sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Compartilhe

Últimas edições

SBMAC em Foco – Ano 2023 – Nº 08 – 22/02/2023

AVISOS IMPORTANTES DA SBMAC

1.1. A SBMAC tem uma longa tradição no reconhecimento de trabalhos de excelência, nas diversas áreas de Matemática Aplicada e Computacional, realizados por estudantes nas categorias Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado.

prêmio na categoria Iniciação Científica homenageia a Profa. Beatriz Neves e os prêmios de Pós-Graduação, nas categorias Mestrado e Doutorado, homenageiam o Prof. Clóvis Caesar Gonzaga e o Prof. Marco Antonio Raupp, respectivamente.

Mais informações

1.2. SBMAC divulga novo site e nova plataforma de associados.

A anuidade de 2023 está disponível para pagamento por pix, cartão de crédito e boleto bancário.

Mais informações

1.3. O XI Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional do Rio Grande do Sul (XI ERMAC-RS) será realizado entre os dias 28 e 30 de junho de 2023 em Pelotas, RS. O evento tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento e a divulgação da pesquisa realizada em Matemática Aplicada e Computacional, compreendida de maneira ampla, através da integração de estudantes, profissionais, pesquisadoras e pesquisadores das mais diversas instituições de ensino, de inovação, de desenvolvimento e de pesquisa, ensino e extensão.

programação contará com seminários, mesas redondas, minicursos, apresentação de trabalhos, relato de experiências de ensino e extensão e fóruns de discussão.

O prazo para submissão de trabalhos encerra-se no dia 31 de março de 2023.

Mais informações

1.4. A SBMAC em 2023 fará BONITO!

A 42ª edição do CNMAC acontecerá de 18 a 22 de Setembro em Bonito/MS, com organização da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Venham participar do CNMAC! É uma grande oportunidade para discutir e aprender sobre assuntos relacionados à Matemática Aplicada e Computacional em vários níveis, com atividades dedicadas a professores(as) do ensino básico, cobrindo desde a graduação até a pesquisa científica de ponta comunicada por pesquisadores(as) com grande experiência na área. 

Mais informações

1.5. A Escola de Matemática da América Latina e Caribe – EMALCA-MS-Brasil será realizada de 11 a 22 de setembro de 2023.

A primeira semana, de 11 a 16 de setembro de 2023, será realizada no Instituto de Matemática (INMA) da UFMS na cidade de Campo Grande-MS, e a segunda semana, de 18 a 22 de setembro de 2023, no Centro de Convenções na cidade de Bonito-MS dentro da programação do CNMAC.

Mais informações

1.6. Prizes, Prizes, Prizes! In this issue of ICIAM Dianoia you will find the announcement of September 19 giving the list of winners of the 2023 ICIAM prizes – including the first awarding of the new ICIAM Industry Prize.

There are also reports from ICIAM and ISC committees, and on a new EU-MATHS-IN project.

More information

EVENTOS

2.1. 15th International Conference on Reversible Computation (RC), July 18 – July 19, 2023, Giessen, Germany. Submission deadline: February 20th, 2023 AOE (extended and strict).

Mais informações:https://reversible-computation-2023.github.io/site/index.html

2.2. O XVII Encontro Cientifico de Pós-Graduandos do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica será realizado entre os dias 11 e 14 de abril de 2023, de forma presencial no IMECC – UNICAMP, em Campinas, São Paulo.O evento acontece anualmente e é organizado pelos alunos de pós-graduação do IMECC.

O encontro oferece minicursos, palestras com professores/pesquisadores renomados, mesas redondas de grande interesse e muitas outras atividades.

Mais informações:https://www.ime.unicamp.br/~encpos/?p=home

2.3. O 5º Encontro de Biomatemática (EncBioMat) será realizado entre os dias 23 e 26 de maio de 2023 em Belo Horizonte-MG, no CEFET.

Mais informações:https://encbiomat.wixsite.com/encbiomat ou através do email:encbiomat@gmail.com.

Siga as redes sociais do EncBioMat:
https://www.instagram.com/encbiomat/ e
https://web.facebook.com/encbiomat?_rdc=1&_rdr.

2.4. Estão abertas as inscrições da 27ª Escola em Dinâmica Orbital e Planetologia. A escola é organizada pelo Grupo de Dinâmica Orbital & Planetologia da UNESP e será realizada no período de 27 de fevereiro a 03 de março de 2023 na UNESP no campus de Guaratinguetá/SP.

A Escola visa difundir e divulgar conceitos básicos e temas atuais em Dinâmica Orbital e Planetologia para graduandos e graduados na área de ciências exatas e engenharia, e professores do ensino fundamental e médio. Na 27ª Escola de Verão constará dois minicursos (Mecânica Celeste e Astronomia Fundamental) e um conjunto de palestras, além de aulas práticas e observação com telescópio. Entre os tópicos das palestras teremos: ambiente espacial, anéis, aprendizagem de máquina, asteroides, astronomia observacional,  dinâmica orbital, planetas extrasolares, satélites, sistema solar, veículos espaciais e outras. Teremos também uma noite de reconhecimento do céu e observação com telescópio.

As aulas serão ministradas nos períodos da manhã e tarde todos os dias. O certificado de conclusão é fornecido a todos que tiverem 75% de presença.

Mais informações:http://www.escola.dinamicaorbital.org/

2.5. O evento “A Pós-Graduação Interdisciplinar em Modelagem Computacional: Olhando para o Futuro” será realizado de forma HÍBRIDA entre os dias 13 e 14 de março de 2023. O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional do Laboratório Nacional de Computação Científica (PPG-LNCC), uma unidade de pesquisa do MCTI, situado em Petrópolis, RJ.

O PPG-LNCC foi criado em 2000, sendo um dos pioneiros na área interdisciplinar/multidisciplinar da CAPES. Recentemente, na Avaliação Quadrienal 2017-2020 o PPG-LNCC recebeu o conceito 7 da CAPES. Portanto, os objetivos gerais do evento, além de celebrar essa grande conquista, também é o de discutir e apresentar:

– a importância da interdisciplinaridade na formação dos discentes e o impacto nas suas profissões  via a participação dos egressos do PPG-LNCC, que estão em empresas privadas, públicas e no meio científico-acadêmico;

– o novos rumos da área interdisciplinar via a participação dos coordenadores da área, com a participação do coordenador e do coordenador-adjunto da área interdisciplinar.

A inscrição no evento é gratuita e pode ser feita até o dia 14 de março de 2023.

As transmissões acontecerão pelo Canal do LNCC no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCD5S2EfH6z0SKeO1YCNztzg 

Mais informações: https://www.even3.com.br/pg-olhandoparaofuturo/ 

2.6. Entre os dias 08 e 11 de Maio de 2023 acontece o IX Congresso de Matemática Aplicada, Computacional e Industrial – MACI na cidade de Santa Fe na Argentina.

Fecha límite para el envío de trabajos: 6 de febrero de 2023.

Notificación de aceptación de trabajos: 1° de marzo de 2023.

Mais informações:https://asamaci.org.ar/maci2023/

2.7. The Brazil-China Joint Mathematical Meeting will take place in the JL Hotel by Bourbon in Foz do Iguaçu, Brazil, on July 17th – 21st, 2023

Important dates:

Abstract/poster, contributed talk submission: Feb., 1st — Mar., 1st, 2023

Abstract acceptance notice: Apr., 1st, 2023

Early registration: Mar., 1st — Jun., 1st, 2023

Registration: Jul., 1st, 2023

Conference: Jul., 17-21, 2023

Mais informações: https://sbm.org.br/jointmeeting-china/  

2.8. The XVI Latin American Congress of Probability and Mathematical Statistics that will take place on July 10-14, 2023, in São Paulo, SP, Brazil.

Registration and abstract submission for the XVI CLAPEM are now open! All submissions must be sent by completing the registration form.

Find more information and the guidelines for abstract submissions on the web page: http://www.ime.usp.br/~16clapem

2.9. The 23rd International Conference on Computational Science and Its Applications (ICCSA 2023) will be held on July 3 – 6, 2023 in collaboration with the National Technical University of Athens and University of the Aegean, Athens, Greece.

March 26, 2023: Deadline for abstract and paper submission to the General Tracks. Workshops may have their own deadline.

Mais informações:https://iccsa.org/

OPORTUNIDADES

3.1. O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está oferecendo uma vaga de pós-doutorado em matemática na área de teoria de singularidades e sistemas dinâmicos. O projeto será desenvolvido em colaboração com a professora Miriam Manoel, do ICMC e com o professor Fernando Antoneli Jr, da Unifesp, membros da equipe do projeto temático Novas Fronteiras na Teoria de Singularidades, que é coordenado pela professora Regilene dos Santos Oliveira, do ICMC.

O candidato deve ter obtido o doutorado nos últimos sete anos e apresentar um projeto nas linhas de bifurcações e singularidades de sistemas dinâmicos aplicados à biologia. 

As inscrições devem ser realizadas até o dia 28 de fevereiro de 2023 por meio do formulário online disponível na página: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeed_yHkWfV6VK9vyAVEP5quFbPZX1teAPXkWBgv-5Qab3pbw/viewform.

Será solicitado o envio de carta de interesse, currículo, proposta de pesquisa e dois nomes com respectivos contatos para eventual solicitação de recomendação. O processo seletivo consistirá de análise dos documentos e de entrevista online a ser feita entre os dias 13 e 17 de março. As atividades do bolsista terão início no dia 1 de abril.

Mais informações: https://sbm.org.br/blog/2022/12/14/bolsa-de-pd-em-matematica-sistemas-dinamicos-e-singularidades-aplicados-a-biologia/ 

3.2. O Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada (PPGMAp) da UFRGS abre chamada emergencial para a seleção de doutorado com bolsa do Programa PDPG/CAPES, com duração de 36 meses, a partir de março de 2023.

A inscrição é feita segundo as regras do edital de fluxo contínuo: https://www.ufrgs.br/ppgmap/wp-content/uploads/2022/04/Edital-Doutorado-2022.pdf

Calendário:

– até 28/02/2023 – manifestação de interesse pelo e-mail ppgmap@mat.ufrgs.br

– até 06/03/2023 – envio da documentação completa.

Sobre o PPGMAp:

O PPGMAp oferece Doutorado em Matemática Aplicada desde 2001. Suas linhas de pesquisa são:

– Análise Aplicada; Dinâmica de Fluidos;  Teoria de Transporte de Partículas;  Sistemas Não-lineares e Biomatemática; Vibrações, Controle, Sistemas e Sinais; Matemática Discreta.

Para mais informações sobre o programa e para contatos dos professores, consulte o site do PPGMAp: https://www.ufrgs.br/ppgmap/

Em caso de dúvidas sobre essa chamada, contatar o PPGMAp pelo e-mail ppgmap@mat.ufrgs.br.

3.3. O Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC (unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI), está com chamada aberta para submissão de novos projetos para uso do Supercomputador Santos Dumont.

O prazo para apresentação das propostas de uso é até o dia 29 de novembro de 2023.

Além do SDumont, as propostas podem propor também o uso dos supercomputadores Lobo Carneiro – LoboC, instalado na COPPE/UFRJ, e Lovelace, instalado no CENAPAD-SP/Unicamp.

Para submissão de propostas acesse o site: https://sdumont.lncc.br/call.php?pg=call

Compartilhe