Em homenagem à série, obra dos autores Rosana Jafelice, Laécio Barros e Rodney Bassanezi vira destaque em sua 3ª edição
Em 2003, a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) completou 25 anos de existência. Para comemorar a data em grande estilo, na 26ª edição do Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC), foi criada a série Notas em Matemática Aplicada (NoMA) para publicar as monografias dos minicursos ministrados ao longo dos eventos.
A obra correspondente a cada minicurso deveria ser preparada em LaTeX com a totalidade entre 60 e 100 páginas. Além do livro, cada responsável pelo minicurso ficaria responsável por preparar transparências e outros materiais didáticos. Todo o material seria colocado à disposição dos internautas no site da SBMAC, acrescentadas as publicações nas áreas de interesse da entidade desde 2011.
VOLUME ATUALIZADO
Atualmente, a série está completando duas décadas de realizações e os autores Rosana Jafelice, Laécio Barros e Rodney Bassanezi submeteram uma versão atualizada do Volume 17. A obra, em sua 3ª edição, é intitulada “Teoria dos Conjuntos Fuzzy com Aplicações” e está disponível na aba respectiva do site oficial.
Rosana Jafelice, uma das autoras e Professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), revela que o Volume 17 é fruto de simpósios e cursos ministrados pelo trio ao longo de uma sequência de CNMACs. Sua linha de pesquisa no Doutorado – Teoria dos Conjuntos Fuzzy – fez a então aluna da Unicamp conhecer uma das maiores referências da área no Brasil: o professor Fernando Antônio Campos Gomide, seu orientador.
Dessa forma, ela defendeu sua tese em 2003 com a coorientação dos autores da obra: Laécio Barros e Rodney Bassanezi, ambos pesquisadores do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp.
Em 2005, a 1ª edição do livro “Teoria dos Conjuntos Fuzzy com Aplicações” foi publicada. Sete anos mais tarde, a 2ª edição como e-book foi divulgada, utilizada frequentemente nos minicursos dos CNMACs.
“A lógica fuzzy é uma área que surge com forte apelo à tecnologia, sistemas de automação e inteligência artificial. Portanto, não é difícil de imaginar que está em constante evolução. Estamos sempre conversando sobre essas mudanças desenfreadas”, explica Rosana.
CONVITE ESPECIAL
A importância do estudo trouxe o convite da Professora Sandra Malta, Editora-chefe da NoMA, para que os autores submetessem uma 3ª edição do texto, que foi rapidamente aceito. Rosana lembra que o convite os motivou fortemente a trabalharem nesse artigo mais completo e atualizado do manuscrito, fazendo uma revisão à luz da nova conjuntura da área.
Em sua visão, a nova versão do trabalho permitiu ao trio alcançar com mais êxito seu público-alvo: alunos de graduação; de pós-graduação dos cursos de Ciências Exatas, Biológicas e Medicina; profissionais e pesquisadores interessados nesta área.
“Incluímos novos estudos de fenômenos, como a taxa de infecção da Covid-19 e métodos de redes neuro-fuzzy. No texto, são apresentados conceitos e ferramentas básicas desta teoria, como função de pertinência, variáveis linguísticas, sistema baseado em regras fuzzy e os métodos de inferência de Mamdani e de Sugeno com suas utilizações nos chamados sistemas p-fuzzy, os quais simulam Problema de Valor Inicial, cujo campo é dado a partir de um conjunto de regras. Destacamos que tais sistemas foram ‘criados’ no grupo de Biomatemática do IMECC. Nesta nova edição, alguns tópicos, como o Adaptative Neuro-Fuzzy Inference System (ANFIS), são acrescentados. A principal diferença em relação às edições anteriores é a inserção do Capítulo 4, o qual destaca os sistemas p-fuzzy para modelar a evolução de sistemas dinâmicos via base de regras fuzzy, as quais modelam as variáveis de estado do fenômeno em estudo”, acrescenta a autora.
PONTO ALTO DA CARREIRA
Convidada em 2011 pela então Editora-Chefe da série, Rosana se considera muito honrada de fazer parte do rol e entende que o período como editora trouxe aprendizados importantes para sua carreira acadêmica.
“A formatação dos livros me permitiu entender a importância de cada detalhe de um livro. A NoMA sempre foi editorada com grande carinho e todos os detalhes continuam sendo cuidadosamente realizados para que a série cresça, como, de fato, merece. É uma oportunidade das autoras e dos autores apresentarem os textos de seus estudos, assim, as leitoras e os leitores têm acesso a livros de qualidade, disponibilizados gratuitamente na forma de e-books. E também, na forma impressa e assistirem tais conteúdos nos CNMACs. Esperamos que novos matemáticos deem sequência a esta série, pois muitos idealizadores sonharam e hoje podemos desfrutar”, declara a autora.
Sobre a NoMA
Os interessados em adquirir os volumes impressos da NoMA devem entrar em contato com a secretaria da SBMAC atrávés do e-mail: sbmac@sbmac.org.br.
Dos mais de 90 textos publicados desde 2003, há aproximadamente 70 indexados e com excelentes resenhas no importante repositório ZbMATHOpen.