sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

CNMAC em Bonito impressiona e coloca MS no mapa de referências da área científica do Brasil

Foto: Divulgação/SBMAC – Edição do CNMAC em Bonito tem atraído uma multidão de interessados em Matemática Aplicada e Computacional

Bonito (Brasil), 20 de setembro de 2023 – O que significa para uma cidade sediar pela 1ª vez o maior evento de Matemática Aplicada e Computacional do Brasil e um dos principais acontecimentos científicos do ano? A população de Bonito pode dizer muito. Os sul-grossenses estão realmente mostrando o verdadeiro conceito de um ‘acontecimento’. É o que tem sido notado na 42ª edição do Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC)

O estado tem a honra de sediar de forma inédita o evento organizado pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) em parceria com o Instituto de Matemática (INMA) da UFMS. Se o dia de abertura no Centro de Convenções de Bonito foi proveitoso para os participantes, a terça-feira (19) não ficou para trás. 

Foto: Divulgação/SBMAC – Renato Portugal foi um dos destaques da 3ª em Bonito ao apresentar palestra de computação quântica

Na principal conferência do dia, o pesquisador Renato Portugal trouxe à tona a evolução da computação quântica, que fez lotar o Auditório Guaicurus. O matemático é uma das referências do Brasil na área em seu trabalho diário no Laboratório Nacional de Computação Científica, no Rio de Janeiro. 

A ideia de Portugal foi explicar os avanços dos computadores quânticos, desde a compreensão básica do que são termos como bits, hardware e software. Em um mundo com dados repassados na velocidade da luz, a computação quântica aparece como um divisor de águas e fornece uma prévia do que devemos esperar para as futuras gerações tecnológicas. E o pesquisador explica como o computador quântico leva o conceito a outro patamar. 

Foto: Divulgação/SBMAC – CNMAC em Bonito foi palco de encontro entre autoridades da SBMAC, SBM e SBA

A terça também foi proveitosa para um encontro de Pablo Martín Rodríguez, Presidente da SBMAC, com Jaqueline Mesquita, Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e Lucia Valeria Ramos de Arruda, representante da Sociedade Brasileira de Automática (SBA), com o objetivo de discutir as apresentações e alinhar atividades conjuntas do trio para os próximos eventos. 

Os visitantes puderam acompanhar várias sessões plenárias, minicursos espalhados pelas salas do Centro de Convenções, isso sem contar as palestras que superaram as 19h (horário de Brasília). Para Leandro Bezerra de Lima, Coordenador Local do CNMAC, Bonito e o MS já estão inseridos no rol de referências da área no Brasil, já que o local teve o prazer de sediar a primeira edição 100% presencial após a pandemia. 

“É uma honra receber essa edição da CNMAC. Quando tivemos a chance de selecionarmos a 42ª edição, nós fizemos a proposta de Bonito por ser um destino conhecido do estado. E temos que aproveitar a oportunidade de ter pesquisadores consolidados de todos os lugares do Brasil por aqui e estreitarmos as nossas linhas de pesquisa com universidades e institutos científicos de outras localidades, conhecermos novos grupos da mesma área de conhecimento, com o intuito de desenvolvermos a Matemática Aplicada e Computacional no MS”, conta Bezerra, que está impressionado com o envolvimento dos estudantes do estado no CNMAC.

“É notória a participação dos alunos. Muitos nunca participaram de eventos dessa magnitude, até por o MS não ter sediado eventos como esse. Isso propicia o envolvimento de jovens de todo o estado, que estão participando pela 1ª vez de um CNMAC. Por tudo isso, temos orgulho de ter abraçado esse projeto, porque todos vão lembrar de Bonito como o local que voltou a receber o CNMAC inteiramente presencial pós-pandemia”, conclui.

Foto: Divulgação/SBMAC – Número de participantes no CNMAC no MS deve ultrapassar de 500 em 2023 no 1º evento 100% presencial pós-pandemia

Para Pablo Martín Rodríguez, Presidente da SBMAC, o evento tem excedido as expectativas. “Estou muito feliz com o evento. As palestras e sessões plenárias têm sido de excelente qualidade. As apresentações e os cursos estão bem delimitadas e estruturadas. É interessante o engajamento dos alunos voluntários que estão dando suporte ao evento como um todo. Os grupos estão se reencontrando em um evento totalmente presencial e ainda temos celebrações e discussões pela frente. Já dá para ver que será um sucesso”, antecipa. 

Vale reforçar que o CNMAC será realizado até a próxima sexta-feira (22) no Centro de Convenções de Bonito. A grade de programação dos dias, os palestrantes, a composição do Comitê Organizador, os patrocinadores, as edições anteriores e muito mais detalhes estão presentes no site oficial do evento.

O CNMAC no Centro-Oeste

A SBMAC realiza os CNMACs anualmente desde 1978 e Bonito entra para o seleto grupo de sedes de eventos célebres da Matemática. Até hoje, a região Centro-Oeste havia sediado o Congresso em três oportunidades: Brasília (1986), Goiânia (1996) e Cuiabá (2009). 

Há dois anos, a UFMS organizou o encontro, porém no formato on-line por conta das restrições da pandemia de Covid-19.

Compartilhe