sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

SBMAC e FGV EMAp organizam o 1º Congresso Latino-Americano de Matemática Industrial e Aplicada

Evento será realizado no Rio de Janeiro no início de 2023

A Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), em parceria com a Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGV EMAp), realizará, em 2023, no Rio de Janeiro, o primeiro Congresso Latino-Americano de Matemática Industrial e Aplicada (LACIAM). O objetivo é unificar esforços para consolidar e fortalecer os avanços alcançados pela Matemática e suas aplicações ao redor do mundo, além de ser um reconhecimento da crescente presença da Matemática Aplicada e Computacional em diferentes áreas de atuação.

O evento terá apoio de diversas Sociedades, Instituições e grupos de toda a América Latina e será realizado entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro no Centro Cultural da FGV. A programação contará com sessões temáticas, conferências, apresentações de pôsteres e painéis. Nesta primeira edição, o foco será na participação de jovens pesquisadores e na criação de redes colaborativas entre os grupos de pesquisa existentes principalmente na região, mas ressaltando também as colaborações com outros países do mundo.

Membra do Comitê Organizador do evento, Liliane Basso Barichello, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Officer-at-Large do International Council for Industrial and Applied Mathematics (ICIAM), afirmou que o Congresso vai ao encontro das metas do Conselho para a América Latina.

“Conectar grupos e instituições que trabalham com Matemática Aplicada na América Latina é um dos objetivos do evento e se alinha muito com os objetivos do ICIAM para a região, sempre buscando o desenvolvimento e a consolidação desta área e principalmente voltando a atenção para o desenvolvimento da Matemática Industrial”, analisa.

A professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) Ana Shirley Ferreira da Silva será a responsável por um dos minicursos disponíveis na programação. Ela é Doutora em Matemática e Informática pela Université de Grenoble, da França, além de Mestra e Bacharel em Ciências da Computação pela própria UFC. Além disso, tem Pós-doutorado pela Centrum Wiskunde & Informatica (CWI), em Amsterdã, na Holanda.

Entre 2019 e 2021, foi membra da Comissão de Gênero e Diversidade da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC). Tem experiência na área de combinatória e teoria dos grafos, atuando principalmente nos temas de coloração e variantes, complexidade computacional e também em grafos temporais.

Para as palestras, já estão confirmados 11 especialistas de várias partes do mundo. Dentre eles, Wil Schilders, Presidente eleito do ICIAM; Alvaro Jose Riascos Villegas, da Universidad de los Andes & Quantil, na Colômbia; o professor José Luis Aragón Vera, do Centro de Física Aplicada y Tecnología Avanzada, e a professora Susana Gómez, do Instituto de Matemáticas Aplicadas e Sistemas, ambos da UNAM, no México; a professora Soledad Villar, da Johns Hopkins University, dos Estados Unidos. Para conferir a lista completa de palestrantes, basta acessar o site do LACIAM.

Segundo Maria Soledad Aronna, Presidente do Comitê Organizador do evento, além de ser o primeiro congresso do tipo na área, haverá um ótimo equilíbrio de palestrantes de várias sub-áreas da Matemática Aplicada e Industrial. A professora da FGV EMAp também comentou sobre as expectativas quanto à receptividade dos grupos latinoamericanos com a realização e a programação do evento.

“Muitos grupos de vários países da América Latina vão propor sessões especiais, que incluem também colegas de fora da região, como da França, Itália e Canadá. Espera-se bastante participação de Equador, Chile, Argentina e México, além do Brasil”, afirma.

Os interessados poderão realizar suas inscrições em breve. As datas e formulários de inscrição no evento serão divulgadas no site do LACIAM e nas redes sociais da SBMAC.

Pôsteres e sessões especiais

O Comitê Organizador do LACIAM 2023 receberá, até o dia 31 de agosto deste ano, resumos de interessados em apresentar pôsteres no evento. Os autores serão notificados da aprovação ou não do trabalho até o próximo dia 30 de setembro. Quanto à submissão de propostas de sessões especiais, o prazo é o dia 5 de agosto de 2022. Espera-se que as decisões sobre a proposta das sessões sejam tomadas e comunicadas até 31 de agosto. Propostas e demais dúvidas devem ser enviadas para sbmac@sbmac.org.br com o assunto LACIAM/sessões até 5/8/2022. Para mais detalhes e informações, acesse o site do evento.

Compartilhe