O Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional (ERMAC-RJ) & Simpósio 1° Década PPG-MCCT teve início nesta segunda-feira, 30 de outubro, na Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda, RJ. O evento, que será realizado até o dia 1º de novembro, é organizado pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) e pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
O ERMAC-RJ tem como objetivo divulgar a produção, valorizar os esforços e fomentar iniciativas que envolvam a matemática aplicada e computacional particularmente junto as instituições de ensino e pesquisa dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. O evento destina-se aos alunos de graduação e pós-graduação em matemática aplicada e computacional e áreas afins, e ainda aos professores e pesquisadores dessas mesmas áreas.
O Simpósio 1° Década PPG-MCCT é um evento comemorativo pelos primeiros 10 anos de funcionamento do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional da UFF. O programa foi criado em 2013 e oferece cursos de mestrado e doutorado em matemática aplicada e computacional.
O ERMAC-RJ conta com uma programação diversificada, incluindo conferências, minicursos, mesas redondas e sessões de apresentação de trabalhos. As conferências serão ministradas por pesquisadores convidados que apresentarão os principais resultados de suas recentes pesquisas, assim como desafios e novos horizontes da matemática aplicada e computacional.
Conferencistas confirmados:
- Reinaldo Rodríguez Ramos (UFF/RJ e Univ. Havana/Cuba)
- João Frederico C.A. Meyer (Unicamp/SP)
- Sandra Mara Malta (LNCC/RJ)
- Dayse Haime Pastore (CEFET/RJ)
- Zochil González Arenas (UERJ/RJ)
- Maria Claudia Silva Boeres (UFES/ES)
O evento também contará com uma exposição de trabalhos, que será aberta ao público. A exposição apresentará os resultados de pesquisas desenvolvidas por alunos de graduação e pós-graduação em matemática aplicada e computacional.
O ERMAC-RJ é um importante evento para a comunidade de matemática aplicada e computacional do Rio de Janeiro e Espírito Santo. O evento oferece uma oportunidade para pesquisadores, professores e alunos de compartilharem seus conhecimentos e experiências, e de discutirem os desafios e oportunidades da área.