sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

A SBMAC marca o dia 12 de maio!

logo-may12

12 de maio

A SBMAC se soma à celebração mundial do 12 de maio, dia em que se celebram as realizações das mulheres em matemática.

Nessa página, disponibilizamos depoimentos de nossas associadas, contribuições do Comitê Temático “Mulheres na Matemática Aplicada e Computacional” da SBMAC e da Comissão de Gênero SBM/SBMAC, além de divulgar projetos que procuram diminuir o desequilíbrio entre os gêneros na ciência em geral e em particular na área de matemática e suas aplicações!

Participe do 12 de maio enviando depoimentos, projetos e atividades relacionadas a essa celebração e a questões de gênero para o endereço maio12sbmac@gmail.com! Vamos nos unir neste #MulheresNaMatemática! #MulheresSbmac

Confira aqui as atividades de outras partes do mundo.

Celebrando o 12M

Comitê Temático “Mulheres na Matemática Aplicada e Computacional” participa do 12 de maio

A data de 12 de maio foi escolhida para Celebrar Mulheres em Matemática por ser o dia do nascimento de Maryam Mirzakhani (https://may12.womeninmaths.org/), única mulher que recebeu a Medalha Fields, a maior honraria da Matemática, desde a sua criação em 1936. Maryam Mirzakhani obteve a Medalha Fields em 2014, na 18a edição do prêmio. No  dia 12 de maio várias instituições pelo mundo organizam atividades em comemoração a data, uma oportunidade de conversar sobre o papel da mulher na Matemática e incentivar jovens a fazer ciência, em especial nas áreas da Matemática. Assim, o Comitê Temático de Mulheres na Matemática Aplicada e Computacional da SBMAC convida vocês a participarem dessas atividades e escolheu para homenagear em 2020 a matemática americana Katherine Johnson (1918-2020).

Katherine Johnson (1918-2020)

A matemática Katherine Johnson foi cientista da NASA – National Aeronautics and Space Administration por 45 anos. Ela ajudou na obtenção de cálculos matemáticos bastante complexos, sendo considerada um “computador humano” na época. Seu trabalho de liderança técnica na NASA se estendeu por décadas,  calculando as trajetórias, janelas de lançamento e caminhos de retorno de emergência para muitos voos do Projeto Mercury. Em 1962, ela verificou os primeiros cálculos de computador da órbita do astronauta John Glenn ao redor da Terra. Glenn pediu que ela checasse os números de seu computador de bordo e se recusou a voar até que ela fizesse isso.  Ela também calculou a trajetória da missão Apollo 11, em 1969.  Katherine é co-autora de 26 artigos científicos (http://www.visionaryproject.org/johnsonkatherine).  Algumas de suas valiosas lições de vida foram: siga sua paixão, seja humilde e ajude quem precisa, não desista, questione sempre e compartilhe o que aprendeu. Katherine Johnson faleceu em 24 de fevereiro de 2020 aos 101 anos de idade (https://impa.br/noticias/o-legado-de-katherine-johnson-matematica-da-nasa/).

Depoimentos

Mensagem

Que, nós mulheres, sigamos firmes e juntas, para que a cada dia nossos trabalhos sejam mais e mais reconhecidos!

– Juliana Verga Shirabayashi, UFPR – Campus Jandaia do Sul 

Comissão de Gênero SBM/SBMAC no 12 de maio

A Comissão de Gênero SBM/SBMAC foi criada em um esforço conjunto da SBMAC e da SBM com a missão de propor e divulgar iniciativas que estimulem a redução da diferença de gênero e que aumentem a diversidade entre as pessoas que atuam na área de matemática no Brasil.

A comissão é composta pelas pesquisadoras Adriana Neumann (UFRGS), Ana Shirley Ferreira da Silva (UFC), Christina Brech (USP), Cydara Cavedon Ripoll (UFRGS), Dayse Haime Pastore (Cefet/RJ), Helena Nussenzveig Lopes (UFRJ), Manuela da Silva Souza (UFBA), Maria Ehrhardt (UNICAMP), Nancy Garcia (UNICAMP), Socorro Rangel (UNESP) e Sueli Costa (UNICAMP).

Para celebrar essa data, a Comissão de Gênero SBM/SBMAC, com a colaboração da pesquisadora Priscila Pereira, elaboraram uma matéria que chama a atenção para desequilíbrios de gênero na ciência, e particularmente na matemática, abordando questões estruturais e os efeitos das medidas de isolamento em reação à pandemia do COVID-19. A matéria também traz entrevistas com mulheres que têm atuado em diversas frentes de enfrentamento à Covid-19 ou contribuído em temas associados. 

Mais contribuições

Contribuição do Departamento de Tecnologias e Linguagens do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (DTL/IM/UFRRJ)

Compartilhe