Prêmios SBMAC

Prêmio Iniciação Científica

A SBMAC instituiu o prêmio Beatriz Neves para incentivar a participação de estudantes de graduação em atividades de Iniciação Científica no âmbito de Matemática Aplicada e Computacional. Qualquer estudante que tenha realizado um trabalho nessa área pode submetê-lo para concorrer ao prêmio, que é concedido, anualmente, durante o CNMAC. O nome do prêmio é uma homenagem à Profa. Beatriz Neves (1935 – 1986), que atuou no Instituto de Matemática da UFRJ.

Saiba mais:

Prêmio Pós-Graduação

A concessão do prêmio de pós-graduação da SBMAC foi iniciada no XXV CNMAC, realizado em 2002. Este prêmio, nas categorias de Doutorado e Mestrado, passou então a ser concedido anualmente à melhor tese de Doutorado e à melhor dissertação de Mestrado submetidas à Comissão Julgadora indicada pela SBMAC.

Periodicamente, a SBMAC presta homenagem a pessoas que deram uma contribuição significativa para SBMAC com a nomeação deste prêmio. A primeira pessoa homenageada foi o Prof. Paulo Jorge S. Paes Leme (1948 – 1986), em 2002. O Prof. Paulo Jorge atuou na PUC-RJ e no IPRJ/UERJ, e foi Presidente da SBMAC no biênio 1985 – 1987. O Prof. Guilherme Maurício Souza Marcos de la Penha (1942 – 1996) foi homenageado de 2003 a 2005. Desde 2006, a SBMAC presta homenagem ao Prof. Odelar Leite Linhares (1924 – 2004). O Prof. Odelar teve sua vida acadêmica construída em instituições tais como ITA, Unicamp, ICMC-USP, UFSCar e IBILCE-UNESP. Além de ser sócio-fundador da SBMAC, o Prof. Odelar foi seu primeiro presidente no biênio 1979 – 1981.

Saiba mais:

Prêmio Johannes Kepler


O Prêmio Johannes Kepler, instituído pela SBMAC, tem como objetivo promover e estimular a produção científica nacional de excelência em Matemática Aplicada, com características multidisciplinares. O prêmio consistirá em um diploma certificado pela SBMAC e remuneração monetária de R$ 10.000,00.

Nesta primeira edição poderão concorrer artigos científicos publicados, entre 2010 e 2019, em revistas de circulação internacional e com corpo editorial de reconhecida competência, dedicados a temas que exijam forte interação entre a Matemática e outro ramo do conhecimento científico. Pelo menos um dos autores deve atuar profissionalmente no Brasil e pelo menos dois dos autores devem ter formação em áreas de pesquisa distintas, tendo uma delas estreita ligação com a Matemática.

Em sua edição de 2020, a Comissão Julgadora do Prêmio Johannes Kepler será composta por
José Mário Martínez (presidente), Abimael Loula, André de Carvalho, Nair Abreu e Pablo Ferrari.

As inscrições devem ser realizadas pelos próprios autores, exclusivamente pelo e-mail: [email protected]

Para a inscrição, o artigo submetido deve ser acompanhado de breve minuta, informando explicitamente: (i) público-alvo; (ii) relevância e principais contribuições do artigo; (iii) subsídios adicionais, quanto aos critérios definidos acima, que possam auxiliar a análise do artigo.

Para mais informação sobre o regulamento e cronograma clique no botão a seguir:

Prêmio Johannes Kepler

Prêmio Elon Lages Lima

O Prêmio Elon Lages Lima, instituído conjuntamente pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) e Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), tem como objetivo promover e estimular a produção bibliográfica nacional em Matemática e Aplicações, devotada à formação e à difusão de conhecimentos na área.

Podem concorrer ao prêmio obras escritas por autores brasileiros ou que atuem profissionalmente no Brasil, dedicadas a temas nas diversas áreas da Matemática e Aplicações, na forma de monografias, textos introdutórios e, preferencialmente, livros-texto.

Poderão ser inscritas obras publicadas entre 2010 e 2018 que atendam às condições definidas no Regulamento do prêmio. Para as edições subsequentes do prêmio, considerar-se-á a inscrição de obras publicadas no intervalo de quatro anos, anteriores ao ano da premiação.

Em sua edição de 2019, a Comissão Julgadora do Prêmio Elon Lages Lima será composta por:

  • Jorge Herbert Soares de Lira (presidente),
  • José Alberto Cuminato,
  • Liliane Basso Barichello,
  • Paulo Cezar Carvalho
  • Sandra Augusta Santos.

O processo de seleção seguirá o cronograma abaixo:

  • Recebimento das obras pela Comissão Julgadora: de 20/02 a 20/05/2019
  • Análise e julgamento das obras: de 21/05 a 28/06/2019
  • Publicação do Resultado nos sites da SBM e SBMAC: Até 22/07/2019
  • Premiação: durante o 32º Colóquio Brasileiro de Matemática (28 de Julho a 02 de Agosto, 2019)

CONFIRA NOSSOS DESTAQUES

A SBMAC cria um ambiente propício para o intercâmbio de ideias e experiências entre pesquisadores(as), profissionais e estudantes das mais diversas áreas da Matemática Aplicada e Computacional. Parte importante de nossas atividades é dar destaque, através de prêmios e publicações, à pesquisa desenvolvida na área pela comunidade científica.