo oferecidas 14 vagas (8 para mestrado e 6 para doutorado). O Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional do LNCC (com conceito 6 na área interdisciplinar da CAPES) visa prover uma formação multidisciplinar em Ciência da Computação, Matemática Aplicada e Modelagem a Graduados em  Matemática, Física, Química, Engenharias, Computação, Biologia, Economia  ou outras áreas afins.

O processo seletivo será totalmente online e as matrículas dos selecionados deverão acontecer em junho ou setembro de 2022.

Mais informações: http://posgrad.lncc.br/pt-br/processo-de-selecao

3.2. Estão abertas as inscrições para a Rede de Apoio promovida pelo projeto GECET: Garotas nas Engenharias, Ciências Exatas e Tecnologias, para graduandas e pós-graduandas nas áreas de STEM (Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática).

Rede de apoio é saber que você tem pessoas com quem você pode contar, o GECET é um projeto de extensão que tem esse objetivo, ajudando e incentivando mulheres. Estamos com as inscrições abertas para a nossa Rede de Apoio, um espaço aberto para nos fortalecer, ajudar, aconselhar e compartilhar experiências com outras mulheres das áreas da STEM.

Se inscreva até dia 24 de abril através do link: https://docs.google.com/forms/d/1ECsVLHKBLZ2j_Ng3inSx_mjelcXcJrpSVDuCcatEqto/edit?usp=drivesdk

Vem, juntas somos mais fortes!

3.3. Special Issue “New Trends in Fusion Processes based on Aggregation and Pre-Aggregation Functions: Theory and applications”

A special issue of Axioms (ISSN 2075-1680). This special issue belongs to the section “Logic”. Deadline for manuscript submissions: 30 October 2022.

Mais informações:
https://www.mdpi.com/journal/axioms/special_issues/Aggregation_Functions

Compartilhe