sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Prêmio ao Mérito Acadêmico: SBMAC estimula alunos de graduação de todo o Brasil

Desde 2022, a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) realiza o Prêmio ao Mérito Acadêmico. Trata-se de uma iniciativa criada para homenagear alunos que se destacam pela atuação acadêmica em Matemática Aplicada e Computacional em cursos de graduação em Ciências Exatas.

A indicação dos estudantes à honraria é feita por um representante da universidade ou mesmo pelo coordenador de curso segundo as regras disponíveis no site da SBMAC. Após a análise e a aprovação da Diretoria da Sociedade, o prêmio é concedido na cerimônia de colação de grau do(a) graduando(a). 

A premiação consiste em um certificado de Mérito Acadêmico entregue nesta ocasião. Os estudantes ganham desconto para inscrição e apresentação de trabalho em um evento promovido pela SBMAC, como os Congressos Nacionais de Matemática Aplicada e Computacional (CNMACs) e os Encontros Regionais de Matemática Aplicada e Computacional (ERMACs)

Origem

A proposta da SBMAC pela criação do Prêmio ao Mérito Acadêmico veio ainda em setembro de 2019, durante a gestão do então Presidente Carlile Lavor. Uma das grandes idealizadoras do projeto foi a professora Kelly Cristina Poldi, que fazia parte da Diretoria. A intenção era a mais clara possível: destacar e incentivar o interesse de jovens pela área de Matemática Aplicada e Computacional no Brasil. 

“Quando valorizamos o jovem, plantamos uma semente e a SBMAC tem essa característica que eu aprecio bastante, de valorizar o jovem. Quando estava participando de uma colação de grau, pensei exatamente nisso. Um prêmio que incentivasse o bom aluno, que desse destaque à dedicação que ele teve no seu curso de graduação e o motivasse a continuar. Que seus esforços valeram a pena e que ele está sendo reconhecido pela Sociedade”, conta Kelly, Professora do Departamento de Matemática Aplicada do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp. 


Professora Kelly Poldi entrega Prêmio ao Mérito Acadêmico em 2023 para um dos vencedores – Foto: Arquivo Pessoal

O fato de outros cursos das instituições no país agraciarem os melhores alunos anualmente fez Kelly se indignar na época. “Vejo que alguns cursos de graduação destacam o(a) melhor aluno(a) de cada turma nas colações. Daí eu pensei: por que a Matemática Aplicada não faz isso também?”, completa ela, que atualmente exerce a função de Coordenadora do curso de Matemática Aplicada e Computacional da UNICAMP. 

A ideia foi levada adiante e implementada pela Diretoria da gestão seguinte. “Foi um trâmite longo. Foi necessário criar as diretrizes, passar por aprovação do Conselho da SBMAC e todo esse processo teve a colaboração da Diretoria da época. O Pablo (Martín Rodríguez, Presidente à época) e o João Carlos (de Oliveira Souza, 2º Secretário) ajudaram bastante”, recorda Kelly, que exerceu a função de 1ª Vice-Presidente da Sociedade entre 2020 e 2023. 

Os indicados

O projeto da Sociedade, então, foi colocado em prática e funciona da seguinte maneira: Coordenadores de cursos que envolvem Matemática Aplicada no Brasil fazem suas indicações para a SBMAC do(a) melhor estudante em todo o período da graduação. 

Posteriormente, cabe à Diretoria da Sociedade aprovar as indicações das universidades. A SBMAC o faz através do e-mail cadastrado e as partes definem as diretrizes para a respectiva entrega do prêmio. Obviamente, a resposta deve ser feita com tempo considerável de antecedência à colação de grau do(a) graduando(a). 

Ao contrário da 1ª edição, em que somente um aluno foi agraciado com o prêmio, a SBMAC homenageou sete alunos em 2023. Entre eles, a matemática Júlia Demori Guizardi, formada na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Sua notória aplicação ao longo dos quatro anos de graduação na instituição paranaense a rendeu um dos momentos de maior satisfação pessoal na ainda jovem carreira como acadêmica.


Júlia recebeu o Prêmio ao Mérito Acadêmico da SBMAC em 2023 – Foto: Arquivo Pessoal

“Particularmente, como uma mulher no ramo da ciência, é muito importante ter o meu trabalho de tantos anos reconhecido e prestigiado. Não somente por mim, mas também pelas outras mulheres da área saberem que o esforço e dedicação valem a pena. Sem dúvida, o prêmio agrega um mérito imponente ao meu currículo que, como sabemos, nessa área é de extrema importância, validando e acrescentando ainda mais ao esforço durante a graduação”, avalia.

Após ser um dos sete vencedores da honraria da SBMAC, Júlia está no seu 2º ano de Mestrado na Universidade de São Paulo (USP) em Matemática Aplicada. E ela reconhece que a conquista do ano passado a deixou ainda mais animada para a sequência de sua trajetória. 

“Meu mestrado é em um programa voltado para área na qual desenvolvi pesquisa durante a graduação de Matemática Pura. Aqui tenho a possibilidade de focar meus estudos em otimização com matérias mais específicas para a área. Estou começando meu segundo ano de mestrado agora com expectativas altas para minhas pesquisas ao longo do ano”, finaliza. 

Vale reforçar que o número de indicações para cada universidade do Brasil é limitado a um(a) estudante e o curso de graduação deve ser necessariamente voltado para a área de Matemática Aplicada e/ou áreas correlatas.

Compartilhe