sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Empresas de tecnologia são destaques no 3º dia de CNMAC e incentivam aliança entre academia e mercado no Brasil

Bonito (Brasil), 21 de setembro de 2023 – O terceiro dia do CNMAC 2023 continuou a todo vapor com a exposição de trabalhos dos mais consolidados profissionais da área no Brasil e atraiu novamente um bom público no Centro de Convenções de Bonito. O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) em parceria com o Instituto de Matemática (INMA) da UFMS. 

Foto: Divulgação/SBMAC – Daniel de Haro Moraes, Head de Tecnologias Emergentes do Venturus, foi um dos palestrantes do CNMAC na 4ª

A quarta-feira (20) em Bonito foi palco de célebres minissimpósios de Matemática Aplicada nas salas do Centro de Convenções, assim como plenárias e semiplenárias antes do almoço e as apresentações em formato de sessões técnicas no fim da tarde. 

Durante o dia, a SBMAC realizou sua Assembleia Geral, em que foi eleita a nova diretoria e discutida a prestação de contas dos últimos meses da atual gestão. 

No total, Bonito vai receber até a próxima sexta-feira (22) um total de seis minicursos, 12 minissimpósios e a apresentação de mais de 450 trabalhos no CNMAC. São esperados mais de 500 participantes nos cinco dias de evento. A Assembleia também já definiu a sede da edição de 2024: a turística cidade de Porto de Galinhas, em Recife. 

Os principais destaques no Auditório Guaicurus foram palestras de duas empresas associadas à SBMAC em caráter institucional: o Venturus e a UniSoma. Ambas têm importância significativa no setor de tecnologia de ponta no Brasil e trouxeram à tona no CNMAC a importância da conexão da academia com o mercado de trabalho na área de Matemática Aplicada e Computacional. 

Head de Tecnologias Emergentes do Venturus, Daniel de Haro Moraes comenta a importância da troca de ideias e experiências entre os mundos da academia e do mercado.

Foto: Divulgação/SBMAC – Público em Bonito ficou por dentro de inovações tecnológicas de duas empresas de ponta do Brasil na área

“O Venturus oferece serviços de desenvolvimento de software e alta tecnologia para resolver problemas de nossos clientes. E várias dessas tecnologias vimos em palestras e minicursos aqui, como computação quântica, Inteligência Artificial, Data Science… Cada vez mais precisamos de colaboradores que entendam mais a fundo temas como modelagem matemática, problemas de estatística, em que um desenvolvedor convencional não tem base”, explica Moraes. 

Por sua vez, Adriano Thomaz, Especialista em Negócios da UniSoma, aprova um dos maiores propósitos da SBMAC ao realizar anualmente os CNMACs: estreitar as relações das universidades com o mercado de trabalho. 

“As universidades são detentoras de muito conhecimento, mas, em caráter educacional, ainda há um ‘gap’ do que o mercado demanda de qualificação técnica e a formação da academia. Por isso, é muito importante esse evento para que o aluno saiba que há outro caminho a ser seguido, além da academia. Cada vez o mercado exige profissionais capacitados com uma base mais sólida, é o caso do DNA da UniSoma. Vemos aqui como a SBMAC utiliza a empresa para mostrar aos alunos a importância de olhar fora da academia e o quanto nós, como empresa, precisamos desse material. Essa aproximação é vital”, opina Thomaz.

Foto: Divulgação/SBMAC – Adriano Thomaz, Especialista em Negócios da UniSoma, aprovou integração entre academia e mercado de trabalho na área de Matemática

Na visão do membro do Venturus, a cooperação entre a SBMAC e as empresas do mercado de trabalho promove uma evolução no setor tecnológico nacional e deve ser estendida para além dos CNMACs. 

“Notamos que a SBMAC tem exatamente essas pessoas de que precisamos para promovermos cada vez mais a utilização de tecnologias de ponta. Por isso, é fundamental a integração entre as empresas, o setor privado, os institutos e a academia, porque fecha um ciclo virtuoso de desenvolvimento”, conclui Moraes. 

A grade de programação dos dias do CNMAC 2023, os palestrantes, a composição do Comitê Organizador, os patrocinadores, as edições anteriores e muito mais detalhes estão presentes no site oficial do evento.

O CNMAC no Centro-Oeste

A SBMAC realiza os CNMACs anualmente desde 1978 e Bonito entra para o seleto grupo de sedes de eventos célebres da Matemática. Até hoje, a região Centro-Oeste havia sediado o Congresso em três oportunidades: Brasília (1986), Goiânia (1996) e Cuiabá (2009). 

Há dois anos, a UFMS organizou o encontro, porém no formato on-line por conta das restrições da pandemia de Covid-19.

Compartilhe