Prêmios SBMAC

Prêmio Iniciação Científica

A SBMAC instituiu o prêmio Beatriz Neves para incentivar a participação de estudantes de graduação em atividades de Iniciação Científica no âmbito de Matemática Aplicada e Computacional. Qualquer estudante que tenha realizado um trabalho nessa área pode submetê-lo para concorrer ao prêmio, que é concedido, anualmente, durante o CNMAC. O nome do prêmio é uma homenagem à Profa. Beatriz Neves (1935 – 1986), que atuou no Instituto de Matemática da UFRJ.

Saiba mais:

Prêmio Pós-Graduação

A concessão do prêmio de pós-graduação da SBMAC foi iniciada no XXV CNMAC, realizado em 2002. Este prêmio, nas categorias de Doutorado e Mestrado, passou então a ser concedido anualmente à melhor tese de Doutorado e à melhor dissertação de Mestrado submetidas à Comissão Julgadora indicada pela SBMAC.

Periodicamente, a SBMAC presta homenagem a pessoas que deram uma contribuição significativa para SBMAC com a nomeação deste prêmio. A primeira pessoa homenageada foi o Prof. Paulo Jorge S. Paes Leme (1948 – 1986), em 2002. O Prof. Paulo Jorge atuou na PUC-RJ e no IPRJ/UERJ, e foi Presidente da SBMAC no biênio 1985 – 1987. O Prof. Guilherme Maurício Souza Marcos de la Penha (1942 – 1996) foi homenageado de 2003 a 2005. Desde 2006, a SBMAC presta homenagem ao Prof. Odelar Leite Linhares (1924 – 2004). O Prof. Odelar teve sua vida acadêmica construída em instituições tais como ITA, Unicamp, ICMC-USP, UFSCar e IBILCE-UNESP. Além de ser sócio-fundador da SBMAC, o Prof. Odelar foi seu primeiro presidente no biênio 1979 – 1981.

Saiba mais:

Prêmio Johannes Kepler


O Prêmio Johannes Kepler, instituído pela SBMAC, tem como objetivo promover e estimular a produção científica nacional de excelência em Matemática Aplicada, com características multidisciplinares. O prêmio consistirá em um diploma certificado pela SBMAC e remuneração monetária de R$ 10.000,00.

Nesta primeira edição poderão concorrer artigos científicos publicados, entre 2010 e 2019, em revistas de circulação internacional e com corpo editorial de reconhecida competência, dedicados a temas que exijam forte interação entre a Matemática e outro ramo do conhecimento científico. Pelo menos um dos autores deve atuar profissionalmente no Brasil e pelo menos dois dos autores devem ter formação em áreas de pesquisa distintas, tendo uma delas estreita ligação com a Matemática.

Em sua edição de 2020, a Comissão Julgadora do Prêmio Johannes Kepler será composta por
José Mário Martínez (presidente), Abimael Loula, André de Carvalho, Nair Abreu e Pablo Ferrari.

As inscrições devem ser realizadas pelos próprios autores, exclusivamente pelo e-mail: [email protected]

Para a inscrição, o artigo submetido deve ser acompanhado de breve minuta, informando explicitamente: (i) público-alvo; (ii) relevância e principais contribuições do artigo; (iii) subsídios adicionais, quanto aos critérios definidos acima, que possam auxiliar a análise do artigo.

Para mais informação sobre o regulamento e cronograma clique no botão a seguir:

Prêmio Johannes Kepler

Prêmio Elon Lages Lima

O Prêmio Elon Lages Lima, instituído conjuntamente pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) e Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), tem como objetivo promover e estimular a produção bibliográfica nacional em Matemática e Aplicações, devotada à formação e à difusão de conhecimentos na área.

Podem concorrer ao prêmio obras escritas por autores brasileiros ou que atuem profissionalmente no Brasil, dedicadas a temas nas diversas áreas da Matemática e Aplicações, na forma de monografias, textos introdutórios e, preferencialmente, livros-texto.

Poderão ser inscritas obras publicadas no intervalo de quatro anos, anteriores ao ano da premiação que atendam às condições definidas no Regulamento do prêmio.

As submissões devem ser feitas pelo sistema:

 https://premiacoes.sbm.org.br/

As inscrições para a nova edição do Prêmio Elon Lages Lima da Sociedade Brasileira de Matemática e Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional estarão abertas no período de 16 de março de 2021 a 20 de maio de 2021. Em sua edição de 2020, a Comissão Julgadora do Prêmio Elon Lages Lima será composta por:

  • Jorge Herbert Soares de Lira (presidente),
  • Jayme Luiz Szwarcfiter,
  • Elizabeth Wegner Karas,
  • Paulo Cezar Carvalho,
  • João Frederico da Costa Azevedo Meyer.

O processo de seleção seguirá o cronograma abaixo:

CRONOGRAMA ALTERADO

  • Recebimento das obras pelo sistema – de 16/03 a 20/05/2021,
  • Análise e julgamento das obras – de 21/05 a 28/06/2021,
  • Publicação do Resultado nos sites da SBM e SBMAC – Até 22/07/2021,
  • Premiação: durante o XL Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (13 a 17 de Setembro, 2021).

Obra vencedora da edição 2019:

Teoria Computacional de Grafos: Os algoritmos de Jayme Luiz Szwarcfiter.

Comissão Julgadora da edição 2019:

Jorge Herbert Soares de Lira (presidente), José Alberto Cuminato, Liliane Basso Barichello, Paulo Cezar Carvalho, Sandra Augusta Santos.

CONFIRA NOSSOS DESTAQUES

A SBMAC cria um ambiente propício para o intercâmbio de ideias e experiências entre pesquisadores(as), profissionais e estudantes das mais diversas áreas da Matemática Aplicada e Computacional. Parte importante de nossas atividades é dar destaque, através de prêmios e publicações, à pesquisa desenvolvida na área pela comunidade científica.