sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Compartilhe

Últimas edições

SBMAC em Foco – Ano 2022 – Nº 43 – 09/11/2022

AVISOS IMPORTANTES DA SBMAC

1.1. Com mais de quatro décadas de existência, a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) é uma das principais responsáveis pela promoção, desenvolvimento e disseminação da área no Brasil e na América Latina. Fundada no dia 1º de novembro de 1978, durante o Primeiro Simpósio Nacional de Cálculo Numérico, em Minas Gerais, a SBMAC chega ao seu 44º aniversário com uma história vasta e uma relevância importantíssima.

Para contar todas essas histórias, a SBMAC criou a série documental “Memória SBMAC”. Personalidades que fizeram parte da Sociedade desde os primórdios contam sobre a trajetória que percorreram, os desafios pessoais enfrentados e os frutos colhidos em prol da matemática aplicada.

Confira o terceiro episódio da série, com João Meyer, o Joni!

1.2. A Secretaria da SBMAC não funcionará na segunda-feira (14/11) devido ao feriado Proclamação da República na terça-feira (15/11).

1.3. Informamos que a Srª. Andrea Alves Ribeiro, Secretária Executiva da SBMAC, estará de férias no período de 16/11/2022 a 25/11/2022 e retornará às atividades na segunda-feira (28/11/22).

1.4. A Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) informa a abertura das inscrições para os cargos de coordenação e vice-coordenação das Divisões Regionais para o mandato de novembro de 2022 a novembro de 2024.

Para participar, basta preencher o formulário até o próximo dia 11 de novembro de 2022. As Divisões Regionais, através dos(as) coordenadores(as), são as encarregadas de promover atividades ao redor das regiões do Brasil que estejam alinhadas com a missão da SBMAC. Isto inclui, por exemplo, o incentivo a grupos locais para a realização dos Encontros Regionais de Matemática Aplicada e Computacional (ERMAC).

Mais informações

1.5. O IV Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional (ERMAC) será realizado entre os dias 21 e 25 de novembro de 2022 em São Luís, MA.

Mais informações

1.6. Como parte das celebrações dos 20 anos em 2023, o Comitê Editorial das Notas em Matemática Aplicada (NoMA) torna pública a presente chamada de divulgação de novos temas de interesse para a publicação de livros da Série.

Cronograma:
03/10/2022 a 15/12/2022 – Submissão das propostas, de acordo com o modelo e instruções no site https://proceedings.science/notas-sbmac/instrucoes-aos-autores

E até o dia 15/02/2023 – Divulgação dos resultados da seleção das propostas (por e-mail para os autores).

O Comitê Editorial das Notas em Matemática Aplicada (NoMA) atualizou, na página da NoMA, o template para submissão da proposta na Série com novos comandos do LateX e também o disponibilizou através da plataforma Overleaf.

Mais informações

1.7. As autoras e autores com trabalhos apresentados no XLI CNMAC interessados em publicar na revista TCAM (Trends in Computational and Applied Mathematics) deverão submeter seus artigos até 16/12/2022.

Todos os artigos submetidos serão enviados para revisão seguindo o procedimento usual da TCAM. A apresentação do trabalho no CNMAC não é garantia de aceitação do artigo na revista TCAM. Espera-se que o artigo submetido tenha resultados adicionais em comparação ao trabalho apresentado no evento.

Por fim, lembramos que os artigos são publicados à medida que forem sendo aceitos. Não há uma única edição vinculada ao CNMAC.

As regras de submissão para a TCAM, assim como o template em latex, estão no endereço: https://tema.sbmac.org.br/tema/about/submissions#authorGuidelines

1.8. The School of Applied Mathematics of the Getulio Vargas Foundation – FGV EMAp and the Brazilian Society for Computational and Applied Mathematics – SBMAC, with the support of Scientific Societies and Research Centers fron Latin America, are organizing the Latin American Congress on Industrial and Applied Mathematics (LACIAM).

The meeting will be held from January 30th to February 3rd 2023, at FGV in Rio de Janeiro, Brazil.

More information

1.9. Prizes, Prizes, Prizes! In this issue of ICIAM Dianoia you will find the announcement of September 19 giving the list of winners of the 2023 ICIAM prizes – including the first awarding of the new ICIAM Industry Prize.

There are also reports from ICIAM and ISC committees, and on a new EU-MATHS-IN project.

More information

EVENTOS

2.1. Call for Thematic Session Proposals at the Brazil-China Joint Mathematical Meeting – Foz do Iguaçu, Brazil. Proposals of thematic sessions at Brazil-China Joint Mathematical Meeting are welcomed by the Organizing Committee. Early submission of proposals is encouraged: good proposals will be approved on a regular basis before the deadline, so that session speakers may be invited with enough time to make travel and funding arrangements.

A proposal should include:

– the names, affiliations and contact information (including email addresses) of all the organizers, with one organizer designated as “contact organizer”,

– a title and a brief presentation of the topic and scope (up to one page),

– the list of speakers including the tentative title and abstract of each talk.

Each special session will consist from 8 to 12 talks of 30 minutes distributed over slots of at most 4 talks each.

The list of speakers must include mathematicians from Brazil and China. Preference will be given to proposals whose list of suggested speakers represents diversity in all aspects.

Proposals must be sent to: brazilchina2023@gmail.com

More informationhttps://sbm.org.br/jointmeeting-china/

Important dates

Session submission: Oct., 31st — Dec., 31st, 2022

Session acceptance notice: Jan. 15th, 2023

Abstract/poster submission: Feb., 1st — Mar., 1st, 2023

Abstract acceptance notice:  Apr., 1st, 2023

Early registration: May, 1st — Jun., 1st, 2023

Registration: Jul., 1st, 2023

Conference: Jul., 17-21, 2023

2.2. O XVI Simpósio de Matemática da FCT (XVI SMAT 2022) ocorrerá nas dependências da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, Campus de Presidente Prudente, no período de 23 a 25 de novembro de 2022

Dentre as atividades previstas, teremos o oferecimento de palestras, minicursos/oficina, mesa-redonda e sessões técnicas. O período de inscrições encerra-se no dia 21 de novembro de 2022.

Mais informações: https://www.fct.unesp.br/simposios/smat

2.3. O I Encontro de Pós-graduandos em Matemática na UFSC será realizado entre os dias 1 e 2 de dezembro de 2022 na Universidade Federal de Santa Catarina – Departamento de Matemática em Florianópolis – SC. 
Mais informações: https://encposmtm.paginas.ufsc.br/ 

2.4. 1st Internacional Conference on “Mathematics for a Sustainable Future” (ICMSF) será realizada entre os dias 12 e 14 de dezembro de 2022, organized by: Department of Mathematics, The Women University Multan. Registration and Paper Submission deadline: 30-Oct-2022.

Mais informações: https://main.wum.edu.pk/icmfs/

2.5. O Programa de Verão do LNCC é um evento do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI), situado em Petrópolis/RJ. Em razão da pandemia do SARS-CoV-2, todas as atividades (conferências e minicursos) do Programa de Verão 2023 acontecerão de forma remota, no período de 16 de janeiro a 17 de fevereiro de 2023.

As inscrições estarão abertas no período de 07/11/22 a 08/01/23. O valor da inscrição em cada um dos eventos, incluindo todas as atividades programadas, é de R$25,00.

Mais informações: http://veraolncc.kinghost.net/

OPORTUNIDADES

3.1. A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PPGMC) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo para ingresso no Curso de Doutorado em Modelagem Computacional – terceiro trimestre de 2022.
Serão oferecidas até 6 (seis) vagas para o Curso de Doutorado.

O prazo para inscrição encerra-se no dia 15 de novembro de 2022 e deve ser feita através do link: https://sigax.ufjf.br/publico/posstricto/edital/231.

Mais informações:
https://www2.ufjf.br/pgmc/processo-seletivo-07-2022-doutorado/

3.2. O Programa de Pós-Graduação em Matemática Pura e Aplicada (PPGMPA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus Florianópolis, abre processo seletivo para mestrado e doutorado em Matemática, com início no primeiro semestre de 2023.

Período de inscrição no Processo Seletivo: 03/10/2022 a 15/11/2022.

Mais informações:

https://ppgmtm.posgrad.ufsc.br

3.3. A Coordenação da Comissão do Programa de Pós-Graduação em Estatística do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) abre processo seletivo para Mestrado e Doutorado em Estatística. As inscrições serão realizadas durante o período de 10/10/2022 a 18/11/2022 para ingresso no primeiro semestre de 2023.

Os candidatos deverão preencher o formulário de inscrição disponível no link: https://sistemas.dac.unicamp.br/siga/ingresso/candidato/efetuar_login_candidato.xhtml?code=1497038006922.

Mais informações acesse o edital no link: https://www.ime.unicamp.br/sites/default/files/inline/216/versao_final_-_edital_estatistica-1s2023_-_portugues_2.pdf  

3.4. O Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Métodos Quantitativos da Universidade Federal do Ceará divulgou edital para o processo seletivo da turma do mestrado de 2023.1. São ofertadas 10 vagas e as inscrições estarão abertas de 24/10/2022 a 20/11/2022.

O público-alvo do Programa é formado por alunos egressos dos cursos de Estatística, Matemática Industrial, Matemática (bacharelado e licenciatura), Engenharias, Física, Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia, entre outros cursos afins, que apresentem interesse em uma formação interdisciplinar, com aprofundamento em diferentes aspectos teóricos e práticos das áreas de computação, estatística e matemática

O processo seletivo será composto por uma única etapa: Avaliação de Conhecimentos Prévios (Avaliação do Histórico e Avaliação Curricular). Mais informações podem ser obtidas na íntegra do edital, disponível na página do Programa e no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Poderão participar deste processo seletivo, que será integralmente eletrônico, candidatos que residam ou não residam na região metropolitana de Fortaleza. Ressaltamos que as aulas serão presenciais e o primeiro semestre de 2023 iniciará  de acordo com o calendário universitário oficial da UFC.

Mais Informações: https://mmq.ufc.br/pt/processo-seletivo-2023-1/

3.5.  O Programa de Pós-Graduação em Informática do Instituto de Computação (IC/UFRJ) e Núcleo de Computação Eletrônicas (NCE/UFRJ) – Cidade Universitária – Rio de Janeiro, está com as inscrições do processo seletivo para vagas no seu curso de pós-graduação em Informática (mestrado e doutorado) abertas de 01 de novembro a 30 de novembro de 2022.

Ao todo estão sendo oferecidas 48 vagas para o mestrado e 30 vagas para o doutorado. Para o mestrado, são limitadas as vagas por área de concentração que são Teoria da Computação e Computação Científica (TC, 16 vagas); Metodologia e Técnicas de Computação (MT, 15 vagas); e Sistemas de Computação (SC, 12 vagas). A inscrição para o mestrado deverá ser feita através do e-mail mestrado2023@ppgi.ufrj.br. No assunto do e-mail colocar: “Inscrição – área de concentração (TC, MT ou SC). Para o doutorado, o  Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) ofertará um máximo de 30 (trinta) vagas no curso de Doutorado, área de concentração Computação em Sistemas Complexos, para a Seleção 2023.1.

As vagas deverão ser preenchidas por ordem de classificação dos aprovados, respeitado o limite de vagas por linha de pesquisa, que são Análise de Sistemas Complexos (ASC, 10 vagas), Gestão de Sistemas Complexos (GSC, 12 vagas) e Sistemas Complexos Adaptativos (SCA, 8 vagas). A inscrição deverá ser feita através do e-mail doutorado2023@ppgi.ufrj.br. No assunto do e-mail colocar: “Inscrição – área de concentração (ASC, GSC ou SCA)”. As diferentes linhas de pesquisa, objetiva prover uma formação em Ciência da Computação, Matemática Aplicada, Análise Numérica, Computação Científica, Redes, Inteligência Artificial, Robótica e Educação em Informática e outras áreas afins.

Resultado: A lista de todos os aprovados e os nomes dos candidatos na condição de suplentes será disponibilizada na página do PPGI (http://www.ppgi.ufrj.br), até 22/12/2022, para a 1ª entrada de 2023. A conclusão desse processo será divulgada pela coordenação do programa na página http://www.ppgi.ufrj.br. Ao se inscrever, mediante a aceitação no programa, o aluno deve obedecer o regulamento que se encontra na página http://www.ppgi.ufrj.br.

3.6. Bolsa de Pós-Doutorado em Otimização na Universidade de São Paulo

Projeto Temático da FAPESP Métodos Computacionais de Otimização abre processo seletivo para bolsa de pós-doutorado com duração de 12 meses ou até 31/março/2024 (o que ocorrer primeiro), para trabalhar no Instituto de Matemática e Estatística (http://www.ime.usp.br) da Universidade de São Paulo (http://www.usp.br).

O projeto consiste no desenvolvimento e implementação de métodos de solução para problemas de otimização contínua e discreta. Os candidatos devem ter concluído o doutorado há menos de 7 anos e ter formação e experiência comprovada em otimização. Conhecimentos em programação também são necessários. É esperado que o candidato interaja com outros membros do projeto, incluindo estudantes de mestrado e doutorado, bem como professores da equipe.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 8.479,20 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Para mais detalhes, consulte a página web da FAPESP http://www.fapesp.br/en/5427. A inscrição será feita por email, até 30/11/2022, mediante o envio dos seguintes documentos:

* Currículo vitae com lista de publicações e experiência prévia;

* Duas cartas de recomendação, sendo uma preferencialmente de um ex-supervisor/orientador (podem ser enviadas diretamente a egbirgin@ime.usp.br pelo recomendante);

* Uma carta de encaminhamento, com a motivação para a inscrição.

Todos os documentos devem ser enviados ao Prof. Ernesto G. Birgin (egbirgin@ime.usp.br), em mensagem com assunto ‘postdoc application’.

3.7. O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática – INCTMat vem divulgar o calendário acadêmico de 2023 e 2024 referente às chamadas para as bolsas de Iniciação Científica, Pós-doutorado e apoio financeiro a Eventos Científicos no Brasil.

O calendário poderá ser acessado através do site do INCTMat em https://inctmat.impa.br/bolsas-e-auxilios/calendario-inctmat/

Compartilhe