Notícias (

06/04/2022

)
SBMAC replicará treinamento voltado para a liderança feminina

Parceria com o British Council contemplará até 40 pessoas

A Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) está com mais uma novidade para o público feminino. A entidade foi selecionada pelo British Council e, por meio do Comitê Mulheres na Matemática Aplicada e Computacional, irá oferecer um treinamento especial em tecnologia.

O programa Mulheres em Tech – Lideranças Inclusivas é focado para aquelas que desejam desenvolver suas habilidades de liderança e avançar em suas carreiras. O público-alvo são pesquisadoras e/ou profissionais da área das Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), que estudarão um total de 12 módulos de forma totalmente virtual.

O treinamento será realizado no Brasil, seguindo uma série de métodos que foram desenvolvidos em 2019 e 2020 como parte do Programa Mulheres na Ciência e em parceria com o Programa DICE (Developing Inclusive and Creative Economies). Ao todo, até 40 mulheres poderão participar deste grupo que será formado pela SBMAC.

Para participar do treinamento, as interessadas devem ser associadas à SBMAC. Mulheres que fazem parte do Comitê Temático de Mulheres da SBMAC terão prioridade. Os detalhes sobre o processo de seleção, datas e cronograma final ainda estão em discussão e em breve serão divulgados pela SBMAC e pelo Comitê de Mulheres da SBMAC nos nossos meios oficiais de comunicação.

“Iniciativas voltadas para questões de liderança feminina são extremamente importantes como forma de superar as dificuldades que as mulheres enfrentam para que consigam se manter e principalmente ascender em suas carreiras. A falta de representatividade feminina é muito intensa nas ciências exatas em geral, e ainda mais forte quando nos referimos à tecnologia. Números tão discrepantes são uma barreira para o desenvolvimento tecnológico como um todo. Precisamos de mais pessoas atuando nesta área, e, principalmente, mais mulheres ocupando estes espaços. O treinamento oferecido pelo British Council é uma oportunidade excelente para discutir caminhos para viabilizar uma liderança feminina mais representativa, consolidar redes de apoio, aprofundar-nos em questões de empreendedorismo e acesso ao capital. Além disso, a iniciativa contribui para a compreensão da diversidade como forma de aumento de produtividade em todos os meios, inclusive o acadêmico”, comemora a professora Evelise Freire, da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e 1ª Secretária do Comitê de Mulheres da SBMAC.

Compartilhe:

2022

CONFIRA NOSSOS DESTAQUES

A SBMAC cria um ambiente propício para o intercâmbio de ideias e experiências entre pesquisadores(as), profissionais e estudantes das mais diversas áreas da Matemática Aplicada e Computacional. Parte importante de nossas atividades é dar destaque, através de prêmios e publicações, à pesquisa desenvolvida na área pela comunidade científica.