sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Compartilhe

Últimas edições

SBMAC em Foco – Ano 2020 – Nº 18 – 12/05/2020

1.SOBRE ESTA EDIÇÃO: Por ocasião do dia 12 de maio, em que se celebram as realizações das mulheres em matemática, apresentamos uma edição especial do SBMAC em Foco. Nesta edição, traremos a matéria “Celebrando as mulheres na matemática em tempos de pandemia” elaborado pela Comissão de Gênero SBM/SBMAC. A matéria reúne reflexões sobre questões de gênero na Matemática e um conjunto de entrevistas a mulheres que têm atuado em diversas frentes de enfrentamento à Covid-19 ou contribuído em temas associados. Além disso, esta edição apresenta um convite do Comitê Temático “Mulheres na Matemática Aplicada e Computacional” da SBMAC para o envio de depoimentos, projetos e atividades relacionadas com esta celebração. Vale salientar que todo o material resultante desta celebração foi divulgado no portal da SBMAC e está acessível pelo endereço: https://www.sbmac.org.br/mulheres-na-matematica/

2. Para celebrar essa data, as integrantes da Comissão de Gênero SBM/SBMAC (https://www.sbm.org.br/comissao-de-genero-sbm-sbmac), com a colaboração da pesquisadora Priscila Pereira, elaboraram uma matéria que chama a atenção para desequilíbrios de gênero na ciência, e particularmente na matemática, abordando questões estruturais e os efeitos das medidas de isolamento em reação à pandemia do COVID-19. A matéria também traz entrevistas com mulheres que têm atuado em diversas frentes de enfrentamento à Covid-19 ou contribuído em temas associados.

2.1. CELEBRANDO AS MULHERES EM MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: “E por que chamar a atenção para essa iniciativa em tempos de pandemia? Nossos esforços não deveriam estar concentrados em contribuir para o controle da disseminação e para o tratamento da Covid-19? Fato é que, em tempos tão difíceis, é ainda mais premente a proposição de ações que diminuam o desequilíbrio entre os gêneros na sociedade em geral e em particular no trabalho na área de matemática.”
Acesse o texto completo da Comissão de Gênero SBM/SBMAC através do link
https://www.sbmac.org.br/celebrando-as-mulheres-na-matematica-em-tempos-de-pandemia/
Uma live sobre esse tema ocorrerá no dia 13/05, às 17 horas, no Instagram da SBM @sbmatematica, com a participação das professoras Christina Brech (USP-SP), Manuela Souza (UFBA) e Socorro Rangel (UNESP-SJRP)

2.2. SOBRE AS ENTREVISTADAS: “Mulheres marcam presença na ciência, na política, na economia e na saúde, nem sempre com o devido reconhecimento. Para salientar essas ações, a Comissão de Gênero entrevistou Cibele Maria Russo Novelli (USP), Cláudia Codeço (Fiocruz), Gabriela Cybis (UFRGS), Marcia Caldas de Castro (Harvard University), Maristela Oliveira dos Santos (USP), Sandra Eliza Fontes de Avila (Unicamp) e Suzi Alves Camey (UFRGS): mulheres que têm atuado em diversas frentes de enfrentamento à Covid-19 ou contribuído em temas associados. A todas elas foram feitas as seguintes perguntas:
1. Sobre você. Fale um pouco sobre você, onde trabalha, o que pesquisa, e sobre o seu projeto relacionado à pandemia da Covid-19.
2. O desafio da pesquisa interdisciplinar. Quais são os principais desafios e dificuldades na realização desse projeto?
3. A mulher e a profissão. Quais desafios/dificuldades você, como mulher cientista, encontra em tempos de pandemia?”
Acesse as respostas a essas perguntas através do link
https://www.sbmac.org.br/entrevistas/.

3. HOMENAGEM DO COMITÊ TEMÁTICO MULHERES NA MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL: O Comitê Temático de Mulheres na Matemática Aplicada e Computacional da SBMAC presta sua homenagem às realizações das mulheres em Matemática. Em particular, o Comitê homenageia a matemática americana Katherine Johnson (1918-2020) e convida os(as) leitores(as) para conferirem as atividades desse dia em sua página no portal. Depoimentos, projetos e atividades relacionadas a essa celebração e a questões de gênero podem ser enviados para o endereço maio12sbmac@gmail.com. Mais informações pelo link:
https://www.sbmac.org.br/mulheres-na-matematica/ 

====================================================================
O boletim “SBMAC EM FOCO” está sempre disponível para divulgar à nossa comunidade informações que sejam pertinentes e de interesse geral. Sua colaboração é importante, não só o divulgando, mas também enviando notícias, dúvidas, informação sobre eventos e sugestões para o endereço: boletim@sbmac.org.br.

Compartilhe