sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Prêmio Elon Lages Lima: conheça o segundo vencedor

Em 2020, Leandro Augusto Fernandes elevou a Álgebra Geométrica ao patamar de pleno desenvolvimento de áreas como Robótica e Engenharia

“Uma sensação de alegria e dever cumprido”. Foi assim que Leandro Augusto Frata Fernandes caracterizou a felicidade de conquistar a segunda edição do Prêmio Elon Lages Lima, em 2020. Seguindo os passos de Jayme Luiz Szwarcfiter, condecorado pelo Prêmio, o professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF) foi o escolhido pela comissão da SBMAC e da SBM graças a um trabalho célebre de Álgebra Geométrica.

A obra “Álgebra Geométrica e Aplicações” é fruto do trabalho de Fernandes na companhia dos pesquisadores Manuel Menezes de Oliveira Neto e Carlile Lavor a partir de estudos em três faculdades de referência no Brasil: a UFF, a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E, por falar no Sul, a vida acadêmica de Leandro começou exatamente pela região.

O pesquisador formou-se em Ciência da Computação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), em 2002, e migrou para o estado vizinho, onde completou mestrado e doutorado na UFRGS. Nos dias atuais, é um dos chefes do mesmo departamento da UFF, no Rio de Janeiro, além de ser membro do Programa de Pós-Graduação da instituição.

Leandro (à direita) venceu o Prêmio Lima em 2020. Foto: arquivo pessoal

Hoje, sua pesquisa é bastante direcionada para a área de Computação Visual, atuando especialmente em visão computacional, análise de imagens em dados multidimensionais e Álgebra Geométrica e suas aplicações. Quando idealizou seu trabalho, condecorado pela SBMAC e pela SBM, Fernandes tinha por objetivo estimular o desenvolvimento de questões teóricas fundamentais dentro de tal universo matemático, que ganha a cada dia mais espaço em nichos da Engenharia e Robótica.

Engana-se, todavia, quem crê que o trabalho de Leandro se destina somente ao público voltado para as Ciências Exatas. Apesar de o material auxiliar alunos de faculdade e pós-graduação em áreas como Ciência da Computação, Matemática e Engenharia, o primeiro contato com a Álgebra Geométrica também foi pensado para atender às necessidades do público geral. Tanto é que a linguagem utilizada na obra é de fácil compreensão e atrativa aos leitores.

“Nossa intenção é apresentar o assunto de modo acessível para aqueles que nunca tiveram contato com o tema, exigindo apenas conhecimentos básicos de Álgebra Linear e destacando que a Álgebra Geométrica pode ser uma nova maneira de se compreender vários conceitos geométricos e resolver problemas associados aos mesmos”, reforçou o pesquisador.

Ser o segundo no Brasil a ter a honra de levar o Prêmio Elon Lages Lima deixou Fernandes orgulhoso desde que recebeu o comunicado da organização. “O sentimento foi de alegria e de dever cumprido, pois o reconhecimento associado à premiação coroa todo esforço de preparação do material. Além do reconhecimento do trabalho realizado, a premiação ajudou na divulgação da Álgebra Geométrica na comunidade acadêmica nacional, indo ao encontro de um dos objetivos da obra”, comemorou o matemático.

Próximo vencedor

As inscrições para a terceira edição do Prêmio Elon Lages Lima estão abertas até o próximo dia 15 de abril e Fernandes faz questão de usar sua experiência para motivar os futuros postulantes à honraria. “Vale a pena participar do Prêmio Elon Lages Lima. Autores e autoras, sejam conhecidos em suas áreas de atuação ou iniciantes nas mesmas, vocês têm a oportunidade de ter seu trabalho divulgado junto à comunidade acadêmica e científica”, completou o segundo vencedor.

Compartilhe