sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Volume 97 da NoMA destaca a incerteza em problemas de Otimização

Nesta semana, a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) apresenta mais um trabalho de destaque publicado na série Notas em Matemática Aplicada (NoMA). O Volume 97 já está disponível no site oficial com o título “Otimização sob incerteza: aspectos teóricos, computacionais e aplicações”.

A obra é de autoria de Luiz Leduino de Salles Neto, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Weldon Lodwick, professor emérito na Universidade do Colorado, nos EUA. O objetivo do livro foi apresentar uma discussão sobre a semântica da incerteza e sua definição matemática. 

“A incerteza é inerente a diversas situações e problemas da humanidade. Assim, entender, definir, quantificar e considerar a incerteza em problemas de Otimização é fundamental nos processos de tomada de decisão”, explica Salles Neto. 

No debate, os professores também se concentraram em destacar resultados teóricos decorrentes da incerteza, bem como  abordagens e métodos de otimização para problemas provenientes de projetos que tiveram a sua coordenação.

“Desta forma, também abordamos a implementação computacional, apresentando um tutorial de como usar duas das ferramentas mais utilizadas na área de otimização: o Python e o AMPL”, detalha o coordenador do programa de pós-graduação em Pesquisa Operacional da Unifesp e do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). 

Luiz Leduino de Salles Neto é professor da Unifesp e autor do Volume 97 da NoMA

Por conseguinte, unindo aplicações reais e a teoria que fundamenta as abordagens e modelos matemáticos, a obra contribui com o avanço na incorporação da incerteza em modelos de otimização utilizados para auxiliar a tomada de decisão nos mais variados setores da sociedade.

Público-alvo e a honra de fazer parte da história da SBMAC

Os mais beneficiados pelo conteúdo são estudantes de graduação, pesquisadores e profissionais das áreas de Matemática Aplicada, Pesquisa Operacional e Ciência de Dados.

O privilégio de terem seus nomes ligados à SBMAC já resulta em um reconhecimento não atrelado apenas à academia, mas ao mercado de trabalho. 

“É uma grande honra ter um livro publicado na série NoMA. A repercussão é grande. Recebemos retornos de profissionais que estão no mercado e que estão usando o livro em suas aplicações práticas. Isso é muito motivador”, comemora Salles Neto. 

Tema no CNMAC 2024

Ele e Lodwick estão confirmados no Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC), que será realizado em Porto de Galinhas (PE), de 16 a 20 de setembro. Os autores vão apresentar um minicurso baseado no conteúdo do Volume 97 no dia 17, das 14h30 às 16h30 (horário de Brasília), e nos dias 19 e 20, das 10h30 às 12h30. 

Weldon Lodwick também estará presente para apresentar tema do Volume 97 no CNMAC, em setembro 

“Pretendemos apresentar os conceitos e aplicações presentes no livro e discuti-los com os participantes. Vai ser interessante ter este diálogo e fomentar novas aplicações e abordagens que considerem a incerteza em modelos de Otimização”, conta Salles Neto. 

No site oficial do CNMAC 2024, há a orientação que o único pré-requisito necessário para acompanhar o minicurso é ter conhecimentos básicos de Otimização Linear. 

Compartilhe