sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Compartilhe

Últimas edições

SBMAC em Foco – Ano 2022 – Nº 20 – 25/05/2022

AVISOS IMPORTANTES DA SBMAC

1.1. Mensagem importante aos participantes do CNMAC do estado de São Paulo: 

A SBMAC está organizando um pedido coletivo de apoio à participação no CNMAC 2022 junto à FAPESP. 

O objetivo é apoiar pesquisadores com título mínimo de doutor e com vínculo empregatício em Instituição de ensino e pesquisa do estado de São Paulo que vão apresentar trabalho junto ao CNMAC 2022 e deverão cumprir alguns requisitos que podem ser encontrados  em : www.sbmac.org.br/2022/05/mensagem-importante-aos-participantes-do-cnmac-do-estado-de-sao-paulo/ 

1.2. O Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC 2022) será realizado no formato presencial e virtual entre os dias 26 e 30 de setembro de 2022 na UNICAMP – Campinas – SP. As inscrições estão abertas e os valores para participação presencial e virtual estão disponíveis na página: http://www.cnmac.org.br/novo/index.php/CNMAC/conteudo/2022/55/103 

1.3. A SBMAC receberá candidaturas de realização do CNMAC 2024 de acordo com o seguinte cronograma:

  • 04/05/2022 a 31/06/2022 – Período de submissão de pré-propostas para o CNMAC 2024
  • 01/07/2022 a 31/07/2022 – Classificação das candidaturas pelo Conselho da SBMAC, com base nas pré-propostas apresentadas.
  • Setembro de 2022 – Resultado da análise das candidaturas pelo Conselho e homologação da proposta aprovada pela Assembleia da SBMAC durante o CNMAC 2022.

Para mais informações, acessar: www.sbmac.org.br/2022/05/chamada-cnmac-2024.

1.4. O artigo “Disclosing contrasting scenarios for future land cover in Brazil: Results from a high-resolution spatiotemporal model“, que trata sobre os cenários contrastantes para a futura cobertura do solo no Brasil, foi escolhido pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) como o vencedor da segunda edição do Prêmio Johannes Kepler.

A premiação, que existe desde 2020, tem como objetivo promover e estimular a produção científica nacional de excelência em Matemática Aplicada com características multidisciplinares.

O estudo, elaborado por Arthur Nicolaus Fendrich (ESALQ/USP), Alberto Barretto (ESALQ/USP), Vinícius Guidotti de Faria (Imaflora), Fernanda de Bastiani (UFPE), Karis Tenneson (SIG-GIS), Luis Fernando Guedes Pinto (Imaflora) e Gerd Sparovek (ESALQ/USP), foi motivado pela necessidade de se obter informações sobre a dinâmica das mudanças na cobertura da terra, visando melhorar as ações práticas de conservação.

Conheça o trabalho vencedor do Prêmio Kepler 2022: https://www.sbmac.org.br/2022/05/artigo-vencedor-do-premio-kepler-abordou-cenarios-para-a-cobertura-do-solo-no-brasil/

EVENTOS

2.1. O Encontro Conjunto Brasil-Portugal em Matemática será realizado entre os dias 14 e 20 de agosto de 2022 em Salvador/BA.  A Universidade Federal da Bahia será a instituição anfitriã e o IMPA, SBM, SBMAC, SPM os patrocinadores.

O Encontro Conjunto Brasil-Portugal em Matemática comemora os 200 anos da Independência do Brasil e também a intensificação da cooperação científica na área (https://sites.google.com/view/ecbpm). No encontro, teremos várias sessões temáticas – dentre elas, a sessão Teoria Algébrica de Grafos e Aplicações, que contará com a participação dos seguintes palestrantes: Nair Maria Maia de Abreu (UFRJ), Domingos Cardoso (Universidade de Aveiro), Paula Carvalho (Universidade de Aveiro), Renata Del Vecchio (UFF), Carlos Hoppen (UFRGS) e Thomás Jung (UFMG). A programação completa pode ser vista na homepage do encontro.

O link de inscrição está disponível em: https://eventos.impa.br/eventos/419/inscricao

2.2. O VI Workshop Escola de Computação e Informação Quântica (WECIQ 2022) será realizado entre os dias 10 e 12 de agosto de 2022 na Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. Importante evento nacional que contará com a participação de ministrantes, palestrantes nacionais e internacionais. O WECIQ contempla as áreas de Computação e Informação Quântica, Segurança em Comunicação Quântica, Redes Quânticas, Eletrônica e Programação para Computação e Informação Quântica. O evento visa reunir pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação (Computação, Engenharia Elétrica, Física, Matemática, etc.), profissionais que atuam nestas áreas e demais interessados na compreensão da utilização da Mecânica Quântica na computação, comunicação e segurança computacional, bancos, empresas, etc.

Mais informações: https://www.unifal-mg.edu.br/weciq/

2.3. Conference: SIAM Conference on Nonlinear Waves and Coherent Structures (NWCS22) será realizada entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro de 2022 na University of Bremen, Bremen, Germany.

Mais informações: https://www.siam.org/conferences/cm/conference/nwcs22

2.4. A 2ª edição do Festival Nacional da Matemática será realizada entre 29 de setembro e 1º de outubro de 2022, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. Além das oficinas, a programação conta exposições, cineclubes e palestras, além de quatro mesas redondas, uma novidade desta edição. O evento oferece um dia exclusivo para visitação de escolas na quinta-feira (29) e dois dias abertos ao público geral, na sexta (30) e no sábado (1º). As inscrições para as oficinas encerram-se no dia 15 de maio de 2022.

Mais informações: https://www.festivaldamatematica.org.br/

2.5. A Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional – SBMAC promove em suas Regionais os Encontros Regionais de Matemática Aplicada e Computacional, com a sigla ERMAC.

Após as edições de 2017 na UFRRJ (Seropédica-RJ), de 2018 na UFES (São Mateus-ES) e de 2021 (online), a Regional 06, que corresponde aos Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, está promovendo a edição 2022, a ser realizada em presencialmente na cidade de São Mateus, ES, por duas instituições do estado do Espírito Santo, a UFES e o IFES.

Mais informações: https://www.even3.com.br/ermac_es_2022/

2.6. Entre os dias 7 e 11 de novembro de 2022, será realizado, de maneira virtual, pelas plataformas da SBMAC, o XII Congresso da Sociedade Latinoamericana de Biologia Matemática (SOLABIMA).

Mais informações: https://www.even3.com.br/solabima2022/

OPORTUNIDADES

3.1. A Loggi é uma das empresas patrocinadoras do TDC Innovation 2022, o maior evento sobre desenvolvimento de software no Brasil.

Queremos que você tenha a oportunidade de conectar sua carreira a um gigantesco ecossistema de tecnologia. Por isso, a Loggi te convida a viver essa experiência incrível conosco. E o melhor: é totalmente gratuito! Para participar, basta se cadastrar em nossa Landing Page exclusiva.

Nos dias 01 e 02/06, estaremos presente com duas trilhas: “Trilha 1: Ciência de Dados e Desenvolvimento” e “Trilha 2: Gestão de Produtos e Design”, onde abordaremos conteúdos com base em nossas experiências dentro do universo da logística.

E ninguém melhor para contar sobre estes temas do que nossas próprias pessoas Loggers dos times de Engenharia, Produto, Design e de Dados. Na nossa Landing Page, durante o evento, você também poderá acompanhar outras atividades e conteúdos, inclusive sobre carreira dentro da Loggi.

Vem com a Loggi conhecer muito mais sobre tecnologia!

3.2. Está aberto o edital de seleção para o mestrado interdisciplinar em Modelagem Computacional em C&T, da UESC (Ilhéus/Bahia).

As inscrições são de 23/05 a 01/07/2022. Público Alvo: Titulados e Concluintes (2022.1) de cursos de graduação em qualquer área do conhecimento (habilidades de cálculo diferencial/integral e algoritmos são fundamentais).

Maiores informações no edital e pelo e-mail ppgmc@uesc.br.

Mais informações: https://www2.uesc.br/publicacoes/editais/arquivo/2022/05/053_2022.pdf

3.3. O Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Métodos Quantitativos da Universidade Federal do Ceará divulgou edital para o processo seletivo da turma do mestrado de 2022.2. São ofertadas 13 vagas e as inscrições estarão abertas de 11/05/2022 a 30/05/2022.

Mais informaçõeshttps://mmq.ufc.br/pt/edital-publicado-para-o-processo-seletivo-2022-2-do-curso-de-mestrado-em-modelagem-e-metodos-quantitativos/

3.4. O Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) faz saber às/aos interessadas/os que encontram-se abertas, até 10 de junho de 2022, as inscrições para a seleção de candidatos/as aos Cursos de Mestrado Acadêmico e de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências Computacionais (PPG-CCOMP), nas turmas com início no semestre 2022/2.

Temos bolsas de doutorado disponíveis. O PPG-CCOMP é um Programa Interdisciplinar, nota 4 da CAPES, cujo principal objetivo é capacitar pesquisadoras/es para o desenvolvimento de teorias, métodos e técnicas computacionais, estatísticas e matemáticas destinadas ao estudo de fenômenos, sistemas e processos naturais e artificiais abordados nos mais diversos campos das ciências e engenharias.

Editais e outras informações encontram-se disponíveis em https://ccomp.ime.uerj.br/processo-seletivo-2022-2-mestrado-e-doutorado-em-ciencias-computacionais/. Envio de documentação através do e-mail processo.seletivo.ccomp@ime.uerj.br.

3.5. Institute of Computing-UNICAMP (Brazil) announces 5 selection processes for Assistant Professors. All applicants must read the Official Job Announcement (available only in Portuguese) and fulfill the application form (Available in English). Please feel free to write me – rafael@ic.unicamp.br – if you are having problems due to the language or if you want additional information. Candidates approved and hired in the selection process are expected to work in full-time dedication, being able to supervise and co-supervise masters and PhD students right at the beginning of the contract.

DEPARTMENT OF THEORY OF COMPUTING

Hiring Process: 34-P-04749/2022

Department of Theoretical Computer Science (Departamento de Teoria da Computação)

Area: Computational  Cryptography (Criptografia Computacional)

Subject:

MO-422 – Cryptographic Algorithms (Algoritmos Criptográficos)

MC-938 – Cryptographic Algorithms (Algoritmos Criptográficos)

MC-889 – Introduction to Cryptography (Introdução à Criptografia)

Application period: 18/April/2022 a 14/June/2022

Official Job Announcement: https://downloads.sg.unicamp.br/?t=f87ea6134d031260da53474e922a1ce5&f=bc3374d5bd448789b90702422be1e003

Application Form: https://solicita.dados.unicamp.br/concurso/?language=en

Hiring Process: 34-P-04748/2022

Department of Theoretical Computer Science (Departamento de Teoria da Computação)

Area: Algorithm Complexity

Subject:

MO-417 – Algorithm Complexity I (MO-417 Complexidade de Algoritmos I)

MC-458 – Design and Analysis of Algorithms I (MC458 – Projeto e

Análise de Algoritmos I)

MC-548 – Design and Analysis of Algorithms II (MC-548 – Projeto e

Análise de Algoritmos II)

Application period:  25/April/2022 a 21/June/2022

Official Job Announcement:

https://downloads.sg.unicamp.br/?t=f87ea6134d031260da53474e922a1ce5&f=835f005af5b8a45c3370c06782f4580e

Application Form: https://solicita.dados.unicamp.br/concurso/?language=en

The other hiring process includes positions for Parallel and Distributed Computing, Computational Security, and Software Engineering and can  be found on https://www.sg.unicamp.br/concursos/?status=abertos&titulo=concursos-para-professor-doutor&unidade=instituto-de-computacao&processo=

3.6. Estão abertas as inscrições para o XXVII Prêmio Tesouro Nacional de Artigos e Soluções. As premiações para os três primeiros colocados na categoria artigos serão de R$ 25.000,00, R$ 12.500,00 e R$ 7.500,00, respectivamente, além de certificado e publicação dos trabalhos em uma edição especial da Revista Caderno de Finanças Públicas e certificado.

Na categoria “Soluções”, o primeiro e segundo colocados receberão R$ 10.000,00 e R$ 6.000,00, além de divulgação dos projetos no portal Tesouro Transparente e certificado de participação. As inscrições vão até 17 de outubro de 2022.

O regulamento e as informações completas sobre o Prêmio encontram-se disponíveis no link: https://www.gov.br/tesouronacional/pt-br/tesouro-educacional/premio-tesouro.

Compartilhe