sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Compartilhe

Últimas edições

SBMAC em Foco – Ano 2022 – Nº 16 – 27/04/2022

AVISOS IMPORTANTES DA SBMAC

1.1. A SBMAC tem o prazer de anunciar que a partir de sua edição de 2022 os Prêmios SBMAC nas categorias Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado serão apoiados com recursos provenientes exclusivamente dos royalties da revista Computational and Applied Mathematics da SBMAC.

Os valores dos prêmios monetários para cada categoria podem ser consultados pelo link: https://www.sbmac.org.br/2022/04/patrocinio-para-os-premios-sbmac-2022/

1.2. Prêmios SBMAC: A fim de divulgar a premiação de trabalhos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, a SBMAC iniciou a série “Premiados SBMAC”, que apresenta premiados(as) de diversas categorias e edições. O primeiro vídeo já foi publicado e os demais serão publicados às quartas e sextas em nosso canal do YouTubeInstagram e Facebook.

Se você foi premiado(a) e gostaria de gravar seu vídeo, escreva para comunicacao@sbmac.org.br.

A edição 2022 da premiação destina-se a trabalhos concluídos no período de 1º de abril de 2021 a 31 de março de 2022 que satisfaçam as exigências previstas no Regulamento Geral. O prazo para a submissão de candidaturas foi PRORROGADO para o dia 30 de abril de 2022. O prêmio na categoria Iniciação Científica homenageia a Profª. Beatriz Neves. Em 2022, os prêmios de Pós-Graduação, nas categorias Mestrado e Doutorado, homenagearão o Prof. Clóvis Caesar Gonzaga e o Prof. Marco Antonio Raupp, respectivamente.

Mais informações: https://www.sbmac.org.br/2022/04/submissao-de-trabalhos-para-premios-sbmac-prazo-prorrogado/

1.3. O Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC 2022) será realizado no formato presencial e virtual entre os dias 26 e 30 de setembro de 2022 na UNICAMP – Campinas – SP.

As inscrições estão abertas e os valores para participação presencial e virtual estão disponíveis na página: http://www.cnmac.org.br/novo/index.php/CNMAC/conteudo/2022/55/103

EVENTOS

2.1. Celebrando a Mulher na Matemática – Celebrating Women in Mathematics – CWinM 2022 será realizado entre os dias 9 e 13 de maio de 2022, no formato online.

Mais informações: http://www.dinamicas.im.ufrj.br/celebra-cwinm/

2.2. A 2ª edição do Festival Nacional da Matemática será realizada entre 29 de setembro e 1º de outubro de 2022, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. Além das oficinas, a programação conta exposições, cineclubes e palestras, além de quatro mesas redondas, uma novidade desta edição. O evento oferece um dia exclusivo para visitação de escolas na quinta-feira (29) e dois dias abertos ao público geral, na sexta (30) e no sábado (1º). As inscrições para as oficinas encerram-se no dia 15 de maio de 2022.

Mais informações: https://www.festivaldamatematica.org.br/

2.3. O VI Seminário Internacional de Estatística com R (SER) será realizado entre os dias 25 e 27 de maio de 2022 na modalidade remota.

Mais informações: https://ser.uff.br/

2.4. Será realizado de 10 a 12 de agosto de 2022, na Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, o VI Workshop Escola de Computação e Informação Quântica – WECIQ 2022, importante evento nacional que contará com a participação de ministrantes, palestrantes nacionais e internacionais. O WECIQ contempla as áreas de Computação e Informação Quântica, Segurança em Comunicação Quântica, Redes Quânticas, Eletrônica e Programação para Computação e Informação Quântica. O evento visa reunir pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação (Computação, Engenharia Elétrica, Física, Matemática, etc.), profissionais que atuam nestas áreas e demais interessados na compreensão da utilização da Mecânica Quântica na computação, comunicação e segurança computacional, bancos, empresas, etc.

Mais informações: https://www.unifal-mg.edu.br/weciq/

OPORTUNIDADES

3.1. Estão abertas, até 13 de maio, as inscrições para o Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon 2020. A iniciativa reconhece a melhor tese de doutorado na área de matemática defendida no Brasil no ano anterior, considerando os quesitos originalidade e qualidade.

A premiação concede R$ 3 mil ao vencedor e é organizada pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Para se inscrever, o autor ou orientador do trabalho deve preencher o formulário disponível no link: https://www.jotform.com/form/221006545978662. A cerimônia de premiação será realizada no dia 26 de setembro de 2022, às 14 horas, no auditório Fernão Stella Rodrigues Germano do ICMC.

Mais informações: https://www.icmc.usp.br/pos-graduacao/ppgmat/premio-gutierrez

3.2. O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas para o Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional (PPG-CCMC). São oferecidas, ao todo, 58 vagas para mestrado, 57 para doutorado e 15 para doutorado direto.

As inscrições podem ser realizadas até dia 20 de maio acessando o site do Programa: https://www.icmc.usp.br/pos-graduacao/ppgccmc/ingresso. Para se inscrever no doutorado, os estudantes deverão ter o título de mestre homologado até a data de matrícula. Enquanto para o doutorado direto e o mestrado, os alunos devem ter completado cursos de graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Matemática, Estatística e áreas afins, além de realizar a colação de grau até a data de matrícula.

3.3. Estão abertas as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPG-MAT) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Os candidatos podem se inscrever até o dia 24 de maio. São oferecidas 20 vagas em cada modalidade, e os selecionados irão ingressar nas atividades em agosto de 2022.

As inscrições podem ser efetuadas diretamente no site do Programa (https://www.icmc.usp.br/pos-graduacao/ppgmat/ingresso). Todos os detalhes referentes à seleção também podem ser encontrados no Edital 035/2022, para mestrado, e no  Edital 034/2022, para o doutorado.

Compartilhe