sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Compartilhe

Últimas edições

SBMAC em Foco – Ano 2023 – Nº 09 – 01/03/2023

AVISOS IMPORTANTES DA SBMAC

1.1. A Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) convida os interessados a se associar ou renovar sua associação por meio do pagamento da anuidade de 2023.

As anuidades nos ajudam a enfrentar desafios e a construir um ambiente propício para o desenvolvimento e a expansão da Matemática Aplicada e Computacional em todo o país, contribuindo com diversas atividades.

Mais informações

1.2. A SBMAC receberá candidaturas de realização do CNMAC 2025 de acordo com o seguinte cronograma:

  • 01/03/2023 a 31/06/2023 – Período de submissão de pré-propostas para o CNMAC 2025
  • 01/07/2023 a 31/07/2023 – Classificação das candidaturas pelo Conselho da SBMAC, com base nas pré-propostas apresentadas.
  • Setembro de 2023 – Resultado da análise das candidaturas pelo Conselho e homologação da proposta aprovada pela Assembleia da SBMAC durante o CNMAC 2023.

Mais informações

1.3. Com mais de quatro décadas de existência, a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC)é uma das principais responsáveis pela promoção, desenvolvimento e disseminação da área no Brasil e na América Latina. Fundada no dia 1º de novembro de 1978, durante o Primeiro Simpósio Nacional de Cálculo Numérico, em Minas Gerais, a SBMAC chega ao seu 44º aniversário com uma história vasta e uma relevância importantíssima.

Para contar todas essas histórias, a SBMAC criou a série documental “Memória SBMAC”. Personalidades que fizeram parte da Sociedade desde os primórdios contam sobre a trajetória que percorreram, os desafios pessoais enfrentados e os frutos colhidos em prol da matemática aplicada.

Confira o oitavo episódio da série, com Socorro Rangel

1.4. Estão abertas as inscrições para a edição de 2023 do Prêmio Elon Lages Lima, honraria concedida pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) em conjunto com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

O objetivo é promover e estimular a produção bibliográfica nacional em Matemática e Aplicações devotada à formação e à difusão de conhecimentos na área.

Mais informações

1.5. A SBMAC em 2023 fará BONITO!

A 42ª edição do CNMAC acontecerá de 18 a 22 de Setembro em Bonito/MS, com organização da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Venham participar do CNMAC! É uma grande oportunidade para discutir e aprender sobre assuntos relacionados à Matemática Aplicada e Computacional em vários níveis, com atividades dedicadas a professores(as) do ensino básico, cobrindo desde a graduação até a pesquisa científica de ponta comunicada por pesquisadores(as) com grande experiência na área. 

O prazo para submissão de trabalhos encerra-se no dia 15 de março de 2023.

Mais informações

1.6. O XI Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional do Rio Grande do Sul (XI ERMAC-RS) será realizado entre os dias 28 e 30 de junho de 2023 em Pelotas, RS. O evento tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento e a divulgação da pesquisa realizada em Matemática Aplicada e Computacional, compreendida de maneira ampla, através da integração de estudantes, profissionais, pesquisadoras e pesquisadores das mais diversas instituições de ensino, de inovação, de desenvolvimento e de pesquisa, ensino e extensão.

programação contará com seminários, mesas redondas, minicursos, apresentação de trabalhos, relato de experiências de ensino e extensão e fóruns de discussão.

O prazo para submissão de trabalhos encerra-se no dia 31 de março de 2023.

Mais informações

1.7. A SBMAC tem uma longa tradição no reconhecimento de trabalhos de excelência, nas diversas áreas de Matemática Aplicada e Computacional, realizados por estudantes nas categorias Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado.

prêmio na categoria Iniciação Científica homenageia a Profa. Beatriz Neves e os prêmios de Pós-Graduação, nas categorias Mestrado e Doutorado, homenageiam o Prof. Clóvis Caesar Gonzaga e o Prof. Marco Antonio Raupp, respectivamente.

Mais informações

1.8. A Escola de Matemática da América Latina e Caribe – EMALCA-MS-Brasil será realizada de 11 a 22 de setembro de 2023.

A primeira semana, de 11 a 16 de setembro de 2023, será realizada no Instituto de Matemática (INMA) da UFMS na cidade de Campo Grande-MS, e a segunda semana, de 18 a 22 de setembro de 2023, no Centro de Convenções na cidade de Bonito-MS dentro da programação do CNMAC

Mais informações

1.9. Prizes, Prizes, Prizes! In this issue of ICIAM Dianoia you will find the announcement of September 19 giving the list of winners of the 2023 ICIAM prizes – including the first awarding of the new ICIAM Industry Prize.

There are also reports from ICIAM and ISC committees, and on a new EU-MATHS-IN project.

More information

EVENTOS

2.1. O evento “A Pós-Graduação Interdisciplinar em Modelagem Computacional: Olhando para o Futuro” será realizado de forma HÍBRIDA entre os dias 13 e 14 de março de 2023. O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional do Laboratório Nacional de Computação Científica (PPG-LNCC), uma unidade de pesquisa do MCTI, situado em Petrópolis, RJ.

O PPG-LNCC foi criado em 2000, sendo um dos pioneiros na área interdisciplinar/multidisciplinar da CAPES. Recentemente, na Avaliação Quadrienal 2017-2020 o PPG-LNCC recebeu o conceito 7 da CAPES. Portanto, os objetivos gerais do evento, além de celebrar essa grande conquista, também é o de discutir e apresentar:

– a importância da interdisciplinaridade na formação dos discentes e o impacto nas suas profissões  via a participação dos egressos do PPG-LNCC, que estão em empresas privadas, públicas e no meio científico-acadêmico;

– o novos rumos da área interdisciplinar via a participação dos coordenadores da área, com a participação do coordenador e do coordenador-adjunto da área interdisciplinar.

A inscrição no evento é gratuita e pode ser feita até o dia 14 de março de 2023.

As transmissões acontecerão pelo Canal do LNCC no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCD5S2EfH6z0SKeO1YCNztzg 

Mais informações: https://www.even3.com.br/pg-olhandoparaofuturo/ 

2.2. The 23rd International Conference on Computational Science and Its Applications (ICCSA 2023) will be held on July 3 – 6, 2023 in collaboration with the National Technical University of Athens and University of the Aegean, Athens, Greece.

March 26, 2023: Deadline for abstract and paper submission to the General Tracks. Workshops may have their own deadline.

Mais informações:https://iccsa.org/

2.3. O XVII Encontro Cientifico de Pós-Graduandos do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica será realizado entre os dias 11 e 14 de abril de 2023, de forma presencial no IMECC – UNICAMP, em Campinas, São Paulo. O evento acontece anualmente e é organizado pelos alunos de pós-graduação do IMECC.

O encontro oferece minicursos, palestras com professores/pesquisadores renomados, mesas redondas de grande interesse e muitas outras atividades.

Mais informações:https://www.ime.unicamp.br/~encpos/?p=home

2.4. Entre os dias 08 e 11 de Maio de 2023 acontece o IX Congresso de Matemática Aplicada, Computacional e Industrial – MACI na cidade de Santa Fe na Argentina.

Mais informações:https://asamaci.org.ar/maci2023/

2.5. O 5º Encontro de Biomatemática (EncBioMat) será realizado entre os dias 23 e 26 de maio de 2023 em Belo Horizonte-MG, no CEFET.

Mais informações:https://encbiomat.wixsite.com/encbiomat ou através do email:encbiomat@gmail.com.

Siga as redes sociais do EncBioMat:
https://www.instagram.com/encbiomat/ e
https://web.facebook.com/encbiomat?_rdc=1&_rdr.

2.6. The XVI Latin American Congress of Probability and Mathematical Statistics that will take place on July 10-14, 2023, in São Paulo, SP, Brazil.

Registration and abstract submission for the XVI CLAPEM are now open! All submissions must be sent by completing the registration form.

Find more information and the guidelines for abstract submissions on the web page: http://www.ime.usp.br/~16clapem

2.7. The Brazil-China Joint Mathematical Meeting will take place in the JL Hotel by Bourbon in Foz do Iguaçu, Brazil, on July 17th – 21st, 2023

Important dates:

Abstract acceptance notice: Apr., 1st, 2023

Early registration: Mar., 1st — Jun., 1st, 2023

Registration: Jul., 1st, 2023

Conference: Jul., 17-21, 2023


Mais informações: https://sbm.org.br/jointmeeting-china/  

2.8. 15th International Conference on Reversible Computation (RC), July 18 – July 19, 2023, Giessen, Germany. 

Mais informações:https://reversible-computation-2023.github.io/site/index.html

OPORTUNIDADES

3.1. Se encuentra abierta la recepción de manuscritos para el número de abril 2023 de la Revista Modelamiento Matemático de Sistemas Biológicos (MMSB).  La comunidad científica interesada en biomatemática está invidada a presentar trabajos a través de sistema de envíos de la revista.

La Revista Modelamiento Matemático de Sistemas Biológicos (MMSB) es una publicación del Departamento de Matemática de la Universidad Tecnológica Metropolitana, Santiago, Chile. MMSB publica trabajos originales e inéditos, en inglés o español, que incrementen el conocimiento y comprensión de sistemas biológicos a través del modelamiento matemático como herramienta principal de análisis. Las áreas temáticas de la revista son: Dinámica de poblaciones, Sustentabilidad, Biodiversidad, Epidemiología de enfermedades infecciosas y no infecciosas, Biotecnología, Biomateriales, Neurociencia, Genética, Fisiología, Biología celular, u otros temas de origen biológico que puedan ser modelados y estudiados matemáticamente. La revista promueve el acceso al conocimiento de manera democrática y sin fines de lucro, por lo tanto no efectúa cobros por publicación a los autores ni cobros de acceso a los lectores, tampoco restringe la libre circulación de sus artículos (sin embargo, siempre se debe referenciar correctamente a la fuente).

Conozca en detalles las políticas editoriales.

Consultas pueden ser enviadas al correo electrónico revista.mmsm@utem.cl.

3.2. Postdoctoral Position in the Chair of Computational Mathematics – University of Deusto in Bilbao (Spain).

Deadline for receipt of applications: March 03, 2023.

Mais informações:https://deusto.talentclue.com/en/node/94385781

3.3. O Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC (unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI), está com chamada aberta para submissão de novos projetos para uso do Supercomputador Santos Dumont.

O prazo para apresentação das propostas de uso é até o dia 29 de novembro de 2023.

Além do SDumont, as propostas podem propor também o uso dos supercomputadores Lobo Carneiro – LoboC, instalado na COPPE/UFRJ, e Lovelace, instalado no CENAPAD-SP/Unicamp.

Para submissão de propostas acesse o site: https://sdumont.lncc.br/call.php?pg=call

Compartilhe