sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Prêmio Kepler 2024: faça sua inscrição até o fim de fevereiro

A cada dois anos, a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) oferece uma das premiações mais importantes da comunidade científica no Brasil. Estamos falando do Prêmio Johannes Kepler, que, em 2024, será outorgado pela terceira vez.

Criado pela entidade em homenagem ao astrônomo e matemático alemão dos séculos XVI e XVII, o Prêmio Kepler visa o desenvolvimento e a validação da produção científica de excelência em Matemática Aplicada no Brasil. O período de candidaturas para a sua terceira edição está aberto até 28 de fevereiro e os interessados podem se inscrever pelo e-mail kepler@sbmac.org.br, seguindo o regulamento e os detalhes descritos na página do Prêmio Kepler.

Podem concorrer artigos científicos publicados entre 2019 e 2023 em revistas de circulação internacional, com corpo editorial reconhecido por suas atribuições em Matemática Aplicada. 

Para serem elegíveis, pelo menos um dos autores deve estar atuando profissionalmente no Brasil, e, no mínimo, dois dos autores devem possuir formação em áreas de pesquisa distintas, sendo uma delas intimamente ligada à Matemática.

Atuais vencedores

Em 2022, o artigo “Disclosing contrasting scenarios for future land cover in Brazil: Results from a high-resolution spatiotemporal model”, que discorreu sobre os cenários da cobertura do solo no Brasil, foi o vencedor da honraria. O estudo foi elaborado por sete colaboradores – entre eles, a paranaense Fernanda de Bastiani, professora do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

O trabalho foi idealizado integralmente pelos pesquisadores Arthur Nicolaus Fendrich  e Gerd Sparovek, ambos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP), e contou com a colaboração de mais cinco pesquisadores, entre eles Fernanda. Para a professora de 35 anos, o objetivo do artigo foi relacionar fatores geográficos como localização, clima, vegetação e presença de infraestrutura e usar a Matemática para evitar a ocorrência de situações de impacto negativo ao equilíbrio do meio ambiente. 

“Este trabalho reservou uma característica muito interessante, pois o desenvolvimento do método se deu a partir da motivação de um problema real, e levou ao desenvolvimento de novos métodos estatísticos. Trata-se de um trabalho que combinou uma boa contribuição teórica e prática, e envolveu a parceria de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. Essa combinação de qualidade fez com que o trabalho fosse publicado em uma revista internacional com alto fator de impacto e recebesse o Prêmio Kepler”, analisou a matemática, agraciada com o Prêmio ‘Para Mulheres na Ciência’ do Grupo L’Oréal em parceria com a UNESCO e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), em 2021.

Importância do Prêmio Kepler

Secretária-Geral da atual Diretoria da SBMAC, Fernanda acrescenta que a honraria estimula a produção de artigos de qualidade na área de Matemática Aplicada e Computacional em todo o Brasil e valoriza a multidisciplinaridade de temas – um dos principais objetivos da premiação. 

“Vencer o Prêmio Kepler significa ser reconhecido pela qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido. É um prêmio que valoriza a multidisciplinaridade e incentiva a parceria com pesquisadores de alto nível de diferentes áreas do conhecimento. Além disso, a premiação encoraja os pesquisadores a se envolverem diretamente com problemas reais e desenvolverem ciência”, opina. 

Os pré-requisitos e o regulamento para as inscrições ao Prêmio Kepler 2024 estão disponíveis no site oficial da SBMAC. A organização vai oferecer ao vencedor o diploma certificado da entidade e uma premiação de R$10 mil de forma a estimular o fomento da pesquisa multidisciplinar no Brasil. Além disso, o ganhador terá o direito de apresentar uma conferência plenária no Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC), que será realizado entre 16 e 20 de setembro, em Porto de Galinhas (PE).

Desde a edição de 2022, o Prêmio Kepler é patrocinado pela revista Computational and Applied Mathematics da SBMAC. O artigo vencedor da primeira edição, há quatro anos, foi “Context tree selection and linguistic rhythm retrieval for written texts”, de autoria dos pesquisadores Antonio Galves, Charlotte Galves, Jesús E. García, Nancy L. Garcia e Florencia Leonardi, estatísticos, probabilistas e linguistas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e USP.

Compartilhe