sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Compartilhe

Últimas edições

SBMAC em Foco – Ano 2023 – Nº 18 – 03/05/2023

AVISOS IMPORTANTES DA SBMAC

1.1. As inscrições para o CNMAC 2023 estão abertas e podem ser feitas até o dia 05 de setembro de 2023, através do endereço: https://app.ciente.studio/cnmac2023/subscription. As inscrições para os minicursos podem ser feitas no mesmo endereço. 

Autores-apresentadores deverão pagar a inscrição até 28 de julho de 2023 para que seus trabalhos (aceitos) sejam incluídos no programa do evento. 

Pagamentos por Empenho deverão ser solicitados até 28 de julho de 2023 para sbmac@sbmac.org.br.

Em caso de desistências, a SBMAC reembolsa 50% do valor da taxa de inscrição. É necessário enviar a solicitação com antecedência de 30 dias da data do evento através do e-mail: sbmac@sbmac.org.br. Para desistências com menos de 30 dias não há reembolso algum.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato através do e-mail: cnmac@sbmac.org.br.

Mais informações

1.2. A Comissão Eleitoral, constituída pelos associados Geraldo Lúcio Diniz, José Alberto Cuminato e José Antonio Salvador, sob a presidência do primeiro, divulgou as regras e o calendário das eleições para a Diretoria e Conselho da SBMAC. Serão eleitas a Diretoria do biênio 2024-2025, bem como cinco membros titulares e cinco membros suplentes do Conselho com mandato no quadriênio 2024-2027.

Cada associado tem o direito de candidatar-se a Conselheiro ou a lançar uma Chapa (completa) para a Diretoria. Para candidatar-se, é necessário preencher o formulário correspondente, disponível no site da SBMAC (https://www.sbmac.org.br/), e enviá-lo à Secretaria da SBMAC pelo e-mail: sbmac@sbmac.org.br.

A eleição será por chapa (para a Diretoria) e por candidaturas individuais (para membros do Conselho). Cada eleitor poderá votar em uma chapa e em até dez candidatos ao Conselho.  A votação será em formato eletrônico pelo site da SBMAC (https://www.sbmac.org.br/), mediante a utilização de senha individual e única que será encaminhada por email para cada associado. Solicitamos que os associados atualizem os contatos de e-mail para evitar problemas no envio destas informações.

Tanto para candidatar-se quanto para votar, é necessário que o associado esteja em dia com a anuidade de 2023.

Em termos de cronograma, a comissão eleitoral estabeleceu, para as eleições deste ano de 2023, o seguinte:

O período de inscrições de candidaturas será de 24 de abril a 19 de maio;

divulgação das chapas concorrentes à Diretoria e dos candidatos individuais ao Conselho será feita em 22 de maio;

votação será realizada no período de 5 de junho a 4 de agosto;

apuração dos votos será no dia 07 de agosto;

divulgação dos resultados será feita, pelo site da SBMAC, na semana de 20 de setembro.

Caso haja alguma dúvida ou alguma contestação, a Comissão Eleitoral deverá receber, através do e-mail, uma notificação até 17 de agosto e terá três dias para avaliar essa demanda e tomar as necessárias ações.

Mais informações

1.3. Edição Especial Problemas de Cortes e Empacotamento 2023

A revista Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento (PODes) da SOBRAPO – Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional está lançando uma edição especial sobre problemas de corte e empacotamento.

O objetivo desta chamada é publicar trabalhos científicos, escritos em português, para divulgar para a sociedade as pesquisas em modelos, métodos de solução e aplicações de problemas de corte e empacotamento. Assim, são bem-vindas pesquisas aplicadas, tutoriais, revisões direcionadas a essa temática.

Prazos previstos

• Submissão dos artigos: até 28 de fevereiro de 2023  até 30 de maio de 2023
• Resposta da revisão: até 30 de agosto de 2023  até 30 de novembro de 2023
• Data da publicação online: até novembro de 2023 até fevereiro de 2024

Editoras Convidadas

Kelly Poldi (IMECC/UNICAMP) – <poldi@unicamp.br>

Elsa Silva (Universidade do Minho) – <elsa@dps.uminho.pt

Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento (ISSN: 1984-3534)

Mais informações

1.4. O XI Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional do Rio Grande do Sul (XI ERMAC-RS) será realizado entre os dias 28 e 30 de junho de 2023 em Pelotas, RS. O evento tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento e a divulgação da pesquisa realizada em Matemática Aplicada e Computacional, compreendida de maneira ampla, através da integração de estudantes, profissionais, pesquisadoras e pesquisadores das mais diversas instituições de ensino, de inovação, de desenvolvimento e de pesquisa, ensino e extensão.

programação contará com seminários, mesas redondas, minicursos, apresentação de trabalhos, relato de experiências de ensino e extensão e fóruns de discussão.

Mais informações

1.5. A SBMAC receberá candidaturas de realização do CNMAC 2025 de acordo com o seguinte cronograma:

  • 01/03/2023 a 31/06/2023 – Período de submissão de pré-propostas para o CNMAC 2025
  • 01/07/2023 a 31/07/2023 – Classificação das candidaturas pelo Conselho da SBMAC, com base nas pré-propostas apresentadas.
  • Setembro de 2023 – Resultado da análise das candidaturas pelo Conselho e homologação da proposta aprovada pela Assembleia da SBMAC durante o CNMAC 2023.

Mais informações

1.6. A SBMAC em 2023 fará BONITO! A 42ª edição do CNMAC acontecerá de 18 a 22 de Setembro em Bonito/MS, com organização da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Venham participar do CNMAC! É uma grande oportunidade para discutir e aprender sobre assuntos relacionados à Matemática Aplicada e Computacional em vários níveis, com atividades dedicadas a professores(as) do ensino básico, cobrindo desde a graduação até a pesquisa científica de ponta comunicada por pesquisadores(as) com grande experiência na área.

Mais informações

1.7. Encontram-se abertas até o dia 15 de maio de 2023 as inscrições  (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScF8EPSOzAdcDjZpb5CwEG5bDrN611rHqlT1M9Yx4npW4G8fw/viewform) para a Escola de Matemática da América Latina e Caribe – EMALCA-MS-Brasil que será realizada de 11 a 22 de setembro de 2023.

A primeira semana, de 11 a 16 de setembro de 2023, será realizada no Instituto de Matemática (INMA) da UFMS na cidade de Campo Grande-MS, e a segunda semana, de 18 a 22 de setembro de 2023, no Centro de Convenções na cidade de Bonito-MS dentro da programação do CNMAC.

Mais informações

1.8. A Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) convida os interessados a se associar ou renovar sua associação por meio do pagamento da anuidade de 2023.

As anuidades nos ajudam a enfrentar desafios e a construir um ambiente propício para o desenvolvimento e a expansão da Matemática Aplicada e Computacional em todo o país, contribuindo com diversas atividades.

Mais informações

1.9. This issue of ICIAM Dianoia comes to you in April – Spring in the Northern Hemisphere. And Spring is a reminder that Summer is not far away, and with it the upcoming ICIAM Congress: ICIAM 2023 in Tokyo. You will find important reminders for people who plan to attend the Congress in this issue. Spring is also a time when prizes are announced – news on that, also, in this issue. Happy reading and happy travels. 

More information

EVENTOS

2.1. Entre os dias 08 e 11 de Maio de 2023 acontece o IX Congresso de Matemática Aplicada, Computacional e Industrial – MACI na cidade de Santa Fe na Argentina.

Mais informações: https://asamaci.org.ar/maci2023/

2.2. O Minicurso “Física para Sustentabilidade e Redução de Riscos de Desastres” será ministrado pelo Professor Leonardo Bacelar Lima Santos (CEMADEN) entre os dias 27 de maio e 03 de junho de 2023. Aulas síncronas online pelo Zoom.

As inscrições encerram-se no dia 17 de maio de 2023.

Mais informaçõeshttp://www1.fisica.org.br/~cursos/index.php/minicurso-5

2.3. O 5º Encontro de Biomatemática (EncBioMat) será realizado entre os dias 23 e 26 de maio de 2023 em Belo Horizonte-MG, no CEFET.

Mais informações: https://encbiomat.wixsite.com/encbiomat ou através do email: encbiomat@gmail.com.

Siga as redes sociais do EncBioMat:
https://www.instagram.com/encbiomat/ e
https://web.facebook.com/encbiomat?_rdc=1&_rdr.

2.4. O 1º Encontro Regional de Grupos de Pesquisa em Computação e Informação Quântica (1º EGPCIQ) será realizado entre os dias 24 e 25 de agosto de 2023 no CEFET/RJ – Unidade Maracanã.

O prazo para submissão de trabalhos encerra-se no dia 30 de maio de 2023.

Mais informações:http://cefet-rj.br/index.php/1-encontro-regional-de-grupos-de-pesquisa-em-computacao-e-informacao-quantica-1-egpciq

2.5. O XVIII Workshop on Computational Vision será realizado entre os dias 7 e 8 de novembro de 2023 no Centro Universitário FEI – SP em São Bernardo do Campo.

Deadline for submission of articles: June 1, 2023.

Mais informações: https://fei.edu.br/sites/wvc2023/

2.6. The Workshop on Spectral Graph Theory 2023, in honor of Nair Abreu for her (70+3)rd birthday, will be held at Universidade Federal Fluminense in Niterói, Rio de Janeiro, Brazil, from October 24 to 27, 2023.

The aim of this workshop is to bring together young and experienced researchers in subjects related to spectral graph theory and its applications. The official language of the event is English. Those interested in presenting their work should submit a 1 page abstract (see the template).

The abstract submission deadline is June, 30th. Accepted abstracts will be announced by July, 15th.

For an accepted abstract to be included in the final program, the presenting author is required to pay the registration fee by August, 10th.

For more information, please access http://spectralgraphtheory.org/ or feel free to contact us by e-mail at wspectralgraphtheory@gmail.com.

2.7. The Conference on Theoretical and Computational Algebra será realizada entre os dias 2 e 7 de julho de 2023 em Pocinho, Douro valley, Portugal.

Mais informações:https://sites.fct.unl.pt/tca2023/home

2.8. The 23rd International Conference on Computational Science and Its Applications (ICCSA 2023) will be held on July 3 – 6, 2023 in collaboration with the National Technical University of Athens and University of the Aegean, Athens, Greece.

Mais informações: https://iccsa.org/

2.9. The XVI Latin American Congress of Probability and Mathematical Statistics that will take place on July 10-14, 2023, in São Paulo, SP, Brazil.

Registration and abstract submission for the XVI CLAPEM are now open! All submissions must be sent by completing the registration form.

Find more information and the guidelines for abstract submissions on the web page: http://www.ime.usp.br/~16clapem

2.10. The Brazil-China Joint Mathematical Meeting will take place in the JL Hotel by Bourbon in Foz do Iguaçu, Brazil, on July 17th – 21st, 2023

Important dates:

Early registration: Mar., 1st — Jun., 1st, 2023

Registration: Jul., 1st, 2023

Conference: Jul., 17-21, 2023

Mais informações: https://sbm.org.br/jointmeeting-china/

2.11. 15th International Conference on Reversible Computation (RC), July 18 – July 19, 2023, Giessen, Germany. 

Mais informações: https://reversible-computation-2023.github.io/site/index.html

2.12. O III Workshop de Inteligência Artificial na Astronomia será realizado no dia 25 de agosto de 2023 no departamento de Matemática da Faculdade de Engenharia e Ciências de Guaratinguetá, da UNESP em Guaratinguetá.

Mais informações: https://aiafeg2023.github.io/AIA.2023/

2.13. Metti8 – Advanced Autumn School Thermal Measurements & Inverse Techniques – 8th Edition – Sept. 24th – Sept. 29th, 2023 – Oléron (France).

Mais informações:https://metti8.sciencesconf.org

2.14. O World Congress on Computational Intelligence (WCCI) será realizado entre os dias 30 de junho e 5 de julho de 2024 no PACIFICO Yokohama, Japan.

The paper submission deadline is January 15, 2024.

Mais informações: https://wcci2024.org/

OPORTUNIDADES

3.1. O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas em concursos para professores nas áreas de matemática, ciências de computação e sistemas de computação.

No total, há quatro vagas disponíveis: uma delas é na área de ciências da computação, com inscrições até 4 de maio; outra em matemática, com inscrições até 8 de maio; e há mais duas vagas na área de sistemas de computação, com inscrições até 12 de junho.

Para participar, é preciso se inscrever neste link: https://uspdigital.usp.br/gr/admissao.

Para mais detalhes sobre os pré-requisitos de cada vaga, documentação a ser apresentada, provas e prazos, acesse a página: https://www.icmc.usp.br/institucional/estrutura-administrativa/assistencia-tecnica-academica/concursos-e-processos-seletivos

3.2. O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas para o Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional (PPG-CCMC).

São oferecidas, ao todo, 48 vagas para mestrado, 54 para doutorado e 16 para doutorado direto.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 5 de maio de 2023 acessando o site do Programa: www.icmc.usp.br/pos-graduacao/ppgccmc/ingresso (clique em “alunos regulares”).

Para se inscrever no doutorado, os estudantes deverão ter o título de mestre em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Matemática, Estatística e áreas afins. E para o doutorado direto e o mestrado, os alunos devem ter completado cursos de graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Matemática, Estatística e áreas afins.

3.3. Está aberto o período de inscrição para o Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (PPG-MECAI) da USP em São Carlos. O curso, apoiado pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), é oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), tem ênfase em Ciência de Dados e é direcionado para quem já está inserido no mercado de trabalho. 

prazo para inscrição encerra-se no dia 10 de maio de 2023.

Serão disponibilizadas 20 vagas de ampla concorrência. Para realizar a inscrição, os interessados devem acessar o site do ICMC, na seção de Pós-Graduação (https://www.icmc.usp.br/pos-graduacao/mecai/ingresso)

3.4. O Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) da UNESP, Câmpus de São José do Rio Preto, abre processo seletivo para o curso de mestrado do PPGMat para ingresso no segundo semestre de 2023.

prazo para inscrição encerra-se no dia 16 de maio de 2023.

Maiores informações:https://www.ibilce.unesp.br/#!/pos-graduacao/programas-de-pos-graduacao/matematica/processos-seletivos8271/processo-seletivo-2-sem-2023/

3.5. Estão abertas as inscrições para os processos seletivos de ingresso no mestrado e no doutorado do Programa de Pós-Graduação em Matemática da USP, em São Carlos. Oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas de Computação (ICMC), o Programa é um dos mais tradicionais do Brasil e também um dos que mais formam mestres, mestras, doutores e doutoras no país.

São disponibilizadas 20 vagas para mestrado e 20 para doutorado, e as inscrições podem ser realizadas até dia 26 de maio acessando o site do Programa: https://www.icmc.usp.br/pos-graduacao/ppgmat/ingresso (clique em “alunos regulares”).

No site, é possível acessar os editais dos dois processos seletivos, em que estão detalhados todos os documentos necessários para realizar a inscrição no sistema online, bem como os critérios de avaliação e demais informações.

3.6. The School of Applied Mathematics at Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp) in Rio de Janeiro, Brazil, invites applications for a postdoctoral fellowship in Applied Mathematics beginning no later than March 2024.

Applicants should send their applications to: postdoc.emap@fgv.br including:

1. cover letter describing their experience, interests, and suitability for the position;

2. curriculum vitae;

3. a list of academic articles showcasing the applicant’s research.

Applicants should also provide at least two reference letters to be sent directly by the referees to postdoc.emap@fgv.br before the deadline. Applications received by August 7, 2023, will receive full consideration. Selected individuals will be contacted for an interview by August 14, 2023. Interviews will be scheduled starting from August 21, 2023.

Further enquiries should be sent to Prof. César Camacho, Head of the School, by email emap@fgv.br and https://emap.fgv.br/postdoctoral-fellowship-applied-mathematics-0

3.7. The School of Applied Mathematics at Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp) in Rio de Janeiro, Brazil, invites applications for one postdoctoral fellowship in Statistics beginning no later than March 2024. Applicants should send their applications to: postdoc.emap@fgv.br including:

1. cover letter describing their experience, interests, and suitability for the position;

2. curriculum vitae;

3. a list of academic articles showcasing the applicant’s research.

Applicants should also provide at least two reference letters to be sent directly by the referees to postdoc.emap@fgv.br before the deadline. Applications received by August 7, 2023, will receive full consideration. Selected individuals will be contacted for an interview by August 14, 2023. Interviews will be scheduled starting from August 21, 2023.

Further enquiries should be sent to Prof. César Camacho, Head of the School, by email emap@fgv.br and https://emap.fgv.br/postdoctoral-fellowship-statistics-0

3.8. Chair Marília Chaves Peixoto at FGV EMAp

The School of Applied Mathematics at Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp) in Rio de Janeiro, Brazil, invites applications for female candidates for a postdoctoral fellowship in Applied Mathematics, Statistics or Data Science.

Qualifications

The successful candidate is expected to be a female researcher holding a Ph.D. in Applied Mathematics, Statistics or Data Science or related discipline, by the time of the appointment. The Ph.D. must have been obtained after March 31st 2016*. We expect the applicant to have an expanding track of publications and a strong potential of publishing in top ranked journals. The successful candidate will also possess excellent communication and presentation skills.

* To candidates that have children, the date from Ph.D. is extended in one year per child

Application

Applicants should send their applications to: postdoc.emap@fgv.br including:

cover letter describing their experience, interests, and suitability for the position; curriculum vitae; a list of academic articles showcasing the applicant’s research.

Applicants should also provide at least two reference letters to be sent directly by the referees to postdoc.emap@fgv.br before the deadline.

Applications received by August 31, 2023, will receive full consideration. Selected individuals will be contacted for an interview by September 14, 2023. Interviews will be scheduled starting from September 20, 2023.

Further enquiries should be sent to Prof. César Camacho, Head of the School, by email emap@fgv.brMais informações: https://emap.fgv.br/chair-marilia-chaves-peixoto-fgv-emap

3.9. O Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC (unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI), está com chamada aberta para submissão de novos projetos para uso do Supercomputador Santos Dumont.

O prazo para apresentação das propostas de uso é até o dia 29 de novembro de 2023.

Além do SDumont, as propostas podem propor também o uso dos supercomputadores Lobo Carneiro – LoboC, instalado na COPPE/UFRJ, e Lovelace, instalado no CENAPAD-SP/Unicamp.

Para submissão de propostas acesse o site: https://sdumont.lncc.br/call.php?pg=call

3.10. Posição para Programador Científico em Projeto de Pesquisa

O Laboratório de Matemática Aplicada à Área de Petróleo (LabMAPetro) da UFRJ busca preencher uma posição em um projeto de colaboração com o CENPES/Petrobras. Procura-se alguém para implementar algoritmos de Álgebra Linear Computacional e otimizar códigos em arquiteturas paralelas, no contexto de um projeto na área de simulação de reservatórios de petróleo. O candidato deverá necessariamente possuir experiência em programação científica na linguagem C++ e em Computação de Alto Desempenho, sendo desejável conhecimento na área de Métodos Numéricos.

A dedicação deverá ser, preferencialmente, de 40 horas semanais (sendo possível negociar outros arranjos de carga horária) e a remuneração será na forma de bolsa ou de salário. O valor dependerá da carga horária, da formação e da experiência do candidato. A atividade está prevista para durar até novembro de 2025.

Para se candidatar à posição, são necessários:

1. carta de apresentação (descrevendo sucintamente a sua formação, com ênfase nos aspectos que o qualifiquem à posição, e apresentando os seus interesses acadêmicos e profissionais);

2. curriculum vitae (em formato livre) e

3. duas cartas de recomendação (que devem ser enviadas diretamente pelos autores).

Todos os documentos devem ser enviados para os professores Paulo Goldfeld (IM/UFRJ) e Luiz Mariano Carvalho (IME/UERJ), pelos endereços de e-mail: goldfeld@matematica.ufrj.br e luizmc@ime.uerj.br

3.11. Edital 01/2023 – Doutorado em Matemática Pura e Aplicada (UFSC)

Estão abertas (até 26 de Maio) as inscrições para o curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Matemática Pura e Aplicada da Universidade Federal de Santa Catarina, para ingresso no 2º semestre de 2023 (início previsto para 31/07/2023).

Total de vagas: 5

Mais Informações:

https://ppgmtm.posgrad.ufsc.br/2023/04/28/edital-012023-selecao-para-o-doutorado-academico-20232/

Compartilhe