sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Retrospectiva Biênio 2022-2023

Ao final de mais um biênio de trabalho para o crescimento da Matemática Aplicada e Computacional brasileira, a Diretoria da SBMAC agradece pela sua confiança e pelo seu apoio na promoção da área e na contínua defesa da educação, ciência, tecnologia e desenvolvimento.

Foi com este propósito que a SBMAC trabalhou em várias frentes durante o Biênio 2022-2023. Apresentamos a seguir um resumo das principais ações e resultados desses anos:

Publicações:

A revista CoAM – Computational and Applied Mathematics, cujo editor chefe é Eduardo de Cursi (INSA/Rouen), publicou seus volumes 41 (2022) e 42 (2023), que juntos reúnem quase 800 artigos. O novo Fator de Impacto da revista, referente a 2022, é de 2,6. Já a revista TCAM – Trends in Computational and Applied Mathematics, cujo editor chefe no período foi Aurelio Oliveira (IMECC/UNICAMP), contando com a colaboração da editora executiva Carla Ghidini (FCA/UNICAMP), teve publicado no biênio seus volumes 23 e 24, constituídos em total de quase 100 artigos. Além de submissões regulares, a revista publicou artigos relacionados a trabalhos apresentados em ERMACs, CNMACs e, pela primeira vez e em parceria com a Asociación Argentina de Matemática Aplicada, Computacional e Industrial (ASAMACI), trabalhos apresentados no MACI 2021 da Argentina. A TCAM renovou seus editores-chefe e passará a ser chefiada em 2024 pelos colegas Fabrício Simeoni (ICMC/USP) como editor chefe e Roberto Ausas (ICMC/USP) como editor executivo. Nossa série de monografias em português, intitulada Notas em Matemática Aplicada (NoMA), cuja editora chefe é Sandra Malta (LNCC) e cujo editor executivo é Eduardo Teixeira (Central Florida), trouxe novos volumes publicados. São 5 novos volumes disponíveis gratuitamente no site da série que pode ser acessado através da página da SBMAC. Por outro lado, a série de monografias em inglês SBMAC Springer Briefs publicou três novos volumes no biênio. Atualmente, os editores desta série são Paulo Silva (IMECC/UNICAMP) e Celina Miraglia Herrera de Figueiredo (COPPE/UFRJ). Também no biênio foram publicados os volumes 9 (2022) e 10 (2023) dos Proceeding Series SBMAC, cuja editora chefe é Patrícia Fortes (UFSM) e cuja editora executiva é Graciele Silveira (UFSCar). O volume reúne trabalhos relacionados a apresentações do XLI CNMAC e do XLII CNMAC, respectivamente.

Eventos:

Com o objetivo de incentivar e promover a disseminação da Matemática Aplicada e Computacional no Brasil a SBMAC participou ativamente no apoio de um grande número de eventos científicos através de diferentes tipos de auxílio. Uma ênfase especial foi dada ao apoio à realização de ERMACs, aos eventos vinculados a Comitês Temáticos e outros eventos virtuais ou presenciais da área e organizados por associados ou associadas da SBMAC. Os auxílios concedidos foram desde auxílio financeiro até a doação de livros das séries de monografias da Sociedade e/ou revistas. 

Após sua quadragésima edição, que foi co-organizada de forma remota pela UFMS, foi retomada a organização de um CNMAC presencial. O XLI CNMAC foi realizado de forma híbrida no IMECC/UNICAMP. Nesta edição 165 trabalhos foram apresentados de forma presencial e 174 de maneira remota. Ao longo da semana, parte da programação foi transmitida ao vivo no canal da SBMAC no YouTube. O encerramento do evento foi marcado pela primeira realização da Plenária Odelar Leite Linhares, ministrada pela Profa. Sônia Gomes (IMECC/UNICAMP), e por uma homenagem aos 40 anos da revista Computational & Applied Mathematics. Já a quadragésima segunda edição do CNMAC marcou a volta totalmente presencial da nossa comunidade em torno deste tradicional congresso. Realizado em Bonito, no estado do Mato Grosso do Sul, o congresso teve mais de 500 participantes. Nesta ocasião o evento contou, além de sua programação tradicional, com uma sessão de apresentações de dois representantes de empresas parceiras da SBMAC, a UniSoma e a Venturus. O encerramento do XLII CNMAC foi dedicado a uma homenagem aos 20 anos da Série Notas em Matemática Aplicada. 

O ano de 2023 também foi pautado por iniciativas para estreitar laços com a comunidade internacional de Matemática Aplicada. A SBMAC participou da co-organização do Latin American Congress on Industrial and Applied Mathematics (LACIAM), evento organizado no início de 2023 pela Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas – EMAp/FGV e coordenado pela Profa. Soledad Aronna (EMAp/FGV). O LACIAM contou com mais de 250 participantes de diferentes centros da América Latina, da Europa e dos EUA. Ao menos 100 participantes apresentaram suas pesquisas em torno de sessões temáticas da área. A segunda edição do LACIAM será realizada na cidade de Valparaíso, Chile, em janeiro de 2026. A SBMAC também participou da co-organização do Brazil-China Joint Mathematical Meeting, realizado na cidade de Foz Iguaçu em julho de 2023. Nesta ocasião, mais de 150 participantes se reuniram para discutir novos avanços na matemática e suas aplicações, sendo que 30% destes foram provenientes de instituições chinesas. O evento foi organizado em parceria com a Sociedade Chinesa de Matemática e a Sociedade Brasileira de Matemática.

Prêmios:

Em 2022, foi selecionado o artigo vencedor da 2ª Edição do Prêmio Johannes Kepler. O artigo vencedor, intitulado “Disclosing contrasting scenarios for future land cover in Brazil: Results from a high-resolution spatiotemporal model,“ é de autoria de Arthur Nicolaus Fendrich (ESALQ/USP), Alberto Barretto (ESALQ/USP), Vinícius Guidotti de Faria (Imaflora), Fernanda de Bastiani (UFPE), Karis Tenneson (SIG-GIS), Luis Fernando Guedes Pinto (Imaflora) e Gerd Sparovek (ESALQ/USP). A cerimônia de outorga do Prêmio ocorreu durante o XLI CNMAC. Em 2023, foi selecionada a obra vencedora da 3ª Edição do Prêmio Elon Lages Lima. O livro vencedor é intitulado “Combinatória”, de autoria de Fábio Botler, Maurício Collares, Taísa Martins, Walner Mendonça, Rob Morris e Guilherme Oliveira Mota. Em seu parecer, a Comissão destaca o caráter didático da obra. “Apesar de não deixar de lado o rigor matemático e de apresentar um conteúdo com densidade crescente, o texto flui suavemente. Em vários capítulos há exemplos e ilustrações para facilitar a compreensão dos conceitos apresentados e, ao final de cada um deles, seguem exercícios. O livro surgiu como parte de uma estratégia de difundir a Combinatória no país, inserido na ideia de lançar a 1ª Escola Brasileira de Combinatória, com o intuito de atrair novos alunos para a área, bem como contribuir para a formação de novos pesquisadores.” A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu durante o Colóquio Brasileiro de Matemática realizado no IMPA em 2023.

Além da sua premiação tradicional a trabalhos que, na categoria Iniciação Científica, homenageiam a Profa. Beatriz Neves, e nas categorias Mestrado e Doutorado, homenageiam desde 2022 o Prof. Clóvis Caesar Gonzaga e o Prof. Marco Antonio Raupp, respectivamente, a SBMAC instaurou em 2022 o prêmio ao Mérito Acadêmico. Esta nova premiação é uma iniciativa da Sociedade para reconhecer estudantes que se destacam pela sua atuação acadêmica em Matemática Aplicada e/ou Computacional em cursos de graduação em ciências exatas. A premiação consiste em um certificado de Mérito Acadêmico entregue durante a cerimônia de colação de grau do(a) estudante. Oito estudantes foram contempladas no biênio. 

O Prof. José Mario Martínez do IMECC/UNICAMP e membro do Conselho da SBMAC foi o vencedor do Prêmio Su Buchin 2023 do International Council for Industrial and Applied Mathematics (ICIAM). O prêmio foi idealizado pelo ICIAM em 2003 para reconhecer internacionalmente contribuições notáveis de uma pessoa na aplicação da matemática às economias emergentes e ao desenvolvimento humano, em particular a nível econômico e cultural em países em desenvolvimento. Isto inclui esforços para melhorar tanto a pesquisa quanto o ensino matemático neste países. A indicação ao prêmio foi realizada pela SBMAC em parceria com a ASAMACI da Argentina.

Reconhecimento e memória da SBMAC:

No biênio 2022-2023 a SBMAC designou novos sócios honorários. Em 2022 o Conselho da SBMAC, com apoio da sua Diretoria, designou aos professores João Frederico da Costa Azevedo Meyer (Joni) do IMECC/UNICAMP, José Alberto Cuminato (Poti) do ICMC/USP, Maria Cristina de Castro Cunha do IMECC/UNICAMP, Rubens Sampaio Filho da PUC/Rio e Sandra Mara Cardoso Malta do LNCC, como sócios honorários da Sociedade.

Foi observado que todas essas pessoas tiveram, e muitas delas ainda têm, destacada atuação no progresso da Matemática Aplicada e Computacional no Brasil, seja por meio do fortalecimento da SBMAC, da organização de eventos e desenvolvimento de redes de pesquisa na área, do impacto da sua pesquisa nacional e internacionalmente ou da sua influência na formação de recursos humanos. Já em 2023, o Conselho, com apoio da sua Diretoria, designou os professores Geraldo Nunes Silva (UNESP/São José do Rio Preto) e José Eduardo Souza de Cursi (INSA/Rouen) como sócios honorários da Sociedade. Nesta designação foi enfatizada a importante atuação acadêmica e política dos colegas em prol da Matemática Aplicada e Computacional e da SBMAC, tanto no âmbito nacional como internacional.

Também com o intuito de homenagear pessoas que contribuíram com o crescimento da SBMAC, foi lançada em 2022 a série de entrevistas “Memória SBMAC”. A iniciativa, que é uma das ações da Comissão de Comunicação da SBMAC, é liderada pela Profa. Marilaine Colnago (UNESP/Araraquara) e conta com a produção do jornalista Léo Zacarin (Start Assessoria de Comunicação). A série publicou 20 entrevistas em 2022 e 2023, as quais podem ser acessadas gratuitamente no canal da SBMAC no YouTube.  

Parcerias, representantes e grupos de trabalho:

Em 2022, a Sociedade continuou atenta aos acontecimentos do cenário nacional que repercutem na educação, ciência, tecnologia e desenvolvimento, com especial ênfase na Matemática Aplicada e Computacional. Destaca-se a estreita relação existente com Sociedades irmãs como a ABE, a SOBRAPO, a SBM, a SBEM e outras para avançar com uma posição e estratégia conjuntas na defesa da comunidade acadêmica de Matemática, Matemática Aplicada e Estatística. Novas parcerias foram destaque no biênio. Uma iniciativa do Comitê Mulheres na Matemática Aplicada e Computacional permitiu que a SBMAC fosse selecionada pelo British Council para que, por meio do Comitê, fosse oferecido um treinamento especial em tecnologia. Trata-se do programa Mulheres em Tech – Lideranças Inclusivas, que esteve focado no desenvolvimento de habilidades de liderança e no avanço profissional. O público-alvo foram pesquisadoras e/ou profissionais da área das Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), que realizaram um total de 12 módulos de forma totalmente virtual. O British Council também foi parceiro no XLI CNMAC, onde, em conjunto com a UniSoma, empresa de software brasileira reconhecida por seus projetos em Advanced Analytics, foram responsáveis por premiar alguns dos trabalhos apresentados na forma de pôster. Também destaca-se no biênio um estudo realizado pela Comissão de Gênero e Diversidade SBM/SBMAC, em parceria com a Associação Brasileira de Estatística, que visou mapear o perfil estudantil de ensino superior de matemática, matemática aplicada e estatística com relação às variáveis sexo e raça no Brasil. Foram analisados dados de estudantes do ensino superior público e privado nos cursos de graduação entre os anos de 2009 e 2019. 

De forma mais geral, a SBMAC continuou colaborando com a SBPC através de grupos de trabalho. No âmbito internacional, destaca-se a participação da Profa. Liliane Barichello (UFRGS) como Officer-at-Large do ICIAM – International Council for Industrial and Applied Mathematics com um mandato de seis anos até 2027. Esta participação tem auxiliado a fortalecer a comunicação entre ICIAM e a SBMAC. 

Vale a pena reforçar que a SBMAC é um conjunto de pessoas unidas pelo interesse comum de ver crescer a área de Matemática Aplicada e Computacional. As atividades relatadas acima, e tantas outras, foram possíveis pela atuação das pessoas que estão por trás das divisões regionais, dos comitês temáticos, das comissões especiais, dos corpos editoriais, das comissões organizadoras de eventos etc. Destacamos, ademais, as(os) associadas(os) que representaram a Sociedade em atividades científicas através de cursos, mesas redondas e palestras. Agradecemos especialmente às pessoas envolvidas em cada uma das atividades realizadas.

Estamos finalizando um biênio de gestão e continuaremos com a energia e entusiasmo para levar em frente a missão da Sociedade. Para a nova gestão desejamos sucesso, para a gestão que finaliza estendemos nosso agradecimento. Finalmente, reconhecendo que uma sociedade é definida pelos seus associados e associadas, convidamos vocês a nos acompanhar nessa jornada. Renovando sua anuidade, vocês mantêm a Sociedade vibrante e nos ajudam a enfrentar os desafios que estão por vir na construção de um ambiente propício para o desenvolvimento e a expansão da Matemática Aplicada e Computacional em todo o país.

Compartilhe