sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Compartilhe

Últimas edições

SBMAC em Foco – Ano 2020 – Nº 30 – 29/07/2020

1.1. LIVE SBM-SBMAC: Nesta quinta-feira, dia 30/07, teremos a segunda live relacionada à COVID-19 co-organizada pela SBMAC e pela SBM. A live será transmitida pelos canais YouTube das duas sociedades.

“Estudos e projeções sobre a evolução da pandemia em diferentes regiões”, 30/07 – 18:00
Moderador: Marcelo Ferreira da Costa Gomes (FIOCRUZ)
Palestrantes: Adriano Batista (UFCG), Dani Gamerman (UFMG), e Suzi Alves Camey (UFRGS)

1.2. Houve um grande número de manifestações e ações da comunidade de Matemática, Matemática Aplicada e Estatística em resposta à divulgação dos critérios para a área de Matemática e Estatística da Chamada 09/2020 do CNPq (Bolsas de Produtividade em Pesquisa). Por parte da SBMAC, houve o envio de uma carta e duas reuniões com a presidência do CNPq, da qual participaram o Prof. Pablo Rodriguez, presidente da SBMAC e membros do Conselho da SBMAC. Como resultado da ampla mobilização, o CNPq nomeou um grupo de trabalho para estudar parâmetros de avaliação na área de Matemática e Estatística, no âmbito das diretrizes estabelecidas pelo CNPq, formulando uma proposta de metodologia de avaliação para apreciação e eventual adoção pelo Comitê Assessor CA-MA, com foco no edital de 2021. O grupo é coordenado por Marcelo Viana e é composto por representantes das sociedades científicas, dos Comitês de Assessoramento na CAPES CNPq, por exemplo. José Mario Martinez participa deste grupo de trabalho como representante da SBMAC. A SBMAC também criou um grupo de trabalho interno para monitorar e avaliar assuntos relacionados a critérios de avaliação que impactam a Matemática Aplicada e Computacional, que se reporta ao seu Conselho. Com relação ao edital de 2020, o prazo final para submissão de propostas para a Chamada 09/2020 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa foi estendido para o dia 17/08. Ainda, houve inclusão de informações nos critérios de avaliação do CA-MA.
http://www.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&filtro=abertas

1.3. I ERMAC-MS: O I ERMAC-MS, um evento integralmente online nas plataformas Facebook e YouTube da SBMAC, será realizado entre os dias 14 e 18 de setembro de 2020. Além de uma ampla programação com webinars e mesas redondas, haverá sessões de apresentação de trabalho. O período de submissão de trabalhos estende-se até o dia 15/08. As instruções para autores e os templates para submissão estão disponíveis na página do evento. As inscrições para o evento são gratuitas e poderão ser realizadas até o dia 14 de setembro de 2020.
Mais informações: https://www.sbmac.org.br/2020/07/i-ermac-ms/

1.4. ÚLTIMA SEMANA PARA SUBMISSÕES – EDIÇÃO ESPECIAL DA REVISTA TEMA – COVID-19: A revista TEMA está com uma chamada aberta para artigos relacionados à pandemia do COVID-19. Autores(as) interessados(as) deverão submeter seus artigos até 01/08/2020. Todos os artigos submetidos serão enviados para revisão, seguindo os padrões e procedimentos usuais da TEMA. Recomendamos fortemente que os artigos sejam escritos em inglês, tendo em mente a internacionalização do periódico. Também, por se tratar de um assunto de saúde pública delicado, salientamos que todo tipo de modelagem e predição devem ser realizadas com maior cuidado e responsabilidade. As regras de submissão para a TEMA, assim como o template, estão disponíveis no endereço:
https://tema.sbmac.org.br/tema/about/submissions#onlineSubmissions

1.5. A SBMAC mantém uma página com links para bancos de dados, textos científicos e material de divulgação sobre a pandemia de COVID-19, sob a ótica da Matemática Aplicada e Computacional, indicados pelos associados e associadas da SBMAC. Essa semana, divulgamos um aplicativo gratuito que auxilia gestores na adoção de medidas de distanciamento mínimo na retomada de atividades presenciais. Mais informações: https://www.sbmac.org.br/covid-19/

2. EVENTOS

2.1. Nesta quarta-feira, dia 29 de julho, às 17 horas, será realizado o segundo webinário da série “E a Matemática com isso” na página do Facebook do Programa Mentalidades Matemáticas (https://www.facebook.com/MentalidadesMatematicas/). O objetivo é debater
maneiras de levar a ciência de dados para sala de aula. Participam do debate André Carvalho, professor e vice-diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP (ICMC-USP); Hallison Paz, doutorando do Laboratório de Visão Computacional e Computação Gráfica (Visgraf) do IMPA, e Maitê Salinas, professora do Colégio Sidarta e formadora do Mentalidades Matemáticas. A mediação será de Marcelo Soares, jornalista e diretor da Lagom Data, consultoria de inteligência de dados.

3. OPORTUNIDADES

3.1. O Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe, até 31 de julho de 2020, inscrições no processo seletivo para bolsa de pós-doutorado em Teoria de Singularidades. As candidaturas devem ser enviadas ao e-mail: faridtari@icmc.usp.br, acompanhadas dos seguintes documentos: carta de apresentação; currículo; proposta de pesquisa; nomes e endereços de e-mail de duas referências; e documento que comprove o título de doutorado. A implementação da bolsa estará sujeita à aprovação da Fapesp, com condições e requisitos listados no site da Fundação, em http://www.fapesp.br/bolsas/pd

====================================================================
O boletim “SBMAC EM FOCO” está sempre disponível para divulgar à nossa comunidade informações que sejam pertinentes e de interesse geral. Sua colaboração é importante, não só o divulgando, mas também enviando notícias, dúvidas, informação sobre eventos e sugestões para o endereço: boletim@sbmac.org.br.

Compartilhe