Notícias (

19/09/2022

)
SBM divulga edital para próxima edição do Profmat

A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) divulgou no último dia 30 de agosto o edital oficial para ingresso no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat). Formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior (IES) colaboradoras, o Profmat é um programa de mestrado profissional na área de Matemática com oferta em todo Brasil.

Financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Profmat conta com apoio Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e tem como objetivo proporcionar formação matemática aprofundada e relevante para o exercício da docência na educação básica, especialmente para professores de escolas públicas que busquem aprimoramento da formação profissional. 

Após a publicação do edital, as inscrições serão iniciadas através do site do Profmat na próxima segunda-feira, dia 5 de setembro de 2022, e seguirão abertas até às 17h do dia 3 de outubro de 2022. Ao todo, serão ofertadas 1400 vagas em 104 campi de 82 Instituições Associadas para ingresso no programa em março de 2023 com valor de inscrição de R$82,00. 

A distribuição de vagas será feita da seguinte forma: primeiro, haverá uma lista geral de aprovados e depois uma lista de espera em cada IES. No caso de não preenchimento de vagas pelos classificados, será feita uma reclassificação para atender à lista de espera, que dará prioridade aos candidatos que sejam professores das redes públicas de educação básica. 

O atendimento dessa lista de espera é na mesma Instituição. Se uma instituição oferta 20 vagas e tem em sua lista de classificados 30 candidatos, essa IES poderá receber mais vagas para atender ao número de classificados totais, divulgando uma reclassificação, mas sempre dando prioridade à rede pública. Depois disso, possíveis vagas remanescentes serão repassadas a professores da rede privada.

O exame será realizado no dia 22 de outubro, com início previsto para às 14h e término às 17h. As Comissões Acadêmicas Institucionais de cada IES serão as responsáveis por divulgar, até o dia 14 de outubro, o local de realização da prova para cada campus. 

A avaliação, que busca aferir o domínio matemático dos candidatos, terá 30 questões de múltipla escolha. O exame irá avaliar os conhecimentos numéricos, geométricos, de estatística e probabilidade, algébricos e algébricos/geométricos dos inscritos. Para mais detalhes sobre o cronograma do Profmat, acesse o edital na íntegra.

Profmat da SBM

Atualmente, a SBM já oferece o Profmat na modalidade de mestrado profissional, com mais de 6500 titulados em diversas Universidades do país.  O programa, além de recomendado pela Capes, também foi reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e validado pelo Ministério da Educação com nota 5, a nota máxima para programas de mestrado. 

O Profmat é gratuito e é assegurado pelas IES que integram a Rede Nacional do Profmat, denominadas de Instituições Associadas. São elas as responsáveis pela coordenação das atividades do mestrado em seus respectivos locais de ensino.

Compartilhe:

2022

CONFIRA NOSSOS DESTAQUES

A SBMAC cria um ambiente propício para o intercâmbio de ideias e experiências entre pesquisadores(as), profissionais e estudantes das mais diversas áreas da Matemática Aplicada e Computacional. Parte importante de nossas atividades é dar destaque, através de prêmios e publicações, à pesquisa desenvolvida na área pela comunidade científica.