sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Compartilhe

Últimas edições

SBMAC em Foco – Ano 2022 – Nº 42 – 03/11/2022

AVISOS IMPORTANTES DA SBMAC

1.1. A Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) informa a abertura das inscrições para os cargos de coordenação e vice-coordenação das Divisões Regionais para o mandato de novembro de 2022 a novembro de 2024.

Para participar, basta preencher o formulário até o próximo dia 11 de novembro de 2022. As Divisões Regionais, através dos(as) coordenadores(as), são as encarregadas de promover atividades ao redor das regiões do Brasil que estejam alinhadas com a missão da SBMAC. Isto inclui, por exemplo, o incentivo a grupos locais para a realização dos Encontros Regionais de Matemática Aplicada e Computacional (ERMAC).

Mais informações

1.2. A Secretaria da SBMAC não funcionará amanhã (04/11) devido ao feriado municipal Aniversário de São Carlos.

1.3. O IV Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional (ERMAC) será realizado entre os dias 21 e 25 de novembro de 2022 em São Luís, MA.

Mais informações

1.4. Como parte das celebrações dos 20 anos em 2023, o Comitê Editorial das Notas em Matemática Aplicada (NoMA) torna pública a presente chamada de divulgação de novos temas de interesse para a publicação de livros da Série.

Cronograma:
03/10/2022 a 15/12/2022 – Submissão das propostas, de acordo com o modelo e instruções no site https://proceedings.science/notas-sbmac/instrucoes-aos-autores

E até o dia 15/02/2023 – Divulgação dos resultados da seleção das propostas (por e-mail para os autores).

O Comitê Editorial das Notas em Matemática Aplicada (NoMA) atualizou, na página da NoMA, o template para submissão da proposta na Série com novos comandos do LateX e também o disponibilizou através da plataforma Overleaf.

Mais informações

1.5. As autoras e autores com trabalhos apresentados no XLI CNMAC interessados em publicar na revista TCAM (Trends in Computational and Applied Mathematics) deverão submeter seus artigos até 16/12/2022.

Todos os artigos submetidos serão enviados para revisão seguindo o procedimento usual da TCAM. A apresentação do trabalho no CNMAC não é garantia de aceitação do artigo na revista TCAM. Espera-se que o artigo submetido tenha resultados adicionais em comparação ao trabalho apresentado no evento.

Por fim, lembramos que os artigos são publicados à medida que forem sendo aceitos. Não há uma única edição vinculada ao CNMAC.

As regras de submissão para a TCAM, assim como o template em latex, estão no endereço: https://tema.sbmac.org.br/tema/about/submissions#authorGuidelines

1.6. The School of Applied Mathematics of the Getulio Vargas Foundation – FGV EMAp and the Brazilian Society for Computational and Applied Mathematics – SBMAC, with the support of Scientific Societies and Research Centers fron Latin America, are organizing the Latin American Congress on Industrial and Applied Mathematics (LACIAM).

The meeting will be held from January 30th to February 3rd 2023, at FGV in Rio de Janeiro, Brazil.

More information

1.7. Prizes, Prizes, Prizes! In this issue of ICIAM Dianoia you will find the announcement of September 19 giving the list of winners of the 2023 ICIAM prizes – including the first awarding of the new ICIAM Industry Prize.

There are also reports from ICIAM and ISC committees, and on a new EU-MATHS-IN project.

More information

EVENTOS

2.1. O XII Congresso Latino Americano de Biologia Matemática será realizado entre os dias 07 e 10 de novembro  de 2022.

Fruto de um compromisso assumido por pesquisadores da América Latina, engajados no fortalecimento e divulgação da biomatemática, o Congresso Latino Americano de Biologia Matemática (SOLABIMA) tem sua primeira edição na Armênia, Colômbia. A sociedade, que recebe o mesmo nome (SOLABIMA), foi criada em 2002 durante a realização do evento em Guanajuato, México.

Mais informações: https://www.even3.com.br/solabima2022/

2.2. La Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa, a través de la Escuela Profesional de Matemáticas, los invita a participar del “Seminario Internacional de Matemáticas – UNSA 2022”, a realizarse del 7 al 11 de noviembre del 2022, en la modalidad presencial.

Este Seminario, busca contribuir y fortalecer el interés de los estudiantes y docentes en la enseñanza, investigación, y aplicación de las matemáticas. Como también, promover la interacción académica y científica de la comunidad matemática de la UNSA con investigadores nacionales e internacionales.

Para más información pueden escribir al email: sim_matematicas@unsa.edu.pe.

2.3. O Programa “Cesar Lattes” do Cientista Residente do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp recebe neste ano, em sua quarta edição, o engenheiro eletricista Mario Veiga, um nome de referência do setor elétrico no Brasil e no exterior, com vasta experiência acadêmica, empresarial e de consultoria ao setor público.

Durante sua residência, Veiga promoverá uma série de atividades na Unicamp, incluindo palestras gratuitas e abertas a todos os interessados. A próxima palestra será realizada em 09/11.

Mais informações: http://www.idea.unicamp.br/eventos/energia-do-futuro-futuro-da-energia

2.4. O XV ENAMA será realizado entre os dias 9 e 11 de novembro de 2022 e será organizado pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo.

A modalidade da XV edição será comunicada assim que possível de acordo com as condições sanitárias.

Mais informações: http://www.enama.org/

2.5. O XVI Simpósio de Matemática da FCT (XVI SMAT 2022) ocorrerá nas dependências da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, Campus de Presidente Prudente, no período de 23 a 25 de novembro de 2022

Dentre as atividades previstas, teremos o oferecimento de palestras, minicursos/oficina, mesa-redonda e sessões técnicas. O período de inscrições encerra-se no dia 21 de novembro de 2022.

Mais informações: https://www.fct.unesp.br/simposios/smat

2.6. O I Encontro de Pós-graduandos em Matemática na UFSC será realizado entre os dias 1 e 2 de dezembro de 2022 na Universidade Federal de Santa Catarina – Departamento de Matemática em Florianópolis – SC.

Mais informações: https://encposmtm.paginas.ufsc.br/

2.7. 1st Internacional Conference on “Mathematics for a Sustainable Future” (ICMSF) será realizada entre os dias 12 e 14 de dezembro de 2022, organized by: Department of Mathematics, The Women University Multan. Registration and Paper Submission deadline: 30-Oct-2022.

Mais informações: https://main.wum.edu.pk/icmfs/

OPORTUNIDADES

3.1. PÓS-DOUTORADO EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Estamos selecionando alunos para duas vaga de pós-doutorado em Inteligência Artificial para trabalhar sob supervisão da Profa Carolina Marcelino e do Prof. Marcello Goulart Teixeira no Programa de Pós-Graduação em Informática do Instituto de Computação-UFRJ.

É previsto que a primeira vaga terá início em 2022, e a segunda em 2023. O projeto envolve o campo de Inteligência Artificial aplicado à Eficiência Energética. Os bolsistas vão atuar tanto em tarefas de modelagem de sistemas elétricos para geração de energia quanto na construção e uso de técnicas de inteligência artificial e simulações.

· O valor da bolsa é de R$ 4100,00 (CAPES)

· Candidatos devem ter recebido o título de doutor entre os 4 últimos anos e a data da implementação da bolsa.

. Candidatos devem ter, ao menos, uma publicação realizada nos últimos 4 anos

· Candidatos devem ter alguma experiência em Inteligência Artificial e áreas afins e interesse em seguir atuando na área.

· Candidatos devem ter conhecimentos (pelo menos básicos) de probabilidade e estatística.

· Candidatos devem ter fluência em MATLAB, Python ou R (ou demonstrar habilidades em programação).

· Fluência (escrita e falada) em inglês será considerada uma vantagem.

· A vaga é para tempo integral no PPGI e dedicação exclusiva.

Interessados devem enviar um e-mail manifestando interesse a carolina@ic.ufrj.br e marcello@ic.ufrj.br colocando no assunto: pós-doc inteligência artificial. Esse e-mail deve necessariamente conter o link ao CV lattes do candidato (não é preciso enviar o CV em anexo). Deve ser anexado um arquivo PDF de no máximo duas páginas com uma descrição clara dos motivos que o levam a candidatar-se à vaga e quais caminhos de pesquisa gostariam de seguir no curto e no médio prazos.

A partir de 31 de Outubro começaremos a fazer a seleção entre os candidatos, sendo que alguns destes poderão ser chamados para uma entrevista presencial ou por Google Meet.

3.2.  O Programa de Pós-Graduação em Informática do Instituto de Computação (IC/UFRJ) e Núcleo de Computação Eletrônicas (NCE/UFRJ) – Cidade Universitária – Rio de Janeiro, está com as inscrições do processo seletivo para vagas no seu curso de pós-graduação em Informática (mestrado e doutorado) abertas de 01 de novembro a 30 de novembro de 2022.

Ao todo estão sendo oferecidas 48 vagas para o mestrado e 30 vagas para o doutorado. Para o mestrado, são limitadas as vagas por área de concentração que são Teoria da Computação e Computação Científica (TC, 16 vagas); Metodologia e Técnicas de Computação (MT, 15 vagas); e Sistemas de Computação (SC, 12 vagas). A inscrição para o mestrado deverá ser feita através do e-mail mestrado2023@ppgi.ufrj.br. No assunto do e-mail colocar: “Inscrição – área de concentração (TC, MT ou SC). Para o doutorado, o  Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) ofertará um máximo de 30 (trinta) vagas no curso de Doutorado, área de concentração Computação em Sistemas Complexos, para a Seleção 2023.1.

As vagas deverão ser preenchidas por ordem de classificação dos aprovados, respeitado o limite de vagas por linha de pesquisa, que são Análise de Sistemas Complexos (ASC, 10 vagas), Gestão de Sistemas Complexos (GSC, 12 vagas) e Sistemas Complexos Adaptativos (SCA, 8 vagas). A inscrição deverá ser feita através do e-mail doutorado2023@ppgi.ufrj.br. No assunto do e-mail colocar: “Inscrição – área de concentração (ASC, GSC ou SCA)”. As diferentes linhas de pesquisa, objetiva prover uma formação em Ciência da Computação, Matemática Aplicada, Análise Numérica, Computação Científica, Redes, Inteligência Artificial, Robótica e Educação em Informática e outras áreas afins.

Resultado: A lista de todos os aprovados e os nomes dos candidatos na condição de suplentes será disponibilizada na página do PPGI (http://www.ppgi.ufrj.br), até 22/12/2022, para a 1ª entrada de 2023. A conclusão desse processo será divulgada pela coordenação do programa na página http://www.ppgi.ufrj.br. Ao se inscrever, mediante a aceitação no programa, o aluno deve obedecer o regulamento que se encontra na página http://www.ppgi.ufrj.br.

3.3. O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), situado em Petrópolis, RJ, está com as inscrições do processo seletivo para preenchimento de vagas no seu curso de pós-graduação em Modelagem Computacional (mestrado e doutorado) abertas até o dia 04 de novembro de 2022.

Ao todo, estão sendo oferecidas 24 vagas (14 para mestrado e 10 para doutorado). O Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional do LNCC, com conceito 7 na área interdisciplinar da CAPES, visa prover uma formação multidisciplinar em Ciência da Computação, Matemática Aplicada e Modelagem a Graduados em Matemática, Física, Química, Engenharias, Computação, Biologia, Economia ou outras áreas afins.

O processo seletivo será totalmente online e as matrículas dos selecionados poderão acontecer em janeiro ou março de 2023.

Mais informações:
http://posgrad.lncc.br/pt-br/processo-de-selecao

3.4. O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR), em parceria com o Instituto Serrapilheira, lançou em 15 de setembro uma oportunidade para quem quer iniciar sua trajetória científica na ecologia.

A 3ª Chamada Pública do Programa de Formação em Ecologia Quantitativa irá oferecer aos selecionados um curso intensivo de dois meses na área. O edital está disponível na página: https://www.ictp-saifr.org/wp-content/uploads/2022/09/s-ECO-edital-2022_SET_r2.pdf.

O prazo para inscrição encerra-se no dia 08 de novembro de 2022. Para participar, é preciso estar cursando ou já ter concluído a graduação ou o mestrado.

Mais informações:
https://www.ictp-saifr.org/qecoprogram/

3.5. A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PPGMC) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo para ingresso no Curso de Doutorado em Modelagem Computacional – terceiro trimestre de 2022.
Serão oferecidas até 6 (seis) vagas para o Curso de Doutorado.

O prazo para inscrição encerra-se no dia 15 de novembro de 2022 e deve ser feita através do link: https://sigax.ufjf.br/publico/posstricto/edital/231.

Mais informações:
https://www2.ufjf.br/pgmc/processo-seletivo-07-2022-doutorado/

3.6. O Programa de Pós-Graduação em Matemática Pura e Aplicada (PPGMPA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus Florianópolis, abre processo seletivo para mestrado e doutorado em Matemática, com início no primeiro semestre de 2023.

Período de inscrição no Processo Seletivo: 03/10/2022 a 15/11/2022.

Mais informações:
https://ppgmtm.posgrad.ufsc.br

3.7. A Coordenação da Comissão do Programa de Pós-Graduação em Estatística do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) abre processo seletivo para Mestrado e Doutorado em Estatística. As inscrições serão realizadas durante o período de 10/10/2022 a 18/11/2022 para ingresso no primeiro semestre de 2023.

Os candidatos deverão preencher o formulário de inscrição disponível no link: https://sistemas.dac.unicamp.br/siga/ingresso/candidato/efetuar_login_candidato.xhtml?code=1497038006922.

Mais informações acesse o edital no link: https://www.ime.unicamp.br/sites/default/files/inline/216/versao_final_-_edital_estatistica-1s2023_-_portugues_2.pdf

3.8. O Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Métodos Quantitativos da Universidade Federal do Ceará divulgou edital para o processo seletivo da turma do mestrado de 2023.1. São ofertadas 10 vagas e as inscrições estarão abertas de 24/10/2022 a 20/11/2022.

O público-alvo do Programa é formado por alunos egressos dos cursos de Estatística, Matemática Industrial, Matemática (bacharelado e licenciatura), Engenharias, Física, Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia, entre outros cursos afins, que apresentem interesse em uma formação interdisciplinar, com aprofundamento em diferentes aspectos teóricos e práticos das áreas de computação, estatística e matemática

O processo seletivo será composto por uma única etapa: Avaliação de Conhecimentos Prévios (Avaliação do Histórico e Avaliação Curricular). Mais informações podem ser obtidas na íntegra do edital, disponível na página do Programa e no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Poderão participar deste processo seletivo, que será integralmente eletrônico, candidatos que residam ou não residam na região metropolitana de Fortaleza. Ressaltamos que as aulas serão presenciais e o primeiro semestre de 2023 iniciará  de acordo com o calendário universitário oficial da UFC.

Mais Informações: https://mmq.ufc.br/pt/processo-seletivo-2023-1/

Compartilhe