sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Compartilhe

Últimas edições

SBMAC em Foco – Ano 2023 – Nº 11 – 15/03/2023

AVISOS IMPORTANTES DA SBMAC

1.1. A SBMAC em 2023 fará BONITO! A 42ª edição do CNMAC acontecerá de 18 a 22 de Setembro em Bonito/MS, com organização da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Venham participar do CNMAC! É uma grande oportunidade para discutir e aprender sobre assuntos relacionados à Matemática Aplicada e Computacional em vários níveis, com atividades dedicadas a professores(as) do ensino básico, cobrindo desde a graduação até a pesquisa científica de ponta comunicada por pesquisadores(as) com grande experiência na área.

prazo para submissão de trabalhos foi PRORROGADO para o dia 31 de março de 2023.

Mais informações

1.2. A SBMAC receberá candidaturas de realização do CNMAC 2025 de acordo com o seguinte cronograma:

  • 01/03/2023 a 31/06/2023 – Período de submissão de pré-propostas para o CNMAC 2025
  • 01/07/2023 a 31/07/2023 – Classificação das candidaturas pelo Conselho da SBMAC, com base nas pré-propostas apresentadas.
  • Setembro de 2023 – Resultado da análise das candidaturas pelo Conselho e homologação da proposta aprovada pela Assembleia da SBMAC durante o CNMAC 2023.

Mais informações

1.3. Estão abertas as inscrições para a edição de 2023 do Prêmio Elon Lages Lima, honraria concedida pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) em conjunto com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

O objetivo é promover e estimular a produção bibliográfica nacional em Matemática e Aplicações devotada à formação e à difusão de conhecimentos na área.

Mais informações

1.4. A Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) convida os interessados a se associar ou renovar sua associação por meio do pagamento da anuidade de 2023.

As anuidades nos ajudam a enfrentar desafios e a construir um ambiente propício para o desenvolvimento e a expansão da Matemática Aplicada e Computacional em todo o país, contribuindo com diversas atividades.

Mais informações

1.5. O XI Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional do Rio Grande do Sul (XI ERMAC-RS) será realizado entre os dias 28 e 30 de junho de 2023 em Pelotas, RS. O evento tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento e a divulgação da pesquisa realizada em Matemática Aplicada e Computacional, compreendida de maneira ampla, através da integração de estudantes, profissionais, pesquisadoras e pesquisadores das mais diversas instituições de ensino, de inovação, de desenvolvimento e de pesquisa, ensino e extensão.

programação contará com seminários, mesas redondas, minicursos, apresentação de trabalhos, relato de experiências de ensino e extensão e fóruns de discussão.

O prazo para submissão de trabalhos encerra-se no dia 31 de março de 2023.

Mais informações

1.6. A SBMAC tem uma longa tradição no reconhecimento de trabalhos de excelência, nas diversas áreas de Matemática Aplicada e Computacional, realizados por estudantes nas categorias Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado.

prêmio na categoria Iniciação Científica homenageia a Profa. Beatriz Neves e os prêmios de Pós-Graduação, nas categorias Mestrado e Doutorado, homenageiam o Prof. Clóvis Caesar Gonzaga e o Prof. Marco Antonio Raupp, respectivamente.

As submissões vão até 02 de maio de 2023.

Mais informações

1.7. A Escola de Matemática da América Latina e Caribe – EMALCA-MS-Brasil será realizada de 11 a 22 de setembro de 2023.

A primeira semana, de 11 a 16 de setembro de 2023, será realizada no Instituto de Matemática (INMA) da UFMS na cidade de Campo Grande-MS, e a segunda semana, de 18 a 22 de setembro de 2023, no Centro de Convenções na cidade de Bonito-MS dentro da programação do CNMAC

Mais informações

1.8. Prizes, Prizes, Prizes! In this issue of ICIAM Dianoia you will find the announcement of September 19 giving the list of winners of the 2023 ICIAM prizes – including the first awarding of the new ICIAM Industry Prize.

There are also reports from ICIAM and ISC committees, and on a new EU-MATHS-IN project.

More information

1.9. Edição Especial Problemas de Cortes e Empacotamento 2023

A revista Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento (PODes) da SOBRAPO – Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional está lançando uma edição especial sobre problemas de corte e empacotamento.

O objetivo desta chamada é publicar trabalhos científicos, escritos em português, para divulgar para a sociedade as pesquisas em modelos, métodos de solução e aplicações de problemas de corte e empacotamento. Assim, são bem-vindas pesquisas aplicadas, tutoriais, revisões direcionadas a essa temática.

Prazos previstos

• Submissão dos artigos: até 28 de fevereiro de 2023  até 30 de maio de 2023
• Resposta da revisão: até 30 de agosto de 2023  até 30 de novembro de 2023
• Data da publicação online: até novembro de 2023 até fevereiro de 2024

Editoras Convidadas

Kelly Poldi (IMECC/UNICAMP) – <poldi@unicamp.br>

Elsa Silva (Universidade do Minho) – <elsa@dps.uminho.pt

Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento (ISSN: 1984-3534)

Mais informações

EVENTOS

2.1. The 23rd International Conference on Computational Science and Its Applications (ICCSA 2023) will be held on July 3 – 6, 2023 in collaboration with the National Technical University of Athens and University of the Aegean, Athens, Greece.

March 26, 2023: Deadline for abstract and paper submission to the General Tracks. Workshops may have their own deadline.

Mais informações:https://iccsa.org/

2.2. O XVII Encontro Cientifico de Pós-Graduandos do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica será realizado entre os dias 11 e 14 de abril de 2023, de forma presencial no IMECC – UNICAMP, em Campinas, São Paulo. O evento acontece anualmente e é organizado pelos alunos de pós-graduação do IMECC.

O encontro oferece minicursos, palestras com professores/pesquisadores renomados, mesas redondas de grande interesse e muitas outras atividades.

Mais informações:https://www.ime.unicamp.br/~encpos/?p=home

2.3. Entre os dias 08 e 11 de Maio de 2023 acontece o IX Congresso de Matemática Aplicada, Computacional e Industrial – MACI na cidade de Santa Fe na Argentina.

Mais informações:https://asamaci.org.ar/maci2023/

2.4. O 5º Encontro de Biomatemática (EncBioMat) será realizado entre os dias 23 e 26 de maio de 2023 em Belo Horizonte-MG, no CEFET.

Mais informações:https://encbiomat.wixsite.com/encbiomat ou através do email:encbiomat@gmail.com.

Siga as redes sociais do EncBioMat:
https://www.instagram.com/encbiomat/ e
https://web.facebook.com/encbiomat?_rdc=1&_rdr.

2.5. The XVI Latin American Congress of Probability and Mathematical Statistics that will take place on July 10-14, 2023, in São Paulo, SP, Brazil.

Registration and abstract submission for the XVI CLAPEM are now open! All submissions must be sent by completing the registration form.

Find more information and the guidelines for abstract submissions on the web page: http://www.ime.usp.br/~16clapem

2.6. The Brazil-China Joint Mathematical Meeting will take place in the JL Hotel by Bourbon in Foz do Iguaçu, Brazil, on July 17th – 21st, 2023

Important dates:

Abstract acceptance notice: Apr., 1st, 2023

Early registration: Mar., 1st — Jun., 1st, 2023

Registration: Jul., 1st, 2023

Conference: Jul., 17-21, 2023

Mais informações: https://sbm.org.br/jointmeeting-china/

2.7. 15th International Conference on Reversible Computation (RC), July 18 – July 19, 2023, Giessen, Germany. 

Mais informações:https://reversible-computation-2023.github.io/site/index.html

2.8. O III Workshop de Inteligência Artificial na Astronomia será realizado no dia 25 de agosto de 2023 no departamento de Matemática da Faculdade de Engenharia e Ciências de Guaratinguetá, da UNESP em Guaratinguetá.

Mais informações:https://aiafeg2023.github.io/AIA.2023/

OPORTUNIDADES

3.1. O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), com sede em Petrópolis-RJ, dispõe de uma bolsa de Pós-Doutorado para dedicação em pesquisa visando o desenvolvimento de nova modelagem 3D direta CSEM (Controlled Source Electromagnetic), com novas funcionalidades, para caracterização e monitoramento de reservatório e de nova inversão 3D híbrida localizada CSEM.

– Com formação acadêmica nas seguintes áreas específicas ou afins: Ciência da Computação, Engenharia, Matemática e Geologia.

– Desejável ainda que possua conhecimentos em Matemática Aplicada, Física Computacional e Programação Paralela.

– Valor da bolsa: R$ 7.370,00

– Duração: 24 meses.

– Carga-horária semanal: 40 horas 

– Regime: presencial, remoto e híbrido

– Previsão de início:  Abril ou Maio de 2023

Para mais informações, e se tiver interesse nesta oportunidade, acessar e preencher o formulário online: https://tinyurl.com/nhcanbv2 

3.2. O Grupo de Sistemas Inteligentes (ISG) da Universidade do País Basco/Euskal Herriko Unibertsitatea (UPV/EHU), em San Sebastián, Espanha, e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Computacionais (PPG-CCOMP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), abre processo seletivo para bolsa de Pós-Doutorado na UPV/EHU, para um prazo de dois anos, em condição de vínculo temporário com dedicação exclusiva:

Projeto: New deep learning approaches for neural stochastic differential equations

Data limite para inscrição: 31/03/2023

Data estimada de início: 30/06/2023

Chamada: http://www.sc.ehu.es/ccwbayes/members/rsantana/calls/Call_IKUR_NDE_FInal.pdf 

Mais informações:  https://ccomp.ime.uerj.br/selecao-para-vaga-de-pos-doutorado-ikur-no-pais-basco/ 

3.3. O Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC (unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI), está com chamada aberta para submissão de novos projetos para uso do Supercomputador Santos Dumont.

O prazo para apresentação das propostas de uso é até o dia 29 de novembro de 2023.

Além do SDumont, as propostas podem propor também o uso dos supercomputadores Lobo Carneiro – LoboC, instalado na COPPE/UFRJ, e Lovelace, instalado no CENAPAD-SP/Unicamp.

Para submissão de propostas acesse o site: https://sdumont.lncc.br/call.php?pg=call

Compartilhe