sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Compartilhe

Últimas edições

SBMAC em Foco – Ano 2022 – Nº 01 – 05/01/2022

AVISOS IMPORTANTES DA SBMAC


1.1. Tomaram posse no último dia 01/01/2022 a nova diretoria e os novos conselheiros da SBMAC para o biênio 2022-2023.

Mais informações: https://www.sbmac.org.br/diretoria e https://www.sbmac.org.br/conselho


1.2. O CNMAC 2022 vai ocorrer na Unicamp, em Campinas-SP, de 12 a 16 de setembro. A maioria das atividades estão sendo previstas para o formato presencial, mas haverá a possibilidade de participar no formato virtual.  A chamada para propostas de conferências, minissimpósios e minicursos estará aberta de 15 de dezembro de 2021 a 15 de fevereiro de 2022. Os critérios e o formato de submissão de propostas podem ser encontrados em http://www.cnmac.org.br/novo/index.php/CNMAC/conteudo/2022/56/101.

As propostas submetidas serão avaliadas pelo Comitê Científico do evento. Os resultados serão divulgados a partir de 15 de março de 2022.

1.3. Prêmios SBMAC: A SBMAC tem uma longa tradição no reconhecimento de trabalhos de excelência, nas diversas áreas de Matemática Aplicada e Computacional, realizados por estudantes nas categorias Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. A edição 2022 destina-se a trabalhos concluídos no período de 1º de abril de 2021 a 31 de março de 2022 que satisfaçam as exigências previstas no Regulamento Geral. O prazo para a submissão de candidaturas estará aberto entre os dias 15 de janeiro e 15 de abril de 2022. O prêmio na categoria Iniciação Científica homenageia a Profa. Beatriz Neves. Em 2022, os prêmios de Pós-Graduação, nas categorias Mestrado e Doutorado, homenagearão o Prof. Clóvis Caesar Gonzaga e o Prof. Marco Antonio Raupp, respectivamente.

Mais informações: http://www.cnmac.org.br/novo/index.php/CNMAC/conteudo/2022/58/107

1.4. A SBMAC tem grande satisfação em anunciar a segunda edição do Prêmio Johannes Kepler, um prêmio anual com o objetivo de promover e estimular a produção científica nacional de excelência em Matemática Aplicada, com características multidisciplinares. O prêmio consistirá em um diploma certificado pela SBMAC e remuneração monetária de R$ 10.000,00. Poderão concorrer artigos científicos publicados, entre 2017 e 2021, em revistas de circulação internacional e com corpo editorial de reconhecida competência, dedicados a temas que exijam forte interação entre a Matemática e outro ramo do conhecimento científico. Pelo menos um dos autores deve atuar profissionalmente no Brasil e pelo menos dois dos autores devem ter formação em áreas de pesquisa distintas, tendo uma delas estreita ligação com a Matemática. As inscrições estão abertas até o dia 28/02/2022. Informações sobre como se inscrever e o regulamento completo podem ser acessados através do link: https://www.sbmac.org.br/premios/#kepler

EVENTOS

2.1. As inscrições para os eventos do XX Programa de Verão do LNCC/MCTI (PV2022, 31/01/22 a 25/02/2022) estão abertas até o dia 16 de janeiro de 2022. Os eventos que compõem a programação do PV2022, voltados para alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e outros grupos, incluindo a iniciativa privada, com interesse em computação científica e modelagem matemática, são os seguintes:

  • Escola Supercomputador SDumont – 31/01 a 04/02
  • VIII Encontro em Modelagem Matemática e Computacional do
  • Crescimento Tumoral – 14/02 a 16/02
  • Jornada em Ciência de Dados – 14/02 a 18/02
  • Minicursos Avulsos, acontecerão entre os dias 07/02 a 11/02, e são:

1) Introdução à Computação Quântica,
2) Organização-Informação Biológicas e Aplicações,
3) Método MHM: Teoria e Prática;
4) Integrando Redes Neurais, Modelos Físicos e Rendering para
Animação de Fluidos,
5) Concepção e Princípios para a modelagem de museus virtuais
6) Docking molecular e triagem virtual em larga escala com o portal
DockThor-VS
Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica
Encontro Acadêmico de Modelagem Computacional – 21/02 a 25/02).

As informações/links dos eventos encontram-se no endereço
www.verao.lncc.br.

O link da inscrição está disponível em
http://veraolncc.kinghost.net/Registration.php até 16/01/2022.

2.2. O 4º Encontro de Biomatemática (EncBioMat) será realizado entre os dias 26 e 29 de abril de 2022 no CEFET – Campus Maracanã/RJ. O prazo para submissão de trabalhos encerra-se no dia 16 de janeiro de 2022. As inscrições encerram-se no dia 26 de abril de 2022.

Mais informações: https://encbiomat.wixsite.com/encbiomat ou através do
e-mail: encbiomat@gmail.com.

Siga as redes sociais do EncBioMat: Instagram e Facebook.

OPORTUNIDADES

3.1. A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus São José dos Campos – SP abre processo seletivo para ingresso no Mestrado em Matemática Pura e Aplicada. As inscrições encerram-se no dia 07 de janeiro de 2022. O processo seletivo é composto de análise de currículo com cartas de referência, e entrevista por videoconferência. Todas as informações sobre o edital do processo e demais informações do programa podem ser encontradas no site: https://ppgmat.sites.unifesp.br/admissao/#regular ou através do e-mail: ppgmat@unifesp.br.

3.2. O Programa de Pós-Graduação Interunidades em Bioengenharia (PPGIB) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para os cursos de mestrado, até o dia 13 de janeiro de 2022, e doutorado, até o dia 31 de janeiro de 2022.

Informações sobre as inscrições:
http://www.bioeng.eesc.usp.br/bioeng/bioengenharia/portal/index.php/br/processo-seletivo

Descrições das linhas e dos projetos:
http://www.bioeng.eesc.usp.br/bioeng/bioengenharia/portal/index.php/br/linhas-de-pesquisa#

Mais informações: bioengenharia@eesc.usp.br

3.3. A Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, abre processo seletivo para provimento de cargo efetivo de Professor do Magistério Superior. As inscrições encerram-se no dia 14 de janeiro de 2022.

Mais informações: http://www.copeve.ufal.br/index.php?opcao=concurso&idConcurso=470 

3.4. Postdoctoral Fellowship in Packing Problems

We are seeking candidates for a 1-year post-doctoral fellowship position to work at the Institute of Computing, University of Campinas, Unicamp, Campinas, SP, Brazil. This fellowship is part of the project entitled “Investigation of hard problems from the algorithmic and structural standpoints”, funded by the São Paulo Research Foundation (Fapesp).

How to Apply: The candidate must send by email, until January 15, 2022, the following documents:

  • Curriculum vitae with a list of publications, and previous experience.
  • A motivation letter for the application.
  • Contact of an earlier supervisor that can give a recommendation.

All documents must be sent by email to Flavio K. Miyazawa at fkm@ic.unicamp.br.

For more details, check out Fapesp’s webpage: http://www.fapesp.br

3.5. O Programa de Pós-graduação em Modelagem Matemática e Computacional da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGMMC-UFRRJ) torna público o Edital para ingresso no mestrado acadêmico interdisciplinar na área de concentração  Modelagem Matemática e Computacional, com as linhas de pesquisa L1: Demandas Sócio-Econômicas e Ambientais em Áreas Rurais e Urbanas; L2: Agromodelagem e Meio-Ambiente, e L3: Biomatemática (modelos de saúde pública, fármacos, análise populacional, neurociência computacional, etc), no período de  01/12/2021 a 31/01/2022. 

O detalhamento das linhas de pesquisa está disponibilizado na homepage do PPGMMC-UFRRJ (http://r1.ufrrj.br/ppgmmc).

A inscrição deverá ser efetuada, exclusivamente, pelo link:  https://sigaa.ufrrj.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-processo&nivel=S, conforme descrito no item 2.2 (Do Procedimento de Inscrição) do Edital.

O Edital estará disponível no link: https://sigaa.ufrrj.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-processo&nivel=S, assim como na homepage http://r1.ufrrj.br/ppgmmc.

Contatos para esclarecimentos acerca do processo seletivo podem ser feitos através do e-mail selecao2020ppgmmc@gmail.com.

Informações adicionais podem ser encontradas também em http://r1.ufrrj.br/ppgmmc

3.6. Lecturer in Applied Mathematics – Te Herenga Waka – Victoria University of Wellington

Close Date for Vacancy: 25 February 2022

Mais informações: https://www.wgtn.ac.nz/about/working-here/current-vacancies-broadbean ou erecruit@vuw.ac.nz. 

Compartilhe