É com grande pesar que a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) comunica, nesta segunda-feira (11), o falecimento de Ricardo Kubrusly, professor titular do HCTE (Programa de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Ricardo nasceu no Rio de Janeiro em 16 de abril de 1951 e aliou sua formação em matemática à sua paixão pela poesia. Formou-se em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 1973, completou seu mestrado na mesma área três anos mais tarde e estudou nos Estados Unidos para os períodos de doutorado e pós-doutorado nas universidades de Austin e Purdue, respectivamente.
Na década de 1990, o Prof. Ricardo veio a presidir a SBMAC no mandato de 1993 a 1995 e foi eleito conselheiro da entidade de 1995 a 1997 durante a presidência do conterrâneo Martin Tygel.
Desde 1994, Ricardo atuava como docente na UFRJ, onde ministrava as disciplinas de Geometria, Análise, Cálculo, Filosofia da Matemática e História da Matemática no curso de Licenciatura em Matemática.
Vinha muito atuante também no Programa de Pós-Graduação em História das Ciências da UFRJ, aplicando as disciplinas de Lógicas, História Cultural do Infinito I e II, Ciência e Literatura e Seminários – módulo I.
Suas poesias, por muitas vezes Keplerianas, inspiraram uma legião de leitores acadêmicos e mostravam sua arte de unir digressões e comentários divertidos ao tom lírico de seus versos.
A SBMAC lamenta profundamente o falecimento do Prof. Ricardo, que deixa uma enorme comunidade de amigos e discípulos.