sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

CNMAC abre semana em Bonito e reúne pesquisadores em importante evento de Matemática no MS

Bonito (Brasil), 19 de setembro de 2023 – Nesta segunda-feira, teve início a 42ª edição do Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC), sediado no Centro de Exposições de Bonito (MS). O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) em parceria com o Instituto de Matemática (INMA) da UFMS. 

CNMAC 2023
Foto: Divulgação/SBMAC – CNMAC 2023 está sendo realizado em Bonito e reúne pesquisadores do Brasil e do continente todo

O dia de abertura do CNMAC 2023 foi recheado de atividades na cidade do Mato Grosso do Sul, que recebe pela 1ª vez um dos eventos mais importantes de Matemática Aplicada e da área de Ciências no Brasil. Na grade de programação, destaque para mesa redonda com profissionais célebres do país e da América do Sul, além de cerimônias de premiação de Iniciações Científicas e trabalhos de doutorado por parte dos alunos. 

Na sessão vespertina, o Professor Pedro S. Peixoto, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, apresentou a conferência de abertura do CNMAC, focando no tema: “Emergência matemática: modelagem da dinâmica epidemiológica na pandemia”. A apresentação contou com um ótimo público no Auditório Guaicurus.

Foto: Divulgação/SBMAC – Professor Pedro S. Peixoto se apresentou no Auditório Guaicurus no 1º dia do CNMAC

O pesquisador expôs a teoria de como a Matemática Aplicada foi pressionada a propor soluções rápidas para otimizar recursos durante o período do isolamento social, provocado pela pandemia de Covid-19. Além disso, Peixoto analisou a dinâmica espaço-temporal da doença e suas idiossincrasias, incluindo repercussões práticas, com base em dados de geolocalização de celulares, fazendo o público ser fisgado do começo ao fim. 

O CNMAC também foi palco da entrega das honrarias oferecidas pela SBMAC, concedidas anualmente às melhores tese de doutorado e dissertação de mestrado. Fernando Cordeiro de Queiroz, foi o vencedor do Prêmio Marco Antônio Raupp para melhor tese de doutorado, e Rafael Ajudarte de Campos ganhou Menção Honrosa pelo Prêmio Clóvis Caesar Gonzaga, sobre dissertações de mestrado.

Foto: Divulgação/SBMAC – Mesa de abertura do CNMAC recebeu várias autoridades da área e de Bonito, sede do evento em 2023

Quem comandou a mesa de conferência foi o Presidente da SBMAC, Pablo Martín Rodríguez, juntamente de Kelly Cristina Poldi, Coordenadora do Comitê Organizador do CNMAC, Leandro Bezerra de Lima, Coordenador Regional, de Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo, reitora em exercício da UFMS, e Elias de Oliveira Francisco, Diretor de Turismo de Bonito. O grupo tratou de dar as boas-vindas aos presentes na primeira edição presencial no estado. 

Kelly conta o quão gratificante é receber um evento no qual considera diferenciado pela estadia em Bonito, uma das cidades mais atrativas em turismo do Brasil. Para ela, o MS entra de vez para o rol de grandes anfitriãs nacionais por conseguir atrair mais de 500 participantes, entre pesquisadores, professores, acadêmicos e demais interessados no ramo da Matemática.

“Esse evento foi planejado há muito tempo pela UFMS, primeiramente em Campo Grande, mas posteriormente Bonito comprou a ideia. E a diretoria e o conselho da SBMAC acolheu o projeto. E os participantes estão vendo o quanto a gente se preocupou com cada detalhe: a alimentação, o transporte, a estrutura. Então, esse primeiro dia serviu para as pessoas verem que o CNMAC em Bonito é realmente muito especial”, diz a Coordenadora. 

Foto: Divulgação/SBMAC – CNMAC 2023 deve reunir mais de 500 inscritos ao longo da semana no Centro de Exposições de Bonito

Para se ter uma ideia, os cinco dias de encontro vão reunir mais de 360 trabalhos, incluindo 120 apresentações orais e mais 247 pôsteres para exposição. Para Francisco, Diretor de Turismo de Bonito, o CNMAC permite o impulsionamento da atividade turística em um período de baixa temporada, o que é importantíssimo para o setor de comércio regional. 

“Um evento como esse tem uma grande valia pelo fato de Bonito receber visitantes em um período de baixa temporada. Isso faz com que a cidade se movimente. A economia da cidade, o setor de hotelaria, rede de restaurantes, lojas de artesanato, tudo se movimenta. Para a economia do município, é fenomenal e faz parte do desenvolvimento da cidade”, aprova. 

A grade de programação dos dias do CNMAC, os palestrantes, a composição do Comitê Organizador, os patrocinadores, as edições anteriores e muito mais detalhes estão presentes no site oficial do evento, que se estende até a próxima sexta-feira (22).

O CNMAC no Centro-Oeste

A SBMAC realiza os CNMACs anualmente desde 1978 e Bonito entra para o seleto grupo de sedes de eventos célebres da Matemática. Até hoje, a região Centro-Oeste havia sediado o Congresso em três oportunidades: Brasília (1986), Goiânia (1996) e Cuiabá (2009). 

Há dois anos, a UFMS organizou o encontro, porém no formato on-line por conta das restrições da pandemia de Covid-19. 

Compartilhe