sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Bonito é elogiada de forma unânime e CNMAC quer repetir fórmula do sucesso em 2024

Bonito (Brasil), 25 de setembro de 2023 – O CNMAC 2023 foi encerrado na última sexta-feira (22) em grande estilo. Foram cinco dias dos trabalhos mais impactantes de Matemática Aplicada e Computacional sendo exibidos diante de mais de 500 participantes, de todo o Brasil e da América Latina. Bonito e o estado do Mato Grosso do Sul certamente agradaram a todos e foi um grande acerto da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), organizadora do encontro ao lado da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), representada por seu Instituto de Matemática. 

O último dia no Centro de Convenções de Bonito recebeu a celebração de 20 anos das Notas de Matemática Aplicada (NoMA), série da SBMAC destinada à publicação de monografias dos cursos ministrados nos CNMACs. Na última sexta-feira, a propósito, a manhã foi reservada novamente a sete minicursos diferentes nas salas sul-matogrossenses, todos de excelente qualidade, assim como ocorreu desde a última segunda (18). 

Para Rafaela Ferreira, estudante de doutorado da Unesp de São José do Rio Preto, foi uma experiência gratificante poder testemunhar o primeiro CNMAC 100% presencial após as limitações impostas pelo período da pandemia. Além disso, a promissora matemática deixa Bonito com várias ideias para enriquecer sua linha de pesquisa na área. 

“O evento foi incrível. No ano passado, enfrentamos ainda as dificuldades de um evento pós-pandemia, mas encontrar novamente essas pessoas, trocar experiências pessoalmente foi algo muito especial. Além disso, Bonito acolheu muito bem o CNMAC, a cidade é a coisa mais linda. Te digo que foi a melhor viagem da minha vida. Isso sem falar da parte científica do evento em si. Um trabalho mais fantástico do que o outro. Consegui assistir várias palestras e sessões técnicas. Vou embora com muitas ideias, parcerias, tive trocas de contatos com pessoas que pesquisam assuntos similares, então é uma experiência enriquecedora”, avalia a aluna do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) da Unesp. 

Coordenadora do Comitê Organizador do CNMAC, Kelly Cristina Poldi enxerga que a escolha por Bonito foi certeira para a realização de um dos melhores congressos desde 1978. Mal terminou o evento e vários participantes elogiaram a organização e também puderam apreciar as belezas naturais de um dos principais pontos turísticos do Brasil.

“Foi uma semana intensa com trabalhos magníficos. Recebi vários feedbacks positivos que me fizeram muito feliz, com direito a vários elogios, tanto da parte científica quanto da social. O pessoal gostou bastante. A escolha de Bonito parece que agradou bastante aos participantes. Muitos trouxeram familiares que puderam aproveitar as atrações de um dos locais mais célebres do Brasil. Então, gostaria de agradecer à equipe que trabalhou comigo, desde o início da proposta quanto nesses últimos meses intensos de total dedicação, à agências de fomento à pesquisa e à ciência no País. Realmente excedeu as expectativas”, comentou Kelly. 

Foto: Divulgação/SBMAC – Kelly Cristina Poldi foi uma das principais entusiastas para a vinda do CNMAC ao MS

O sucesso de Bonito fez a organização repetir a fórmula para o futuro. Em 2024, o CNMAC será realizado na também turística Porto de Galinhas, em Pernambuco. No ano seguinte, a SBMAC vai trazer novamente o evento para o ambiente das universidades, com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) sendo a anfitriã do Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional no Rio de Janeiro. 

Eleito o novo Presidente da SBMAC para assumir em janeiro, Carlos Hoppen se diz muito satisfeito com o empenho de toda a equipe ter sido recompensado com uma organização impecável do CNMAC em 2023. Isso sem contar que Bonito e o MS chamaram bastante a atenção da comunidade matemática brasileira. 

“O público gostou muito de o CNMAC voltou a ser em um local turístico. Além de aproveitar a parte científica disponível, o pessoal pôde conhecer o MS e o Centro-Oeste brasileiro. O turismo também acaba agradando e justificando o alto nível de participantes. Não tenho dúvidas de que essa fórmula também surtirá efeito no ano que vem, em Porto de Galinhas”, afirmou. 

Sobre o saldo científico e educacional, Hoppen crê que, além das palestras no Auditório Guaicurus, as apresentações de pôsteres surpreenderam pelo elevado número de participantes explicando suas pesquisas para o público que compareceu em Bonito. 

Foto: Divulgação/SBMAC – Carlos Hoppen, futuro Presidente da SBMAC, fez balanço positivo do CNMAC 2023 em Bonito

“O CNMAC é diferente por causa da apresentação de pôsteres, pois movimenta muita gente, o pessoal usa todo tempo para se apresentar em discussões. Mesmo com o calor forte, o Centro de Convenções de Bonito estava cheio todos os dias e os estudantes se orgulhavam dos seus trabalhos apresentados. Creio que a estrutura foi impecável e os participantes perceberam isso em todos os momentos ao longo da semana”, conclui o Presidente Eleito da SBMAC.

LEIA TAMBÉM: 

Quarto dia do CNMAC promove integração de pesquisadores do Brasil e da América Latina e comprova sucesso em Bonito

Empresas de tecnologia são destaques no 3º dia de CNMAC e incentivam aliança entre academia e mercado no Brasil

CNMAC em Bonito impressiona e coloca MS no mapa de referências da área científica do Brasil

Compartilhe