sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Quarto dia do CNMAC promove integração de pesquisadores do Brasil e da América Latina e comprova sucesso em Bonito

Bonito (Brasil), 22 de setembro de 2023 – A quinta-feira no CNMAC 2023 deu prosseguimento à série de apresentações e trabalhos de Matemática Aplicada e Computacional no Centro de Convenções de Bonito. É a primeira vez que a cidade e o estado de MS recebem presencialmente o evento organizado pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), em parceria com o Instituto de Matemática (INMA) da UFMS. 

Foto: Divulgação/SBMAC – Sessão de pôsteres foi um dos destaques do 4º dia do CNMAC 2023 em Bonito

Novamente o Auditório Guaicurus recebeu ótimo público no penúltimo dia de apresentações do CNMAC. Os minicursos tomaram conta das demais salas do Centro de Convenções e centenas de trabalhos célebres na área de Matemática Aplicada e Computacional foram apresentados na sessão de pôsteres, reservada para a atividade vespertina do evento.

As três plenárias do dia cativaram os participantes. Para iniciar os trabalhos, a pesquisadora Renata Maria Cardoso Rodrigues de Souza apresentou o tema “Avanços em ciência de dados no paradigma da análise de dados simbólicos”.

Foto: Divulgação/SBMAC – Renata Maria Cardoso Rodrigues de Souza é especialista na área de Inteligência Computacional com ênfase em Ciência de Dados

Renata é uma das referências nacionais na área de Inteligência Computacional com ênfase em Ciência de Dados, fruto de sua formação e especialização pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em sua plenária, ela externou a importância da Análise de Dados Simbólicos (ADS) em meio ao avanço da tecnologia da informação e da computação, pois a ideia é estender as técnicas estatísticas e aprendizagem de máquina para dados mais complexos. 

Em seguida, foi a vez do CNMAC comprovar sua tradição de promover a integração multicultural na Sala Principal. A pesquisadora María de Lourdes Esteva Peralta, da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), trouxe à tona um dos assuntos mais cativantes: a modelagem de doenças por transmissão vetorial, que representam mais de 17% de todas as enfermidades infecciosas e causam mais de 700 mil vítimas por ano. 

Foto: Divulgação/SBMAC – Pesquisadora María de Lourdes Esteva Peralta, de universidade do México, trouxe à tonao tema de modelagem de doenças por transmissão vetorial

As doenças transmitidas por vetores incluem malária, dengue, febre chikungunya, febre do vírus Zika, febre amarela e encefalite japonesa. Em sua apresentação, María de Lourdes apresentou vários sistemas de equações diferenciais que modelam aspectos relacionados à propagação e controle de doenças transmitidas por vetores.

Por fim, o Professor Vilmar Trevisan encerrou os trabalhos com o tema “Autovalores de matrizes simétricas” em homenagem ao eterno Odelar Leite Linhares, um dos fundadores da SBMAC em 1978. O matemático da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) abordou o problema de estimar autovalores gráficos em termos de localização de uma matriz simétrica que se encontra em qualquer intervalo real específico. 

Foto: Divulgação/SBMAC – Plenária de Vilmar Trevisan foi uma das mais esperadas e homenageou Odelar Leite Linhares, um dos fundadores da SBMAC

O pesquisador procurou descrever como um algoritmo cográfico de tempo linear pode ser estendido para matrizes de gráfico subjacente, que possui pequena largura de clique. Tais algoritmos possuem aplicações que vão além da estimativa de autovalores de um determinado grafo, e permitem obter propriedades de uma classe inteira.

A sexta-feira (22) promete muitas atrações para seu último dia do CNMAC, com direito ao aniversário de 20 anos das Notas em Matemática Aplicada (NoMA), que registram as monografias dos minicursos ministrados ao longo do evento. 

Foto: Divulgação/SBMAC – Centenas de trabalhos célebres na área foram apresentados na sessão de pôsteres

A grade completa de programação do CNMAC 2023, os palestrantes, a composição do Comitê Organizador, os patrocinadores, as edições anteriores e muito mais detalhes estão presentes no site oficial do evento.

O CNMAC no Centro-Oeste

A SBMAC realiza os CNMACs anualmente desde 1978 e Bonito entra para o seleto grupo de sedes de eventos célebres da Matemática. Até hoje, a região Centro-Oeste havia sediado o Congresso em três oportunidades: Brasília (1986), Goiânia (1996) e Cuiabá (2009). 

Há dois anos, a UFMS organizou o encontro, porém no formato on-line por conta das restrições da pandemia de Covid-19.

Compartilhe