sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

SBMAC SpringerBriefs: conheça as obras de 2023 que entraram para a coleção

Em junho de 2014, o Conselho da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) aprovou uma parceria com a reconhecida editora Springer, fundada em 1950, para a publicação de livros e revistas com foco em Ciência, Tecnologia, Matemática e Medicina. Nascia, assim, a série SBMAC SpringerBriefs, com obras no idioma inglês.

A coleção, com distribuição mundial, tem por objetivo dar maior visibilidade à comunidade brasileira em todo o mundo com a publicação de textos de alta qualidade em Matemática Aplicada, Computacional e Industrial. Ela é destinada a estudantes e pesquisadores nas áreas da Ciência da Computação, Matemática e Matemática Aplicada. 

Em 2023, dois livros foram publicados na série SBMAC SpringerBriefs. São eles: “Soluções Numéricas Aplicadas à Transferência de Calor com o Método SPH”, dos autores Luciano Pereira da Silva, Messias Meneguette Júnior e Carlos Henrique Marchi, e “Aprendizado Profundo para Simulação e Animação de Fluidos”, de Gilson Antônio Giraldi, Liliane Rodrigues de Almeida, Antonio Lopes Apolinário Júnior e Leandro Tavares da Silva.

SOLUÇÕES NUMÉRICAS APLICADAS À TRANSFERÊNCIA DE CALOR COM O MÉTODO SPH

Professor do Departamento de Matemática e Computação da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da UNESP, no Campus de Presidente Prudente, Messias Meneguette Júnior revela peculiaridades da obra. O livro foi fruto do trabalho do então aluno Luciano Pereira da Silva, que dividiu as salas de Mestrado com o próprio Messias e Doutorado com Carlos Henrique Marchi, também co-autor.


Messias Meneguette Júnior foi um dos co-autores de livro publicado na série SBMAC SpringerBriefs – Foto: SBMAC

“O tema do livro é bastante atual e relevante, pois investiga um método sem malha para a solução numérica de Equações Diferenciais Parciais. A abordagem utiliza um modelo de transferência de calor, mas tudo pode ser aplicado em problemas mais gerais. O conteúdo traz um estudo teórico e prático com detalhes e inovações importantes. Verifica em detalhes a influência dos erros e a possibilidade do uso de extrapolação de Richardson para melhoria significativa da precisão, cotejando esses desenvolvimentos com ferramentas de verificação para um entendimento o mais completo possível”, explica Messias sobre o tema escolhido para o projeto. 

A área de Simulação Numérica com base em problemas modelados por Equações Diferenciais é bastante importante dentro do ramo da Matemática Aplicada. Para Messias, a obra, por ter uma abordagem mais universal, deve abranger um público-alvo ainda mais amplo. “A comunidade de pesquisadores, bem como alunos de Pós-Graduação em Matemática Aplicada, Métodos Numéricos em Engenharia e que necessitam de Simulação Numérica, certamente poderão se beneficiar do conteúdo ali apresentado”, opina. 

Ter o privilégio de fazer parte ao lado de poucos pesquisadores na série da Springer com a SBMAC traz um ar de satisfação pessoal muito grande para Messias. E o matemático é extremamente grato pela influência da Sociedade em sua trajetória acadêmica. 

“Minha vida de pesquisa se deve muito à própria SBMAC e suas brilhantes iniciativas propiciando a divulgação da Matemática Aplicada e Computacional brasileira em praticamente todos os segmentos. Sempre foi uma honra participar dos congressos, dos proceedings, da TEMA e COAM, das Notas de Matemática Aplicada (NoMA), culminando com a série SBMAC SpringerBriefs. É realmente o sentimento de quem conseguiu chegar ao almejado topo de uma conquista”, comemora o docente da UNESP.  

APRENDIZADO PROFUNDO PARA SIMULAÇÃO E ANIMAÇÃO DE FLUIDOS

Um dos co-autores da segunda obra publicada na série é Gilson Antônio Giraldi, servidor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), no Rio de Janeiro, há 22 anos. Ele é pesquisador nas áreas de Análise de Imagens e Animação no uso de modelos baseados em Física e Aprendizagem de Máquina. 

O tema central do livro tem muito a ver com sua área de pesquisa, já que se trata de uma introdução ao tema de Inteligência Artificial para Animação de Fluidos. 


Gilson Antônio Giraldi teve livro publicado na série SBMAC SpringerBriefs – Foto: Arquivo Pessoal

“A obra trata da aplicação de redes neurais para simulação de fluidos para geração de efeitos especiais. São tratados também temas em rendering, que oferecem técnicas para gerar imagens realistas a partir dos dados gerados nas simulações. O livro oferece também fundamentos em Ciência da Computação para ajudar o leitor a entender o potencial das redes neurais em aplicações científicas. O livro é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação na área de Simulação de Fluidos ou Ciência da Computação interessados em redes neurais, aprendizado profundo e computação gráfica”, explica Gilson, que também é professor do Programa de Pós-Graduação de Modelagem Computacional do LNCC. 

Ter um espaço reservado na série SBMAC SpringerBriefs é mais um fator de satisfação na carreira de Gilson, que ultrapassou as barreiras do propósito inicial do livro. O cientista visava estimular os profissionais das áreas de Modelagem Matemática e Computação Gráfica para a utilização de redes neurais como ferramentas em suas pesquisas. 

Ele já se contentava em atingir e auxiliar os interessados nesta área de pesquisa. Ter o reconhecimento concedido também pela SBMAC o faz manter a humildade e dividir as honras com os demais autores. 

“O sentimento, tanto meu quanto dos colaboradores que participaram comigo desta obra, é de satisfação pela oportunidade de divulgar nosso trabalho com a visibilidade oferecida pela Springer”, conclui. 

SOBRE A SÉRIE

A série SBMAC SpringerBriefs publica livros e trabalhos relevantes nas áreas de Matemática Aplicada e Ciência da Computação. 

Os trabalhos que são selecionados anualmente para a coleção devem conter de 50 a 125 páginas e abranger uma variedade de conteúdos, que vão desde o mercado profissional de trabalho até a área acadêmica.

A coleção abrange uma variedade de conteúdos, desde o mercado de trabalho até o âmbito acadêmico.

Os pré-requisitos para ser inserido na série e o processo de submissão de novas propostas de livro podem ser conferidas no site oficial da SBMAC.

Compartilhe