sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Compartilhe

Últimas edições

SBMAC em Foco – Ano 2019 – Nº 46 – 27/11/2019

1. AVISOS IMPORTANTES DA SBMAC

1.1. A revista TEMA (Tendências em Matemática Aplicada e Computacional) abriu uma chamada para trabalhos apresentados no CNMAC 2019. O data final para envio de artigos é o dia 15/01/2020.
Todos os artigos submetidos serão enviados para revisores para avaliação, seguindo o procedimento usual da TEMA. A apresentação do trabalho no CNMAC 2019 não é garantia de aceitação do artigo na revista TEMA.
Espera-se que o artigo submetido tenha resultados adicionais em comparação ao trabalho apresentado no evento. Aproveitamos para lembrar que os trabalhos (resumos e trabalhos completos) apresentados no CNMAC 2019, na sua forma atual, já serão publicados no Proceeding Series of SBMAC (https://www.sbmac.org.br/publicacoes/#proceedings), conforme as regras do evento.
Por fim, recomendamos fortemente que todos os artigos sejam enviados em inglês, tendo em mente a internacionalização do periódico.
As regras de submissão para a TEMA, assim como o template, estão no endereço: https://tema.sbmac.org.br/tema/about/submissions#authorGuidelines

1.2. O XL Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC 2020) será realizado de 14 a 18 de setembro de 2020 em Campo Grande – MS. Está aberto, até o dia 16 de dezembro de 2019, o período de proposição de atividades para o congresso. Interessados(as) têm a oportunidade de propor minissimpósios e minicursos, além de sugerir nomes para plenaristas. Informações específicas sobre essa chamada encontram-se no portal do CNMAC: http://www.cnmac.org.br

1.3. A SBMAC tem grande satisfação em anunciar a primeira edição do Prêmio Johannes Kepler, um prêmio anual com o objetivo de promover e estimular a produção científica nacional de excelência em Matemática Aplicada, com características multidisciplinares. O prêmio consistirá em um diploma certificado pela SBMAC e remuneração monetária de R$ 10.000,00.

Poderão concorrer artigos científicos publicados, entre 2010 e 2019, em revistas de circulação internacional e com corpo editorial de reconhecida competência, dedicados a temas que exijam forte interação entre a Matemática e outro ramo do conhecimento científico. Pelo menos um dos autores deve atuar profissionalmente no Brasil e pelo menos dois dos autores devem ter formação em áreas de pesquisa distintas, tendo uma delas estreita ligação com a Matemática.

As inscrições estão abertas até o dia 01/03/2020. Informações sobre como se inscrever e o Regulamento completo podem ser acessados através do link: https://www.sbmac.org.br/premios/#kepler

2. NOTÍCIAS

2.1. A pesquisadora Helena Judith Nussenzveig Lopes, professora da UFRJ e associada da SBMAC, foi nomeada Fellow of the American Mathematical Society, Class 2020, por suas contribuições à análise de soluções fracas das equações de Euler incompressíveis e pela sua atuação na promoção da Matemática Aplicada no Brasil e internacionalmente.

3. EVENTOS

3.1. O 3º Encontro de Biomatemática (EncBioMat) será realizado entre os dias 10 e 13 de fevereiro de 2020 na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mais informações: https://encbiomat.wixsite.com/encbiomat

4. OPORTUNIDADES

4.1. Pós-Doutorado em Biologia Molecular Computacional: Postdoctoral Fellowship in Genome Rearrangements Problems. We are seeking a candidate for a 2-year post-doctoral fellowship position at the Laboratory of Optimization and Combinatorics (LOCo), Institute of Computing (IC), University of Campinas (Unicamp), Brazil. This fellowship entitled “Sorting by Genome Rearrangements Problems” is part of a Thematic Project, entitled “Investigation of hard problems from the algorithmic and structural standpoints, funded by the São Paulo Research Foundation (FAPESP).
The candidate must send an email to Zanoni Dias (zanoni@ic.unicamp.br) with the following documents: CV with a list of publications; Cover letter describing the motivation and experience (up to 2 pages); Contact of an earlier supervisor that can give a recommendation letter. Please include “Post-doctoral Fellowship Application” in the subject of your email. Applications will be given full consideration if received by December 15, 2019.

4.2. Estão abertas as inscrições para o processo de seleção do curso de Mestrado em Matemática da Universidade Federal de Itajubá (PMAT). As inscrições encerram-se no dia 19 de janeiro de 2020.
Mais informações: https://unifei.edu.br/mestrado-matematica/
===============================================================================
O boletim “SBMAC EM FOCO” está sempre disponível para divulgar à nossa comunidade informações que sejam pertinentes e de interesse geral. Sua colaboração é importante, não só o divulgando, mas também enviando notícias, dúvidas, informação sobre eventos e sugestões para o endereço: boletim@sbmac.org.br.

Compartilhe